A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estudos dos Relatórios Pedagógicos – Saresp 2008 PCOPs : Ione Ap Silveria Catarino L.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estudos dos Relatórios Pedagógicos – Saresp 2008 PCOPs : Ione Ap Silveria Catarino L."— Transcrição da apresentação:

1 Estudos dos Relatórios Pedagógicos – Saresp 2008 PCOPs : Ione Ap Silveria Catarino L

2

3 A ESCALA DE PROFICIÊNCIA EM MATEMÁTICA SARESP É COMPOSTA POR QUATRO TEMAS 1.Números, Operações, Funções. 2.Espaço e Forma. 3.Grandezas e Medidas. 4.Tratamento da Informação Cada um dos quatros temas se divide em blocos de competências. As competências agrupam várias habilidades. As habilidades estão contidas nos descritores da Matriz de Referência.

4 GIII Esquemas Operatório s GI Esquemas Representativos GII Esquemas Procedimentais Realizar Compreender Observar Vértices: competências avaliadas e esquemas cognitivos Lados: relação entre os esquemas Grupos de Competências e suas funções: Observar,Realizar, Compreender

5 -Análise das questões 6ª - Pagina 79 -Análise das questões 8ª séries – Pagina 95 -Análise das questões 3ª série EM – Pagina 108 Matemática Atividade 1:

6 BÁSICO 6ª SÉRIE

7 BÁSICO 8ª SÉRIE

8 BÁSICO 3ª SÉRIE -ENSINO MÉDIO H36 - Interpretar e construir tabelas e gr á ficos de freq ü ências a partir de dados obtidos em pesquisas por amostras estat í sticas. (GIII) O corpo humano precisa consumir, diariamente, macro nutrientes (carboidratos (C), prote í nas (P) e gorduras (G)). O gr á fico abaixo mostra uma distribui ç ão poss í vel desses macro nutrientes, em porcentagem, ao longo de cada uma das 6 refei ç ões di á rias que são recomendadas para o corpo humano. Neste exemplo, considerando o total de refei ç ões do dia, uma pessoa vai consumir. A) 17% em prote í na, 68% em carboidrato e 15% em gordura. B) 22% em prote í na, 73% em carboidrato e 5% em gordura. C) 17% em prote í na, 56% em carboidrato e 27% em gordura. D) 22% em prote í na, 56% em carboidrato e 22% em gordura. abcd 16%14%59%10%

9 Análise do desempenho dos alunos em Matemática por nível Atividade 2 Em grupo, elabore uma questão que atenda uma das habilidades do nível abaixo do básico; Na página 136 você entrará algumas orientações para elaborar uma questão.

10

11

12

13

14 Atividade 3 Leia e discuta em grupo os textos das páginas: 79, 95 e 114 do Relatório Pedagógico do Saresp 2008.

15 Considere as atuais séries de sua escola e contextualize a sua interpretação dos níveis. Quais competências/habilidades/conteúdos previstos são essenciais para que os alunos possam dar continuidade aos estudos (quais são os limites)? Como será especificamente verificado se os alunos apresentam o domínio das competências/habilidades/conteúdos previstos? O que será feito com os alunos que não conseguem aprender aquilo que foi previsto? Qual a proposta de recuperação da escola?

16 Os níveis de proficiência em Matemática Por meio desses níveis é possível fazer uma interpretação dos conhecimentos dos alunos e compreender os resultados da avaliação. A interpretação de cada ponto indica o que os alunos demonstram saber a partir do desempenho em cada item.

17 Análise: Quais as habilidades necessárias para que os alunos avancem de nível? Algumas habilidades de um nível para outro, estão próximas, tentar a possibilidade de aproveitar o gancho de informações para desenvolver essa habilidade para avançar.

18 Uma leitura comparativa entre os níveis de 4ª série EF

19

20

21

22 Uma leitura comparativa entre os níveis de 6ª série EF

23

24

25 Uma leitura comparativa entre os níveis de 8ª série EF

26

27

28

29 Uma leitura comparativa entre os níveis de 3ª série EM

30

31

32

33

34

35 Outras considerações O relatório subsidiando as decisões no replanejamento. A proposta de questões de múltipla escolha aos alunos durante o processo de ensino/aprendizagem em Matemática e o desenvolvimento de raciocínio estratégico para seu enfrentamento. A postura investigativa nas aulas de Matemática – por parte do professor e por parte do aluno.


Carregar ppt "Estudos dos Relatórios Pedagógicos – Saresp 2008 PCOPs : Ione Ap Silveria Catarino L."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google