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ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS DE PRÁTICAS DE ESTUDO 9º ANO - CMPA

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Apresentação em tema: "ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS DE PRÁTICAS DE ESTUDO 9º ANO - CMPA"— Transcrição da apresentação:

1 ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS DE PRÁTICAS DE ESTUDO 9º ANO - CMPA
Educadores CMPA

2 “Orientação estratégica, mas não prescritiva, para a prática reflexiva”. Jennifer Gore

3 Breve Sumário Metodologia: Conceito Pedagógico;
Organização do Espaço e do Tempo; Leitura e Escrita: construção de interpretações e narrativas; Leitura e Memorização: elaboração de sínteses; Leitura e Calculo: prática de resolução de problemas; Considerações Finais; Referências.

4 Metodologia: Conceito Pedagógico
“Quando a diferença é a norma qualquer modelo estandardizado está condenado ao fracasso”. José Afonso Baptista “[...] a ação Técnica está voltada à produção de um artefato [...], a ação prática [volta-se ao construir] é uma forma de deliberação e reflexão”. Daniel Feldman “[...] A educação é uma atividade prática que se deve enfrentar com as “artes da prática”. J. Schwab

5 O que é Metodologia de Práticas de Estudo?
Diz respeito à organização do caminho a se seguir para alcançar êxito nos estudos; Metodologia não é norma, pois cada estudante deve construir seu próprio caminho; O que oferecemos são sugestões estratégicas para auxiliar à reflexão de pais e alunos a fim de que se possa organizar metodologias de estudo que favoreçam o processo ensino-aprendizagem; Não se trata de técnica [de fazer], mas de prática [de construir].

6 ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO E DO TEMPO:
Reservar espaço – de preferência – que possibilite o exercício da reflexão [com iluminação, mesa e cadeira confortável]; Organizar os livros [estantes] no espaço tornando-os acessível para a leitura; Construir um mural [expor em lugar visível] a fim de anexar o calendário das atividades escolares, como também, o horário de estudo semanal; O tempo deve ser proporcional ao contexto do desempenho do aluno;

7 É importante distribuir o tempo com equilíbrio para que as práticas de estudo se coloquem como construção cotidiana em conjunto com as demais atividades desenvolvidas ao longo do dia; Deve haver certo pragmatismo na organização do tempo de estudo, pois nas disciplinas de desempenho desfavorável deve-se concentrar mais tempo de estudo;

8

9 LEITURA E ESCRITA: CONSTRUÇÃO DE INTERPRETAÇÕES E NARRATIVAS
Elaborar pelo menos três leituras: Leitura exploratória; Leitura informativa; Leitura crítica. Obs: A leitura deve ser pontual, ou seja, centrada na proposta da atividade.

10 Quando lemos um texto é fundamental sublinhar as ideias centrais [observar a proposta da atividade];
Anotar no caderno as reflexões significativas que se apresentam no texto; Logo em seguida, a partir do que foi proposto como atividade, construir um texto autoral com a transformação das ideias do texto em saber contextualizado; Praticar a leitura e a escrita cotidianamente a fim de aproximar a linguagem textual da fala; Ler revistas, jornais, livros com objetivo pedagógico; Procurar apoiar-se na escrita como fonte de comunicação.

11 LEITURA E MEMORIZAÇÃO: ELABORAÇÃO DE SÍNTESES
A leitura, a escrita e a concentração nas aulas são fundamentais para a memorização dos saberes abordados na escola; A construção do conhecimento é o resultado do ordenamento eficaz da memória; Memorizar não é, em absoluto, decorar saberes, pois diz respeito às práticas conscientes e responsáveis de retenção de informações necessárias à construção do conhecimento;

12 LEITURA E CÁLCULO: PRÁTICA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Leitura matemática e solução do cálculo apresentado: Ler o enunciado atentamente procurando o entendimento geral da questão; Separar as informações fornecidas para a solução do problema proposto; Elaborar a estratégia de solução a partir das informações apresentadas;

13 Resolução efetiva do problema [resolver a equação de forma organizada considerando todas as etapas que se apresentam nas práticas matemáticas; Verificar se a solução encontrada corresponde às condições do problema; Desenvolver práticas matemáticas.

14 CONSIDERAÇÕES FINAIS As práticas de estudo não estão restritas ao espaço escolar, pois o saber consiste em processo ensino-aprendizagem que estabelece vínculo com o cotidiano doméstico e público . Portanto, as estratégias metodológicas de prática de estudo são fundamentais como instrumento de construção do conhecimento em todos os espaços possíveis.

15 REFERÊNCIAS CARITA, Ana. Como Ensinar a estudar. Lisboa: Presença, 2002. GOZALO, Susana. Como estudar. Lisboa: Estampa, RIBEIRO, Marco Aurélio P. Como estudar e aprender: guia para pais, educadores e estudantes. Petrópolis: Vozes, 2008. SERAFINE, Maria Teresa. Saber Estudar e Aprender. Lisboa: Presença, 1990.


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