Carregar apresentação
1
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
2
ÁREA DE CONHECIMENTO: Matemática e Geografia
NIVEL: Ensino Fundamental SÉRIE/BIMESTRE: 6ª série/ 4º bimestre TÍTULO DO PROJETO: A Questão ambiental no Brasil
3
CONCEITOS: Cálculo de área; Porcentagem e resolução de problemas; Regra de Três; Análise de dados e construção de gráficos; Ecossistemas brasileiros ameaçados; Ecossistemas urbanos e rurais; Desmatamento da Amazônia; Problemas ambientais causados pelo desmatamento; Biodiversidade;
4
PRÉ-REQUISITOS: Localização, noção de espaço e tempo; Conhecer a diversidade brasileira de fauna e flora; Saber as operações matemáticas ( adição, subtração, multiplicação e divisão); Interpretação e coletas de dados para resolução de situações problemas;
5
OBJETIVOS Interpretar mapas das diversas áreas a serem analisadas; Identificar os problemas destas áreas devido à questão ambiental; Elaborar um argumento em defesa do ambiente; Solucionar problemas que envolvam cálculo de área;
6
Solucionar problemas que envolvam cálculo de área;
Compreender o conceito de porcentagem e resolver problemas; Interpretar dados e apresentá-los através de gráficos; Resolver situações problemas através de regra de três.
7
TECNOLOGIAS UTILIZADAS:
Computador: Pesquisar dados atuais sobre as regiões do país onde acontecem queimadas, as causas e os problemas decorrentes desse tipo de intervenção na natureza; Utilizar os mapas através do programa oferecido pelo google earght no laboratório de informática; Vídeo: Uma Verdade Inconvêniente Música:Planeta Água (Chitãozinho e Xororó)
8
CONTEXTO: Esta aula deverá ser ministrada em sala de aula e subsidiada com: som, vídeo, livros, revistas, jornais , e sala de informática com um computador para cada três alunos;
9
TEMPO PREVISTO Um bimestre
10
METODOLOGIA Aluno Realizar leituras para que ocorra um primeiro contato com o tema, bem como discussão de informações veiculadas em jornais, revistar, internet contextualizando e explorando dados estatísticos; Delinear o retrato do ambiente do meio em que estamos inseridos na realização de atividades propostas e jogos contextualizados;
11
Organizar dados e construção de recursos visuais adequados destacando aspectos relevantes a questão ambiental, sintetizando informações; Responder de forma argumentativa às perguntas expostas nas atividades; bem como solucionar as questões de âmbito matemático individualmente e/ou em grupos;
12
Pesquisar com o apoio das ferramentas tecnológicas temas como: Legislação Ambiental, Biodiversidade, Ecossistemas ameaçados, Animais em risco de extinção, Acidentes ambientais e seus impactos, Problemas ambientais urbanos movimentos e organizações ambientalistas, reciclagem.
13
Professor Mediar e orientar os alunos na realização das atividades propostas, intervindo sempre que necessário, fazendo com que o aluno se sinta parte integrante do processo de ensino e aprendizagem; Oportunizar um ambiente de interação entre professor/aluno e aluno/aluno;
14
Acompanhar cada aluno, incentivá-lo, resolver suas dúvidas, divulgar as melhores descobertas, complementando, questionando e relacionando com o conteúdo trabalhado.
15
AVALIAÇÃO A avaliação inclui uma variedade de recursos para a aprendizagem, tais como a resolução de problemas, o uso de tecnologias, o desenvolvimento das atividades solicitadas na forma de textos escritos, questionários, pesquisas.
16
Serão critérios de avaliação: participação, interesse, desempenho na realização das atividades e questões levantadas; interação com as tecnologias utilizadas; textos escritos; resolução de exercícios; prova oral e/ou escrita. O aluno tem a liberdade de retomar e realizar as atividades novamente, buscando uma melhor compreensão das mesmas.
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.