A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sequência Didática.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sequência Didática."— Transcrição da apresentação:

1 Sequência Didática

2 Sequência Didática Pode utilizar Mapas conceituais

3 leitura Sequência Didática Aulas práticas Aulas expositivas
É uma sequência de atividades Para promover como Pesquisa individual Ensino e aprendizagem Trabalho em grupo leitura Aulas práticas Aulas expositivas Análise de textos

4 Aprendizagem significativa Atitude favorável/motivação
Sequência Didática Deve promover Conflito cognitivo compreensão metacognição Aprendizagem significativa Atitude favorável/motivação

5 interdisciplinaridade Conhecimentos prévios
Sequência Didática Deve apresentar interdisciplinaridade Tem várias Etapas Levantamento de apresentar contextualizar analisar discutir Propor solução sistematização Novo conhecimento Conhecimentos prévios sobre problema Exige negociação de Significados

6 diurno Sequência Didática Período noturno Deve ser aplicada em
Ensino fundamental Eja Ensino Médio Período noturno diurno

7

8 Diferenciação entre projetos de ensino e projetos de aprendizagem
DE MOGI DAS CRUZES

9 PROJETOS DE APRENDIZAGEM
PROJETOS DE ENSINO PROJETOS DE APRENDIZAGEM Quem escolhe o tema a ser investigado Professores, coordenação pedagógica Contextos Arbitrado por critérios externos e formais A quem satisfaz Arbítrio da seqüência de conteúdos do currículo. Seqüência única e geral. Decisões Hierárquicas Quem escolhe o tema a ser investigado Alunos e professores, individualmente e ao mesmo tempo, em cooperação Contextos Realidade da vida do aluno, além do currículo A quem satisfaz Curiosidade, desejo, vontade do aprendiz.Não há uma seqüência única e geral Decisões Heterárquicas

10 PROJETOS DE APRENDIZAGEM
PROJETOS DE ENSINO PROJETOS DE APRENDIZAGEM Definições de regras, direções e atividades Impostas pelo sistema,cumpre determinações sem optar Desenvolvimento Linear e previsível, do mais fácil ao mais difícil Pré- requisito Definido pelo professor Paradigma Transmissão do conhecimento Definições de regras,direções e atividades Elaboradas pelo grupo, consenso de alunos e professores Desenvolvimento Não é linear, nem previsível. Incompatível com a idéia de caminhar do mais fácil para o mais difícil Pré- requisito Definido pelo aluno em função do que deseja conhecer e do que já sabe Paradigma Construção do conhecimento

11 PROJETOS DE APRENDIZAGEM
PROJETOS DE ENSINO PROJETOS DE APRENDIZAGEM Professor Agente Aluno Receptivo Professor Instigador, orientador, pesquisador Aluno Agente

12 Conhecimentos prévios PROBLEMATIZAÇÃO
Expectativas/ objetivos Detonador (do grupo) Bibliografia DESENVOLVIMENTO Pesquisas De campo Entrevistas Conceitos,valorese procedimentos construídos Estratégias para Atingir objetivos Debates Informações adquiridas SÍNTESE Problemas resolvidos Novas aprendizagem ao longo do projeto Novos problemas a serem resolvidos

13 PROBLEMATIZAÇÃO PARTICIPAÇÃO DO PROFESSOR PARTICIPAÇÃO DOS ALIUNOS
Levanta os objetivos educativos e de aprendizagem Participam da problematização: levantam as possibilidades do tema Seleciona os conceitos e procedimentos possíveis de serem trabalhados no projeto Definem,coletivamente, o problema: o que sabemos e o que queremos saber sobre o tema Levanta os possíveis conteúdos a serem trabalhados ,a partir da problematização dos alunos Organizam o projeto, levantando objetivos e etapas a serem seguidas

14 DESENVOLVIMENTO PARTICIPAÇÃO DO PROFESSOR PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS
Desenvolvem o projeto, buscando respostas às questões levantadas Cria instrumentos de reflexão, recursos, materiais, informações Organizam-se em grupos para pesquisar,debater,ler,trazem material para subsidiar o projeto

15 Levantamento de uma nova problematização
SÍNTESE FINAL PARTICIPAÇÃO DO PROFESSOR PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS Buscam construir síntese: reflexão sobre as informações, conclusões Cria instrumentos de avaliação do processo Autoavaliação Análise do processo: avanços /entraves/ redefinições Identificam o próprio processo de aprendizagem e o do grupo Discussão sobre avaliação e autoavaliação Levantamento de uma nova problematização


Carregar ppt "Sequência Didática."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google