A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Avaliação da Aprendizagem em Processo AAP. Avaliação da Aprendizagem em Processo Língua Portuguesa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Avaliação da Aprendizagem em Processo AAP. Avaliação da Aprendizagem em Processo Língua Portuguesa."— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação da Aprendizagem em Processo AAP

2 Avaliação da Aprendizagem em Processo Língua Portuguesa

3 [...] as estratégias de ensino supõem a busca de intervenções no meio escolar que favoreçam à mudança e à promoção dos alunos a uma melhor mestria dos gêneros e das situações de comunicação que lhes correspondem.

4 Trata-se, fundamentalmente, de se fornecer aos alunos os instrumentos necessários para progredir [...]. (SCHNEUWLY; DOLZ, 2010, p. 45) SCHNEUWLY; DOLZ. Gêneros Orais e Escritos na Escola. Campinas: Mercado de Letras, 2010, p. 45.

5 Constituição do Material I.Provas objetivas: - apresentam quinze questões objetivas compostas por quatro alternativas.

6 Foram considerados conteúdos e habilidades pautados no(a): -Currículo Oficial do Estado de São Paulo; -Caderno do Professor: Língua Portuguesa; -Matriz de Referência para a Avaliação; -SARESP; -Prova Brasil; -ENEM.

7 II. Produções Textuais: Gêneros textuais: Ensino Fundamental - 6º ano: conto; - 7º ano: notícia; - 8º ano: narrativa de aventura; - 9º ano: receita; Ensino Médio - 1ª, 2ª e 3ª séries: artigo de opinião.

8 Apoio Pedagógico Matriz de Referência – quadro de habilidades utilizado na elaboração dos itens das provas.

9 Caderno de Recomendações Pedagógicas – orientações para aplicação e correção das propostas de produção textual e sugestões de trabalho pedagógico. Equipe de Língua Portuguesa

10 5ª Série/6º Ano: Conto 1ª. Etapa Ler o texto Os três companheiros, história que faz parte do livro Contos tradicionais do Brasil, de Câmara Cascudo na íntegra, Solicitar aos alunos que contem oralmente a história. 2ª. Etapa Orientar os alunos para que cada um escreva a história. Primeiramente em um rascunho e, em seguida, passando a limpo na folha de prova; Nesta etapa, é aconselhável não fazer intervenções,

11 6ª Série/7º Ano: Notícia 1ª. Etapa Ler a notícia que é um gênero veiculado nos meios de comunicação impresso, falado ou digital e apresenta a seguinte estrutura: título, lide, linguagem objetiva e dados sobre o fato noticiado (quem, o quê, onde, quando, como, por quê). 21/06/ h00- Atualizado em 21/06/ h00 Zeca Baleiro faz show gratuito em Sorocaba, SP Evento será realizado pelo Sesc nesta sexta-feira (22). Show faz parte da turnê de lançamento do CD O Disco do Ano.

12 2ª. Etapa Agora, defina as informações básicas da notícia em questão. 3ª. Etapa A letra da música O meu guri, de Chico Buarque, é escrita em versos e apresenta semelhanças com as narrativas por contar uma história. 4ª. Etapa Reflexão e análise da letra da música, recuperando algumas informações nela contidas. 5ª. Etapa Produzir uma notícia sobre o tema abordado na letra da música O meu guri. Essa notícia será publicada no jornal da escola e será lida por todos os alunos, professores, pais, funcionários entre outros.

13 7ª Série/8º Ano: Narrativa de Aventura Foram estabelecidas três etapas de trabalho: Na primeira, há a leitura do texto A criatura. Na segunda, foram explorados os elementos da narrativa, com ênfase nas personagens, espaços e ações. Na última etapa, apresentou-se a proposta de construção de texto ao aluno : Uma narrativa de aventura.

14 8ª Série/9º Ano: Receita 1ª Etapa Leia o poema: RECEITA de pão de Roseana Murray 2ª Etapa Responder às questões. 3ª Etapa Leitura e comparação com uma receita: PUDIM GELADO COM CALDA 4ª Etapa Escolher um dos temas: Beijinho de primeira vez, Para ser um bom amigo, Como ser um atleta invejável, Como se sair bem num teste para bolsa de estudo, Inventar sua receita.

15 Constituição dos Comentários e Recomendações Pedagógicas

16 Apresentam inicialmente os objetivos dessa avaliação em processo. Fazem um breve comentário sobre a constituição e elaboração das provas. Apresentam a matriz de competências que norteia as habilidades empregadas na avaliação.

17 A habilidade contemplada. O enunciado e as alternativas (se for o caso). Comentários e recomendações pedagógicas. Grade de correção. Referência para consulta. Constituição das Questões

18 Habilidades As habilidades empregadas foram selecionadas com base em um mapa de percurso dos conteúdos escolares dos anos/séries precedentes à série em que o aluno se encontra.

19 Comentários e Recomendações Pedagógicas Os comentários e as recomendações aparecem logo em seguida à apresentação da questão. Eles servem para acentuar a importância da habilidade empregada, traçando-se um mapa da aplicabilidade de tal habilidade, nos anos/séries anteriores.

20 As recomendações auxiliam o professor no sentido de compreender as implicações dos possíveis erros dos alunos, permitindo um trabalho direcionado de recuperação dessas dificuldades.

21 Grade de Correção Para todas as questões, em uma das colunas há uma grade de correção com a apresentação da solução ou do possível erro cometido pelo aluno; e na outra coluna há algumas observações relacionadas à solução ou aos erros.

22 Algumas Referências As referências apresentadas ao final de cada questão servem para subsidiar o professor na seleção e escolha de materiais que permitam a ampliação do tema como medida de ampliação do conhecimento. Esses materiais vão permitir também que o professor retome os conceitos ligados à habilidade em questão, permitindo um trabalho de recuperação.


Carregar ppt "Avaliação da Aprendizagem em Processo AAP. Avaliação da Aprendizagem em Processo Língua Portuguesa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google