A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Direitos de Aprendizagem

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Direitos de Aprendizagem"— Transcrição da apresentação:

1 PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Direitos de Aprendizagem
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Direitos de Aprendizagem

2 Concepções e reflexões – Unidades I e II
Direitos de Aprendizagem “(...) é primordial a consideração dos direitos de aprendizagem como um compromisso social, de modo a garantir que até ao 3º ano do Ensino Fundamental todos estejam alfabetizados.” (Un. 1, ano 2, p.06) “Os direitos de aprendizagens permitem (...) planejar e orientar as progressões do ensino e das aprendizagens, delimitando os saberes que devem ser construídos pelas crianças ao final de cada ano escolar do ciclo de alfabetização. Estes não devem ser entendidos como formas padronizadas, mas como caminhos a serem construídos por cada criança na sua singularidade, para que o processo de alfabetizar letrando não perca o foco pela ausência de intencionalidade.” (Un. 1, ano 2, p.20)

3 Concepções e reflexões – Unidades I e II
Direitos gerais de aprendizagem: Língua Portuguesa Compreender e produzir textos orais e escritos de diferentes gêneros, veiculados em suportes textuais diversos, e para atender a diferentes propósitos comunicativos, considerando as condições em que os discursos são criados e recebidos. Apreciar e compreender textos do universo literário (contos, fábulas, crônicas, poemas, dentre outros). Diferenciar os diversos gêneros literários, tendo em vista suas finalidades.

4 Concepções e reflexões – Unidades I e II
Direitos gerais de aprendizagem: Língua Portuguesa Compreender e produzir textos destinados à organização e socialização do saber escolar/científico (textos didáticos, notas de enciclopédia, verbetes, resumos, resenhas, dentre outros) e à organização do cotidiano escolar e não escolar (agendas, cronogramas, calendários, cadernos de notas...). Participar de situações de leitura/escuta e produção oral e escrita de textos destinados à reflexão e discussão acerca de temas sociais relevantes (notícias, reportagens, artigos de opinião, cartas de leitores, debates, documentários...). Produzir e compreender textos orais e escritos com finalidades voltadas para a reflexão sobre valores e comportamentos sociais, planejando e participando de situações de combate aos preconceitos e atitudes discriminatórias (preconceito racial, de gênero, preconceito a grupos sexuais, preconceito linguístico, dentre outros).

5 Concepções e reflexões – Unidades I e II
Eixos de aprendizagem “(...) os direitos de aprendizagem são organizados em quatro eixos centrais: leitura, produções de textos escritos, linguagem oral e análise linguística.” (Un. 2, ano 3, p.15) “(...) quatro eixos direcionais (...).” (Un. 2, ano 1, p.07) “(...) É fundamental, no entanto, não perder de vista que diferentes dimensões do ensino são interligadas, mas há especificidades a serem contempladas.” (Un. 2, ano 3, p.15)

6 Concepções e reflexões – Unidades I e II
Sobre cada eixo: Leitura – enfatiza dimensão sociodiscursiva; desenvolvimento de estratégias de leitura; o domínio dos conhecimentos linguísticos. Produção de texto – enfatiza a dimensão sociodiscursiva; desenvolvimento de estratégias de produção de texto; domínio de conhecimentos linguísticos. Oralidade – enfatiza a dimensão da valorização dos textos de tradição oral; oralização do texto escrito; relações entre fala e escrita; produção e compreensão de gêneros orais. Análise linguística – enfatiza a caracterização e reflexão sobre gêneros e suportes de texto; o uso de recursos linguísticos expressivos; aprendizagem de convenções gramaticais e o domínio do sistema alfabético e da norma ortográfica. (Un. 2, ano 3, p.15-19)

7

8

9

10

11

12 Referências Bibliográficas
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Planejamento Escolar: alfabetização e ensino da língua portuguesa. Brasília: MEC/SEB, p. BRASIL. Secretaria de Educação Básica. A Organização do Planejamento e da Rotina do Ciclo de Alfabetização na Perspectiva do Letramento. Brasília: MEC/SEB, p. BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Planejamento e Organização da Rotina na Alfabetização. Brasília: MEC/SEB, p.


Carregar ppt "PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Direitos de Aprendizagem"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google