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II Reunião Ordinária do Consed 2011 – Canela/RS, 1º de julho de 2011

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Apresentação em tema: "II Reunião Ordinária do Consed 2011 – Canela/RS, 1º de julho de 2011"— Transcrição da apresentação:

1 II Reunião Ordinária do Consed 2011 – Canela/RS, 1º de julho de 2011
Projeto Trilhas II Reunião Ordinária do Consed 2011 – Canela/RS, 1º de julho de 2011 Sergio Gotti Diretor de Formulação de Conteúdos Educacionais Secretaria de Educação Básica

2 O que queremos com este projeto?
Criar oportunidades para que crianças do 1º. ano do ensino fundamental tenham maior acesso à literatura infantil e, conseqüentemente, à cultura escrita; Estimular as crianças para que se transformem em verdadeiros usuários da Leitura e escrita; Contribuir para instrumentalizar os professores para que o livro, a leitura, a literatura e, acima de tudo, o desenvolvimento das capacidades intelectuais tenham lugar no cotidiano escolar; Favorecer na Instituição, a criação ou sistematização de encontros de formação continuada com a perspectiva de troca, reflexões e aprendizados coletivos. contribuir para a prática do professor de EI através de propostas de atividades e estudo que possibilitem que os livros, a leitura e a literatura tenham seu lugar na formação de leitores. Concepção destaca no caderno de apresentação Destacado no caderno de estudos e apresentação Estudos e orientações Diretor

3 Fundamentos no campo da leitura e escrita
Garantir que o aprendizado da Leitura e escrita tenha origem no livro (no texto); Garantir leitura de qualidade; Criar condições para que as crianças: Criem o gosto pela leitura (prazer) Experimentem a leitura e a escrita como prática social (função social) Façam uso da leitura e da escrita como frente de desenvolvimento intelectual Desenvolvam a competência lingüística. Assegurar que o input (ações do ambiente/professor) gere output (ações cognitivas que favorecem a aprendizagem).

4 Apresentação dos materiais

5 Histórico Primeira Etapa
Materiais desenvolvido para uso com crianças de 4 a 6 anos. Distribuição pela Natura para 310 municípios brasileiros = número de professores e diretores receberam o Trilhas   = alunos cujos professores receberam o Trilhas 5

6 Histórico Segunda etapa
Adaptação dos materiais para utilização com crianças de 6 anos para distribuição pelo Ministério da Educação a Municípios 6

7 Os materiais do Trilhas

8 Apresentação dos materiais
O caderno da Secretaria: apresentação e funcionamento do Projeto, princípio de cooperação, papel do gestor público; O Caderno de apresentação : intenções, princípios e concepções do projeto; O Caderno do diretor: sugestões de gestão do trabalho junto aos professores e orientações para a organização e o uso do acervo de livros; O Acervo de livros: Livros de literatura; referência para as atividades propostas nos Cadernos de orientações; Apresentação: Duas partes: Apresentação dos princípios e concepções do projeto : apropriação da linguagem escrita pelos livros. A formação de leitores deve ser uma das prioridades da área de educação, inclusive dos professores que trabalham com crianças em idade pré-escolar. A proposta é entregar um conjunto de diferentes materiais que com a intenção de criar oportunidades para que crianças da pré-escola tenham maior acesso à literatura infantil e, conseqüentemente, à cultura escrita. Porque uso de livros de literatura - Nosso objetivo é colaborar para desenvolver a competência lingüística das crianças tanto oral quanto escrita. Todas as situações de aprendizagem aqui propostas giram em torno de livros de literatura infantil de qualidade. Apresentação dos materiais que compõem o trilhas, para quem eles são dirigidos, quando serão entregues e uma breve apresentação do que contém cada um deles. Diretor: Carta de apresentação do Trilhas, chamando o diretor para se envolver no projeto bem como destacando seu importante papel no sucesso das ações que acontecem nas escolas e como esses materiais podem contribuir com sua atuação. O porque do trabalho com a leitura e a literatura na Educação Infantil Como fazer entregar e uso do material coletivo que está sendo entregue e sugestão para sua organização. Sugestão da gestão do trabalho com os professores para formação: espaço de estudo e reflexão da equipe pedagógica; e acompanhamento do trabalho. Acervo de livros Conjunto de obras da literatura infantil Escolha de livros que apresentam variedade de imagem; interação imagem texto; variedade de gêneros (fábulas, contos) e variedade temática. Além de livros com estrutura lingüística adequada para as crianças – repetição, rima, acumulação, etc. Para caixa 1 (ler e escrever textos) os livros foram agrupados de acordo com sua narrativa ( com repetição, com acumulação, com cartas, de animais, com engano e clássicas) – Há três livros indicados para cada caderno de orientações, mas apenas 1 é utilizado como referência para as atividades. Para a caixa 2 (para abrir o apetite poético) – livros agrupados pela características específicas dos textos poético (poesias, histórias rimadas, canções e parlendas) – Dois livros para cada cadernos, mas apenas 1 é utilizado como referência para as atividades. Para a caixa 3 – ainda indefinido, mas deverá ser referente a vocabulário. Todos os livros são apresentados nos Cadernos de orientações referentes com um texto que destaca suas características e as semelhanças lingüística entre eles para favorecer a autonomia do professor.

9 Apresentação dos materiais
O Caderno Trilhas de jogos: repertório de jogos a serem desenvolvidos pelo professor em sala com as crianças; Os Cadernos de orientações: seqüência de oito atividades para serem realizadas junto às crianças; Os Cadernos de estudos: aprofundamentos dos conteúdos tratados nos diferentes Cadernos de orientações; Materiais pedagógicos: elaborados para realização de algumas atividades propostas nos Cadernos de orientações e no Caderno Trilhas de jogos. Caderno trilhas de Jogos Este caderno faz parte da caixa 3 e a proposta é que ele traga um repertório de jogos para ser usado pelo professor em sala, para favorecer a atenção das crianças para a relação que existe entre o universo oral e o escrito. Caderno ainda em fase de produção. Cadernos de orientações Cadernos de orientações com propostas de atividades a serem realizadas com as crianças. Tendo como base a obra referência, são demonstradas possibilidades de atividades a serem desenvolvidas. Trata-se de situações de aprendizagem que incluem a leitura, os comentários sobre o livro e sobre o texto. As atividades estão organizadas de forma a garantir uma seqüência de propostas às crianças, considerando o grau de desafio em relação às aprendizagens esperadas. Exemplos de atividades: ler, comentar, reconhecer as ilustrações, recontar a história (com apoio do texto ou das ilustrações), localizar nomes, escrever nomes, ordenar diálogos, etc. Cadernos de estudos Aprofundamento tanto do ponto de vista da aprendizagem da criança quanto do objeto de ensino. Damos especial atenção aos processos de aprendizagem da criança. Para isto, as questões da linguagem são abordadas em função da perspectiva da criança e sua aprendizagem. A intenção é a de fundamentar a prática, deixando claro os conteúdos e as aprendizagens nas situações sugeridas, analisando-as com a finalidade de dar destaque à maneira de realizar a atividade. Partimos do pressuposto de que, conforme o planejamento que se faz e a maneira como a atividade se desenrola, se favorecem determinados tipos de aprendizagem. Atenção especial para analisar como, para que e por que propor as atividades recomendadas nos cadernos de orientações.

10 Organização dos materiais
Caixa: Trilhas para ler e escrever textos Foco no trabalho com textos narrativos Propósito: Criar condições para planejar e realizar atividades dentro de um percurso no qual as crianças possam: conhecer o livro, escutar e ler as histórias, falar sobre ela e sobre as ilustrações e personagens, além de participar de situações de leitura e escrita a partir do texto narrado.

11 Organização dos materiais
Caixa: Trilhas para abrir o apetite poético Foco no trabalho com textos poéticos Propósito: Criar condições para planejar e realizar as atividades dentro de um percurso no qual as crianças possam conhecer o livro/CD e seus textos, escutar e lê-los, memorizá-los e recitá-los, visualizar sua estrutura, brincar com os sons de suas palavras e participar de atividades de atenção sobre o texto.

12 Organização dos materiais
Caixa: Trilhas de jogos Foco do trabalho: Jogos de linguagem e Jogos de faz de conta Propósito: Oferecer aos professores um repertório para ser trabalhado com crianças de 4 a 6 anos, organizado da seguinte forma: jogos de linguagem - compreendem regras com foco no trabalho com a língua e que favorecem a atenção das crianças para as estruturas sonoras e gráficas; jogos de faz de conta - favorecem a experimentação da linguagem.

13 ADEQUAÇÃO DOS MATERIAS
PARA USO DO MEC O uso dos materiais do Projeto Trilhas foi licenciado para que o MEC possa realizar sua distribuição para turmas de crianças de 6 anos nas escolas públicas brasileiras dos municípios prioritários e dos municípios que compõem o GT Capitais e Grandes Cidades, atingindo cerca de 55% das matrículas de crianças nessa faixa etária do Brasil. O material do projeto teve seu conteúdo e diagramação adaptados, para, com isso, adequá-los aos livros de literatura utilizados no Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE).

14 UNIVERSO DE ATENDIMENTO
DO TRILHAS Total de municípios a serem atendidos = 2008 Total estimado de professores = Total estimado de alunos = Total de escolas atendidas ~ Total de escolas estaduais ~ (distribuídas nas 27 UFs) Chegada do material às escolas: até dezembro de 2011 Lançamento/formação inicial nacional : novembro/2011

15 Trilhas MEC Ministério da Educação – MEC Responsável pela produção, impressão e distribuição do material, bem como pela articulação com CONSED e UNDIME, formação inicial nacional e formação continuada em parceria com IN/CEDAC e outros parceiros Instituto Natura/CEDAC Responsável pelo envolvimento das “Consultoras Madrinhas” na implementação do Projeto, bem como pelas formações iniciais estaduais (2 dias em cada capital dos estados, no mês de março de 2012) e parceria na formação continuada Estados e Municípios 15

16 Trilhas MEC Parceria CONSED e MEC Desafio: garantir que ao chegar nas escolas que o Projeto Trilhas seja utilizado pelos diretores, professores e alunos É de suma importância para o Ministério da Educação que este Projeto seja incorporado por todos os Estados e Municípios como uma tecnologia educacional que facilite o processo de alfabetização das crianças de 6 anos de idade do 1º ano do Ensino Fundamental 16


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