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Comparativo 1º semestre/2º semestre 1º semestre 2º semestre.

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Apresentação em tema: "Comparativo 1º semestre/2º semestre 1º semestre 2º semestre."— Transcrição da apresentação:

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2 Comparativo 1º semestre/2º semestre 1º semestre 2º semestre

3 Ações 2012 Orientações técnicas para professores das escolas prioritárias e professores das turmas de recuperação intensiva com foco no estudo do conjunto dos números racionais (frações e decimais). Projeto O Som dos Números 2013

4 RESULTADOS 2º Semestre 2012 – 25% 1ª Semestre 2013 – 33% 2º Semestre 2013 – 38% Habilidade :Reconhecer números racionais, representados na forma fracionaria ou decimal, com significado parte-todo.

5 Oficina : Traçando o Percurso Cada grupo traçará um mapeamento de percurso (esquema), partindo do conteúdo principal da questão apontando os conhecimentos que julguem necessários para o desenvolvimento da questão. ( o que o aluno precisa saber para resolver a questão)

6 Roteiro Tema : Medidas e grandezas Conteúdo Principal Habilidade Nível Abaixo de Básico Básico Adequado Avançado

7 Em um dia de verão, a temperatura de uma cidade aumentou 1,7 graus, resultando em 38,5 graus de temperatura. A temperatura da cidade antes do aumento era de (A) 36,8 graus. (B) 37,2 graus. 38,5 – 1,7 = 36,8 (C) 37,8 graus (D) 40,2 graus.. G II – realizar 56% de acertos Nível Básico Numa cidade do Canadá, às 10 horas, os termômetros marcavam a temperatura de 2,7 °C. Enquanto que em certa cidade brasileira os termômetros registravam 34,5 °C. Ao anoitecer nessa cidade brasileira a temperatura sofreu uma queda de 12 °C. É correto afirmar que a diferença entre a temperatura da cidade do Canadá, às 10 horas, e a temperatura da cidade brasileira ao anoitecer era de (A) 49,2 °C.. (B) 38,4 °C. 34,5 – 12 = 22,5 22,5 – 2,7 = 19,8 (C) 30,6 °C. (D) 19,8 °C.. G III – compreender 39% de acertos Nível adequado 1º semestre 2º semestre Resolver problemas com números racionais expressos na forma decimal que envolvam o significado da subtração.

8 (B) 37,2 graus. Resposta incorreta. O aluno não tem o domínio do conceito de subtração, não só com números decimais como também com números inteiros. Ele deve ter subtraído 5 de 7 (números depois da virgula, os décimos) e 1 de 38 (números inteiros, antes da virgula). (C) 37,8 graus. Resposta incorreta. O aluno provavelmente não domina o algoritmo da subtração. (D) 40,2 graus. Resposta incorreta. Provavelmente o aluno não prestou atenção no enunciado e, ao invés de subtrair 1,7 grau de 38,5 graus, ele adicionou-os. (A)36,8 graus Resposta correta

9 O estudo da temática em questão pode ser complementado ou retomado, observando as propostas apresentadas nos seguintes materiais: 1. Caderno do Professor: Matemática Ensino Fundamental – 5ª serie (6º ano) – Volume 2 Situação de Aprendizagem 1 – O Soroban e os números decimais (p. 11); Situação de Aprendizagem 2 – Equivalências e operações com decimais (p. 22); 2. + Matemática – Material do Aluno - Volume 2 Atividade 36 – Números com virgula (p. 65); Atividade 37 – Problemas com dinheiro (67); Atividade 38 – A régua, o metro e os números decimais (p. 72); 3. + Matemática – Material do Aluno - Volume 3 Atividade 6 – Números racionais (p. 30); 4. Novo Telecurso – Ensino Fundamental – DVD 2 Aula 15 – Números com virgula; Aula 18 – Multiplicar e dividir por 10, 100, 1000; 5. Novo Telecurso – Ensino Fundamental – DVD 3 Aula 26 – Fração ou números com virgula; 6. Experiências Matemáticas – 5ª serie Atividade 18 – Entendendo o sistema de numeração decimal (p. 165); Atividade 22 – Operações com decimais (p. 215); Atividade 23 – Decimais, frações e medidas de comprimento (p. 225).

10 Resolver problemas com números racionais expressos na forma decimal que envolvam o significado da subtração. A altura de Karen é 1,45 metro e a do seu irmão é de 1,27 metro. De quantos centímetros Karen tem a mais que seu irmão? (A)28 cm (B)18 cm (C)15 cm GII - realizar (D)12 cm Percentuais de acertos ABCD 12,673,37,27,0 Nível Básico ( 200 a < 250)

11 (A) 28 cmResposta incorreta. O aluno efetua: 1,45 – 1,27. Na casa dos centésimos o aluno verifica a impossibilidade de tirar 7 de 5 e utiliza o recurso de transformar um décimo em 10 centésimos. Empresta do 4 um décimo e passa a ter 15 – 7 obtendo 8. O aluno esquece que transformou um décimo em 10 centésimos e efetua 4 – 2 = 2; Depois 1 – 1 = 0. Obtém como resultado final 0,28. Esta alternativa teve uma considerável porcentagem, provavelmente devido a um erro de conta. (B) 18 cmResposta correta. (C) 15 cmResposta incorreta. Uma possível explicação para este item: O aluno utiliza o primeiro valor 1,45, depois ao invés de utilizar o valor de 1,27, ele utiliza um valor redondo – 1,30 e faz a subtração, 1,45 – 1,30 = 0,15 Esquecendo que o valor foi acrescido de 0,03. Chegando ao resultado 0,15. (D) 12 cmResposta incorreta. O aluno provavelmente não domina o algoritmo da subtração. Distratores

12 A partir das discussões realizadas vamos efetivamente pensar em a ç ões a serem desenvolvidas junto as suas escolas pensando nas especificidades/necessidades que possuem.


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