A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Exceleições 1ª Exceleições do Grêmio Estudantil FFF: Inclusão, Interatividade e Cidadania! Áreas de Aprendizagem Multidisciplinar: História, Português.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Exceleições 1ª Exceleições do Grêmio Estudantil FFF: Inclusão, Interatividade e Cidadania! Áreas de Aprendizagem Multidisciplinar: História, Português."— Transcrição da apresentação:

1 Exceleições 1ª Exceleições do Grêmio Estudantil FFF: Inclusão, Interatividade e Cidadania! Áreas de Aprendizagem Multidisciplinar: História, Português e Matemática. Níveis O projeto foi desenvolvido em uma escola pública localizada em uma pequena cidade chamada Serra Azul, no Estado de São Paulo, Brasil; Projeto de iniciativa da professora de história com envolvimento da gestora da Escola E.E. Francisco Ferreira de Freitas, dos professores e de todos os 650 alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Visão Geral Documentos Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas

2 Exceleições 1ª Exceleições do Grêmio Estudantil FFF: Inclusão, Interatividade e Cidadania! Visão Geral Os objetivos do projeto foram: Promover a integração e utilização das ferramentas tecnológicas no processo eleitoral do Grêmio Estudantil da escola visando à formação de alunos líderes e participativos. Criar oportunidades para os alunos serem incluídos digitalmente, desenvolvendo competências que possibilitem o exercício crítico da cidadania. Objetivos Descrição A inserção da tecnologia no processo eleitoral fez com que as eleições ficassem mais atrativas e dinâmicas, despertando, com isso, o interesse, a motivação e a participação de todos os alunos do ensino fundamental II e ensino médio.

3 Exceleições 1ª Exceleições do Grêmio Estudantil FFF: Inclusão, Interatividade e Cidadania! Estudantes usam o sistema de votação eletrônico.

4 Exceleições 1ª Exceleições do Grêmio Estudantil FFF: Inclusão, Interatividade e Cidadania! Estudantes utilizando a urna de papel para votar antes do projeto.

5 Exceleições 1ª Exceleições do Grêmio Estudantil FFF: Inclusão, Interatividade e Cidadania! Descrição O projeto foi inovador porque: A tecnologia foi utilizada como ferramenta de aprendizagem por professores de diferentes disciplinas em todas as etapas do projeto, desde a organização do processo eleitoral da escola, até a conclusão da eleição; Os alunos tiveram a oportunidade de desenvolver habilidades tecnológicas e competências como leitura, escrita e raciocínio lógico; Os resultados do projeto garantiram a reativação do uso do laboratório de informática e a inserção do projeto na proposta política pedagógica da escola, garantindo assim, sua continuidade. Visão Geral

6 Exceleições 1ª Exceleições do Grêmio Estudantil FFF: Inclusão, Interatividade e Cidadania! Autores Microsoft Office (Word, Excel, PowerPoint e Paint Brush) e Internet Explorer Softwares Cidadania, autonomia, parceria, inclusão digital e formação de lideranças. Palavras-Chaves Visão Geral Patrícia M. E. Manso, professora de história. José Donizete Manso, professor de informática.

7 Exceleições 1ª Exceleições do Grêmio Estudantil FFF: Inclusão, Interatividade e Cidadania! Gerenciamento e Planejamento dos Professores Realizações e Planejamento Reunião com diretor da escola para apoio e parceria no desenvolvimento do projeto; Trabalho em parceria com 10 professores, cabendo destacar a parceria para trabalho multidisciplinar com os professores de história, português e matemática para desenvolvimento do projeto de forma integrada; Debate com todos os alunos do ensino fundamental II e ensino médio sobre a importância e a atuação do Grêmio Estudantil e do voto consciente; Criação de uma comunidade virtual para divulgação do Grêmio, inscrição dos partidos e participação dos alunos nas enquetes.

8 Exceleições 1ª Exceleições do Grêmio Estudantil FFF: Inclusão, Interatividade e Cidadania! Gerenciamento e Planejamento dos Professores Realizações e Planejamento Formação dos partidos com alunos de diferentes séries, turmas e turnos. Elaboração e apresentação pelos líderes dos partidos das propostas de campanha junto aos demais alunos da escola. Pesquisa boca de urna realizada por alunos do 3º ano do Ensino Médio. Análise, elaboração de gráficos, textos e artigos para divulgação dos resultados da pesquisa. Votação eletrônica utilizando os programas Excel e PowerPoint. Apresentação final dos resultados da eleição utilizando o PowerPoint.

9 Exceleições 1ª Exceleições do Grêmio Estudantil FFF: Inclusão, Interatividade e Cidadania! Participação no Projeto Exemplos do envolvimento de várias áreas curriculares no projeto: A professora de história promoveu debates em sala de aula para discussão sobre a história do movimento estudantil, o conceito de cidadania, o papel e a importância da atuação do Grêmio; O professor de português, utilizando o Word, desenvolveu atividades de leitura e escrita para criação dos discursos, artigos de opinião e material de campanha elaborados pelos alunos. Foi responsável também por toda revisão e acompanhamento das produções; O professor de matemática orientou os alunos na pesquisa de boca de urna, no desenvolvimento da tabulação, interpretação, análise e divulgação dos dados, com elaboração de gráficos no Excel; O estagiário do laboratório de informática orientou os alunos no desenvolvimento das atividades realizadas nos computadores. Criou e desenvolveu um aplicativo para realização das eleições digitais utilizando, para isso, o Excel e o PowerPoint. Recursos dos Professores

10 Exceleições 1ª Exceleições do Grêmio Estudantil FFF: Inclusão, Interatividade e Cidadania! Debates nas aulas de história.

11 Exceleições 1ª Exceleições do Grêmio Estudantil FFF: Inclusão, Interatividade e Cidadania! Comunidade virtual do Grêmio Estudantil para publicidade e discussão do processo eleitoral.

12 Exceleições 1ª Exceleições do Grêmio Estudantil FFF: Inclusão, Interatividade e Cidadania! Estudantes fazem pôsteres para a campanha.

13 Exceleições 1ª Exceleições do Grêmio Estudantil FFF: Inclusão, Interatividade e Cidadania! Estudantes em campanha na sala de aula.

14 Exceleições 1ª Exceleições do Grêmio Estudantil FFF: Inclusão, Interatividade e Cidadania! O professor de matemática orienta os alunos na publicação dos resultados.

15 Exceleições 1ª Exceleições do Grêmio Estudantil FFF: Inclusão, Interatividade e Cidadania! Resultados de pesquisa: gráficos, relatórios, cálculos e estatísticas.

16 Exceleições 1ª Exceleições do Grêmio Estudantil FFF: Inclusão, Interatividade e Cidadania! Gráfico feito por estudantes com os resultados finais da votação.

17 Exceleições 1ª Exceleições do Grêmio Estudantil FFF: Inclusão, Interatividade e Cidadania! Recursos Desenvolvidos Os alunos aprenderam muito e interagiram no processo de aprendizagem, pois eles estavam envolvidos em todas as fases do projeto como principais atores, como protagonistas no processo; Os estudantes desenvolveram importantes competências básicas nas áreas de leitura, escrita, comunicação, raciocínio lógico e acesso à informação e organização, bem como competências tecnológicas na utilização dos programas Word, Excel e PowerPoint; Outro interessante resultado administrativo e talvez político deste projeto foi a reabertura do Laboratório de Informática da escola e a inserção do projeto no plano político e pedagógico agenda escolar. Recursos dos Professores Recursos de classe 1 Câmera digital; 3 computadores; 1 impressora

18 Exceleições 1ª Exceleições do Grêmio Estudantil FFF: Inclusão, Interatividade e Cidadania! O laboratório de informática começa a ser usado para outras atividades educacionais.

19 Exceleições 1ª Exceleições do Grêmio Estudantil FFF: Inclusão, Interatividade e Cidadania! Os parâmetros utilizados para avaliar os alunos foram: envolvimento, a participação ativa, a qualidade dos produtos criados e habilidades desenvolvidas. Os alunos atingiram os objetivos determinados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) da educação brasileira como: cidadania, participação social, integração comunidade-escola, leitura e escrita e resolução de problemas. Documentos Avaliações Realizadas Mapeando os Padrões Avaliação e Normas

20 Exceleições 1ª Exceleições do Grêmio Estudantil FFF: Inclusão, Interatividade e Cidadania! Dados Escola / Educadores Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas localizada na pequena cidade de Serra Azul em São Paulo, com aproximadamente habitantes; Essa é a única escola de Serra Azul que oferece Ensino Fundamental II e Ensino Médio; A maioria das famílias dos alunos trabalha na plantação de cana-de-açúcar; Número de professores: 36; Número de funcionários: 17 (Incluindo 1 Diretor, 1 Vice-Diretor e 1 Coordenador); Número de alunos: 650 alunos em toda a escola. Informações Gerais: Escola e Professores


Carregar ppt "Exceleições 1ª Exceleições do Grêmio Estudantil FFF: Inclusão, Interatividade e Cidadania! Áreas de Aprendizagem Multidisciplinar: História, Português."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google