A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Livro: MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Livro: MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO"— Transcrição da apresentação:

1 Livro: MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO
Maria Salett Biembengut 2000 Parte 1 – Modelagem como estratégia de ensino e aprendizagem de Matemática Apresentado por Regina Helena Munhoz outubro/2011 – LEM III

2 MODELAGEM MODELAGEM MATEMÁTICA: um ramo da própria matemática que tenta traduzir situações reais para uma linguagem matemática, para que por meio dela se possa melhor compreender, prever e simular ou, ainda mudar determinadas vias de acontecimentos, de estratégias de ação, nas mais variadas áreas de conhecimento. Percussor no Brasil (década de 1970): Aristides Camargos Barreto. Consolidação e divulgação: Rodney Bassanezi. MODELO MATEMÁTICO: Conjunto de símbolos e relações matemáticas que procura traduzir, de alguma forma,um fenômeno em questão ou problema de situação real. A matemática com sua arquitetura, permite a elaboração de modelos matemáticos, possibilitando uma melhor compreensão, simulação e previsão do fenômeno estudado. A elaboração do modelo depende do conhecimento matemático que se tem, de intuição e criatividade para interpretar o contexto.

3 MODELAGEM MATEMÁTICA Modelagem Matemática Situação real Matemática
Modelo Procedimentos da modelagem: Interação ( Reconhecimento da situação problema e familiarização). Matematização (formulação do problema – hipótese - e resolução do problema) Modelo Matemático (Interpretação da solução e validação do modelo - avaliação)

4 MODELAGEM MATEMÁTICA Duas grandes contribuições para a humanidade : música e o coração (página 15 e 16) MODELAGEM MATEMÁTICA COMO MÉTODO DE ENSINO DE MATEMÁTICA (MODELAÇÃO MATEMÁTICA) Objetivos: Aproximar um outra área do conhecimento da matemática; Enfatizar a importância da Matemática para a formação do aluno; Despertar o interesse pela Matemática ante a aplicabilidade; Melhorar a apresentação dos conceitos matemáticos; Desenvolver a habilidade para resolver problemas; Estimular a criatividade.

5 Modelagem Matemática Cinco passos: Diagnóstico; Escolha do tema ou modelo matemático; Desenvolvimento do conteúdo programático: Interação, matematização e modelo matemático. Orientação de modelagem Avaliação do processo. ORIENTAÇÃO DE MODELAGEM Incentivar a pesquisa; Promover a habilidade em formular e resolver problemas; Lidar com tema de interesse; Aplicar o conteúdo matemático; Desenvolver a criatividade.

6 ORIENTAÇÕES PARA AS ETAPAS DE MODELAGEM
Escolha do tema, estudo e levantamento das questões; Formulação; Elaboração de um modelo matemático; Resolução parcial das questões; Exposição oral e escrita do trabalho. ETAPAS PARA O TRABALHO DE MODELAGEM Escolha do tema Interação com o tema Planejamento do trabalho a ser desenvolvido pelos grupos Conteúdo matemático Validação LER PÁGINAS 29 e 30.

7 Concepção de Modelagem Matemática
          Os primeiros trabalhos desenvolvidos com a Modelagem Matemática no Ensino Regular, Fundamental e Médio, ensejaram alguns desafios a serem superados, dentre os quais destacamos os que seguem: descobrir como trabalhar a Modelagem Matemática de modo que, ao longo do desenvolvimento do método, o educando pudesse construir o seu conhecimento matemático a partir de temas do seu interesse; superar a visão linear do conteúdo matemático proposto na maioria dos currículos escolares; e propiciar formas de encaminhamentos que favorecessem o trabalho mais abrangente com as unidades de conteúdo.           A prática educativa, mediada pela Modelagem Matemática, tem seus fundamentos estabelecidos nas Ciências Humanas. E, nessa perspectiva, concebe a Matemática como um instrumento importante para a formação do jovem estudante em nível de Educação Básica e suas respectivas modalidades. O desenvolvimento, os procedimentos adotados e os encaminhamentos dados às questões dos conteúdos buscam, na Modelagem Matemática, manter-se no foco concebido para o trabalho em nível da Educação Básica.           Particularmente nessa vertente de concepção do ensino de Matemática e na perspectiva geral da Educação Matemática, compreende-se que a "Modelagem Matemática constitui-se em um conjunto de procedimentos cujo objetivo é estabelecer um paralelo para tentar explicar, matematicamente, os fenômenos presentes no cotidiano do ser humano, ajudando-o a fazer predições e a tomar decisões". (BURAK, 1992, p.62)

8 REFERENCIAS BIEMBENGUT, M. S., BIEMBENGUT, N. H. Modelagem Matemática no Ensino. 4.ed. São Paulo: Contexto 2005. BURAK, Modelagem Matemática: ações e interações no processo de ensino aprendizagem. Campinas, SP:1992. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.


Carregar ppt "Livro: MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google