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Análise dos resultados Avaliação da Aprendizagem em Processo / SARESP

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Apresentação em tema: "Análise dos resultados Avaliação da Aprendizagem em Processo / SARESP"— Transcrição da apresentação:

1 Análise dos resultados Avaliação da Aprendizagem em Processo / SARESP

2 Avaliação da Aprendizagem em Processo – 7º ano
2013 Comparativo 1º semestre/2º semestre 1º semestre 2º semestre

3 Avaliação da Aprendizagem em Processo – 7º ano
2013 Ações 2012 Orientações técnicas para professores das escolas prioritárias e professores das turmas de recuperação intensiva com foco no estudo do conjunto dos números racionais (frações e decimais). 2013 Projeto O Som dos Números

4 Avaliação da Aprendizagem em Processo – 7º ano
2013 Habilidade :Reconhecer números racionais, representados na forma fracionaria ou decimal, com significado parte-todo. RESULTADOS 2º Semestre 2012 – 25% 1ª Semestre 2013 – 33% 2º Semestre 2013 – 38%

5 Oficina : Traçando o Percurso
Cada grupo traçará um mapeamento de percurso (esquema), partindo do conteúdo principal da questão apontando os conhecimentos que julguem necessários para o desenvolvimento da questão. ( o que o aluno precisa saber para resolver a questão)

6 Roteiro Tema : Medidas e grandezas Conteúdo Principal Habilidade Nível
Abaixo de Básico Básico Adequado Avançado

7 Avaliação da Aprendizagem em Processo – 7º ano
Resolver problemas com números racionais expressos na forma decimal que envolvam o significado da subtração. 1º semestre Em um dia de verão, a temperatura de uma cidade aumentou 1,7 graus, resultando em 38,5 graus de temperatura. A temperatura da cidade antes do aumento era de (A) 36,8 graus. (B) 37,2 graus ,5 – 1,7 = 36,8 (C) 37,8 graus (D) 40,2 graus G II – realizar % de acertos Nível Básico 2º semestre Numa cidade do Canadá, às 10 horas, os termômetros marcavam a temperatura de 2,7 °C. Enquanto que em certa cidade brasileira os termômetros registravam 34,5 °C. Ao anoitecer nessa cidade brasileira a temperatura sofreu uma queda de 12 °C. É correto afirmar que a diferença entre a temperatura da cidade do Canadá, às 10 horas, e a temperatura da cidade brasileira ao anoitecer era de (A) 49,2 °C. . (B) 38,4 °C ,5 – 12 = 22, ,5 – 2,7 = 19,8 (C) 30,6 °C. (D) 19,8 °C G III – compreender % de acertos Nível adequado

8 Avaliação da Aprendizagem em Processo – 7º ano
Distratores 36,8 graus Resposta correta (B) 37,2 graus. Resposta incorreta. O aluno não tem o domínio do conceito de subtração, não só com números decimais como também com números inteiros. Ele deve ter subtraído 5 de 7 (números depois da virgula, os décimos) e 1 de 38 (números inteiros, antes da virgula). (C) 37,8 graus. Resposta incorreta. O aluno provavelmente não domina o algoritmo da subtração. (D) 40,2 graus. Resposta incorreta. Provavelmente o aluno não prestou atenção no enunciado e, ao invés de subtrair 1,7 grau de 38,5 graus, ele adicionou-os.

9 O estudo da temática em questão pode ser complementado ou retomado,
observando as propostas apresentadas nos seguintes materiais: 1. Caderno do Professor: Matemática Ensino Fundamental – 5ª serie (6º ano) – Volume 2 • Situação de Aprendizagem 1 – O Soroban e os números decimais (p. 11); • Situação de Aprendizagem 2 – Equivalências e operações com decimais (p. 22); 2. + Matemática – Material do Aluno - Volume 2 • Atividade 36 – Números com virgula (p. 65); • Atividade 37 – Problemas com dinheiro (67); • Atividade 38 – A régua, o metro e os números decimais (p. 72); 3. + Matemática – Material do Aluno - Volume 3 • Atividade 6 – Números racionais (p. 30); 4. Novo Telecurso – Ensino Fundamental – DVD 2 • Aula 15 – Números com virgula; • Aula 18 – Multiplicar e dividir por 10, 100, 1000; 5. Novo Telecurso – Ensino Fundamental – DVD 3 • Aula 26 – Fração ou números com virgula; 6. Experiências Matemáticas – 5ª serie • Atividade 18 – Entendendo o sistema de numeração decimal (p. 165); • Atividade 22 – Operações com decimais (p. 215); • Atividade 23 – Decimais, frações e medidas de comprimento (p. 225).

10 SARESP – 7º ano 2012 Resolver problemas com números racionais expressos na forma decimal que envolvam o significado da subtração. A altura de Karen é 1,45 metro e a do seu irmão é de 1,27 metro. De quantos centímetros Karen tem a mais que seu irmão? 28 cm 18 cm 15 cm GII - realizar 12 cm Percentuais de acertos A B C D 12,6 73,3 7,2 7,0 Nível Básico ( 200 a < 250)

11 SARESP – 7º ano 2012 Distratores (A) 28 cm
Resposta incorreta. O aluno efetua: 1,45 – 1,27. Na casa dos centésimos o aluno verifica a impossibilidade de “tirar” 7 de 5 e utiliza o recurso de transformar um décimo em 10 centésimos. “Empresta do 4 um décimo e passa a ter 15 – 7 obtendo 8”. O aluno esquece que transformou um décimo em 10 centésimos e efetua 4 – 2 = 2; Depois 1 – 1 = 0. Obtém como resultado final 0,28. Esta alternativa teve uma considerável porcentagem, provavelmente devido a um erro de conta. (B) 18 cm Resposta correta. (C) 15 cm Resposta incorreta. Uma possível explicação para este item: O aluno utiliza o primeiro valor 1,45, depois ao invés de utilizar o valor de 1,27, ele utiliza um valor “redondo” – 1,30 e faz a subtração, 1,45 – 1,30 = 0,15 Esquecendo que o valor foi acrescido de 0,03. Chegando ao resultado 0,15. (D) 12 cm Resposta incorreta. O aluno provavelmente não domina o algoritmo da subtração.

12 A partir das discussões realizadas vamos efetivamente pensar em ações a serem desenvolvidas junto as suas escolas pensando nas especificidades/necessidades que possuem.


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