A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ler e Escrever? Com o computador! Séries Objetivos Visão Geral do Projeto Áreas de Atuação Língua portuguesa e tecnologia Melhorar o desempenho escolar,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ler e Escrever? Com o computador! Séries Objetivos Visão Geral do Projeto Áreas de Atuação Língua portuguesa e tecnologia Melhorar o desempenho escolar,"— Transcrição da apresentação:

1 Ler e Escrever? Com o computador! Séries Objetivos Visão Geral do Projeto Áreas de Atuação Língua portuguesa e tecnologia Melhorar o desempenho escolar, por meio do desenvolvimento das habilidades de comunicação oral e escrita utilizando as tecnologias. Propiciar cooperação entre os educadores e trocas sobre o uso da tecnologia, tanto em ambientes virtuais quanto encontros pessoais; Implementar a metodologia de trabalho colaborativo no grupo de colaboradores - parceria Terceiro ano do ensino fundamental para o grupo de recuperação paralela.

2 Ler e Escrever? Com o computador! Documentos Microsoft PowerPoint, HagaQuê, Internet Explorer. Software Descrição Motivação, criatividade, colaboração, desafio Palavras-chave O projeto constitui-se da aplicação semanal de sete weblessons, que tratam de etapas do processo da construção de um texto narrativo. Em uma atividade desafiadora que consiste em abrir caixas, os alunos encontram a atividade do dia. A primeira caixa é concreta, as outras seis são virtuais. Nas tarefas virtuais, os alunos acessam o PowerPoint, lêem individualmente e são questionados sobre o entendimento. Na última weblesson, são estimulados a escrever uma história no Microsoft PowerPoint. O produto final do grupo é a produção de um livro. Estrutura e Planejamento Imagens

3 Ler e Escrever? Com o computador! A orientadora líder do projeto (Tatiani Ferrari) participou de formação do Peer Coaching como representante de uma das escolas da fundação Bradesco, instituição parceira. Fruto das atividades de orientação junto aos professores colaboradores envolvidos no projeto, identificou-se a demanda e construiu-se a proposta para educandos sem motivação para freqüentar o grupo de recuperação paralela. A partir desse diagnóstico, é proposta uma estratégia diferente de ensino, utilizando as TIC, resultado da formação do professor na metodologia Peer Coaching. Professores uniram-se a outros professores, formando parcerias; Em oito encontros semanais, estes pares estudavam, refletiam, discutiam e construiam etapas sequênciais da weblesson, amparados pelo ambiente virtual. Foi criado o grupo com metas definidas garantindo a continuidade do ambiente colaborativo na escola. Os alunos participaram de sete aulas, em grupos e realizavam os atividades em duplas. Planejamento

4 Ler e Escrever? Com o computador! Recursos do Professor Documentos A ação Formação de professores na metodologia Peer Coaching Atividades presenciais e a distância preparatórias para o desenvolvimento do trabalho colaborativo entre professores; Trabalho colaborativo entre professores pares, por meio de encontros presenciais semanais para elaboração da weblesson; Aplicação da weblesson com os alunos Socialização da weblesson, da sua aplicação e dos resultados no ambiente virtual de colaboração (www.mseducacao.com.br) Participação no projeto Mapeando os Padrões Curriculares

5 Ler e Escrever? Com o computador! Também com trocas no ambiente virtual:

6 Ler e Escrever? Com o computador! Documentos Plano de lição para Web

7 Ler e Escrever? Com o computador! Avaliações e Padrões Os parâmetros utilizados para avaliar os alunos foram: auto-avaliação e uma rubrica que observava os seguintes aspectos da produção de texto: ortografia, relação forma- conteúdo, coerência, pontuação e criatividade. Para os educandos: Maior motivação em freqüentar as aulas Maior assiduidade Melhoria do rendimento escolar- utilização da leitura e escrita como instrumento facilitador das atividades diárias Aumento da auto estima Domínio efetivo do Microsoft PowerPoint Domínio satisfatório da Internet Explorer Desenvolvimento das habilidades de digitação

8 Ler e Escrever? Com o computador! Documentos 50% dos professores da escola já apresentam práticas inovadoras utilizando o computador Formação de uma rede de colaboradores entre 18 escolas de diferentes estados brasileiros envolvendo 304 professores. Impacto em escolas da rede pública e particular devido a atuação destes professores também nestes espaços alunos beneficiados diretamente. Maior apropriação das ferramentas; Word, Power Point, Publisher, Internet Explorer entre outros. Incorporação da cultura de colaboração entre os professores. Avaliações e Padrões Parâmetros Curriculares Nacionais

9 Ler e Escrever? Com o computador! Documentos AutoresCristina Devecchi Lopes, Tatiani Ferrari e Juliana Cristina Fiore


Carregar ppt "Ler e Escrever? Com o computador! Séries Objetivos Visão Geral do Projeto Áreas de Atuação Língua portuguesa e tecnologia Melhorar o desempenho escolar,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google