A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

2º encontro – Professores Maio de 2012

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "2º encontro – Professores Maio de 2012"— Transcrição da apresentação:

1 2º encontro – Professores Maio de 2012
Natureza e Sociedade 2º encontro – Professores Maio de 2012

2 Metodologia Didática Intervenção didática: Alunos: Desenvolver:
Se sintam respeitados em seus conhecimentos Sujeitos do processo Desenvolver: Processo: Criativo Autônomo Crítico Contribuir para a aprendizagem dos alunos

3 Conhecimentos prévios e hipóteses das crianças
Aprendizagem que tem como base a memorização,a decodificação, a cópia e o treino não produz conhecimento Construção do conhecimento: Aluno: Sujeito ativo Seu conhecimento é considerado

4 Conhecimentos prévios e hipóteses das crianças
Sociedade atual: Exige mentes pensantes Grande quantidade de informação Aluno tem que perceber que o conhecimento científico explica os problemas cotidianos

5 Conhecimentos prévios e hipóteses das crianças
Metodologia: Propor situações que mobilizem os alunos Estimular a curiosidade Contribuir para um processo criativo Propiciar a busca para a solução do problema Contribui para uma maior participação nas aulas

6 Conhecimentos prévios e hipóteses das crianças
Prática educativa: Construção de: Noções Conceitos Atitudes Procedimentos Possibilita conflitos cognitivos

7 Conhecimentos prévios e hipóteses das crianças
Aprendizagem: Processo: Erros Conflitos Resoluções Alunos: Constroem hipóteses Elaboram argumentos Confrontam ideias São sujeitos do processo

8 Problematização dos conteúdos
Situação apresentada: Clara Objetiva Alunos são apresentados a questões reais Não existe apenas uma resposta certa Importante é o percurso Conhecimento: Não é linear Conceitos se modificam Professor: Interfere Media

9 Problematização dos conteúdos
Objetivo: Aluno adquira o hábito de: Propor problemas Investigar Tomar decisões Raciocinar Transferir os conhecimentos adquiridos para o seu cotidiano

10 Problematização dos conteúdos
Importante não é armazenar conteúdos, mas sim saber trabalhar com eles Escola: Não apenas “passa” o conteúdo Trabalha com a informação Informação tem que ser reelaborada a partir das próprias referências

11 Modalidades Organizativas
Atividades permanentes – rotineiras Roda de conversa: Textos Fotos Mapas Momento de fala do aluno Levantamento de hipóteses Reconhecer o interesse do aluno

12 Modalidades Organizativas
Atividades ocasionais: Questões da atualidade Problemas locais Notícias do bairro

13 Modalidades Organizativas
Atividades sequenciadas Percurso de investigação Possibilidade de relações entre informações Obs.: atividades tem que ter um significado Essencial um objetivo claro Não ser mecanizada

14 Momentos diferenciados de uma sequência de atividade
I - Sensibilização, contextualização e levantamento inicial: Colocar o aluno em contato com o tem Pontes entre os alunos e a informação Desperta o interesse do aluno Visão do “todo”

15 Momentos diferenciados de uma sequência de atividade
II – Problematização, desenvolvimento do conhecimento e sistematizações parciais: Desafio Situação problema Contextualização: Construção de: Conhecimentos Habilidades Atitudes Valores Intervenção direta do professor Utilização de diversos recursos

16 Momentos diferenciados de uma sequência de atividade
III – Síntese final ou conclusão Conclusão Estabelecer relações mais amplas Responder a problematização As definições se tornam significativas Propicia a autonomia da criança Conhecimento é sistematizado e organizado


Carregar ppt "2º encontro – Professores Maio de 2012"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google