A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sequência Didática Pode utilizar Mapas conceituais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sequência Didática Pode utilizar Mapas conceituais."— Transcrição da apresentação:

1

2 Sequência Didática Pode utilizar Mapas conceituais

3 Sequência Didática É uma sequência de Para promover Pesquisa individual como Aulas práticas Ensino e aprendizagem leitura atividades Trabalho em grupo Análise de textos Aulas expositivas

4 Sequência Didática Deve promover Conflito cognitivo compreensãometacognição Aprendizagem significativa Atitude favorável/motivação

5 Sequência Didática Etapas sistematização discutiranalisar problema Conhecimentos prévios sobre contextualizar Novo conhecimento Exige negociação de Significados Propor solução Levantamento de apresentar Deve apresentar interdisciplinaridade Tem várias

6 Sequência Didática Deve ser aplicada em Ensino fundamental Ensino Médio Eja Período noturno diurno

7

8 Diferenciação entre projetos de ensino e projetos de aprendizagem DE MOGI DAS CRUZES

9 PROJETOS DE ENSINO Quem escolhe o tema a ser investigado Professores, coordenação pedagógica ContextosArbitrado por critérios externos e formais A quem satisfazArbítrio da seqüência de conteúdos do currículo. Seqüência única e geral. DecisõesHierárquicas PROJETOS DE APRENDIZAGEM Quem escolhe o tema a ser investigado Alunos e professores, individualmente e ao mesmo tempo, em cooperação ContextosRealidade da vida do aluno, além do currículo A quem satisfazCuriosidade, desejo, vontade do aprendiz.Não há uma seqüência única e geral DecisõesHeterárquicas

10 PROJETOS DE ENSINO Definições de regras, direções e atividades Impostas pelo sistema,cumpre determinações sem optar DesenvolvimentoLinear e previsível, do mais fácil ao mais difícil Pré- requisitoDefinido pelo professor ParadigmaTransmissão do conhecimento PROJETOS DE APRENDIZAGEM Definições de regras,direções e atividades Elaboradas pelo grupo, consenso de alunos e professores DesenvolvimentoNão é linear, nem previsível. Incompatível com a idéia de caminhar do mais fácil para o mais difícil Pré- requisitoDefinido pelo aluno em função do que deseja conhecer e do que já sabe ParadigmaConstrução do conhecimento

11 PROJETOS DE ENSINO ProfessorAgente AlunoReceptivo PROJETOS DE APRENDIZAGEM ProfessorInstigador, orientador, pesquisador AlunoAgente

12 PROBLEMATIZAÇÃO DESENVOLVIMENTO Detonador (do grupo) Estratégias para Atingir objetivos SÍNTESE Novas aprendizagem ao longo do projeto Conhecimentos prévios Expectativas/ objetivos Pesquisas Entrevistas Debates Bibliografia De campo Informações adquiridas Problemas resolvidos Novos problemas a serem resolvidos Conceitos,valores e procedimentos construídos

13 PROBLEMATIZAÇÃO PARTICIPAÇÃO DO PROFESSORPARTICIPAÇÃO DOS ALIUNOS Levanta os objetivos educativos e de aprendizagem Participam da problematização: levantam as possibilidades do tema Seleciona os conceitos e procedimentos possíveis de serem trabalhados no projeto Definem,coletivamente, o problema: o que sabemos e o que queremos saber sobre o tema Levanta os possíveis conteúdos a serem trabalhados,a partir da problematização dos alunos Organizam o projeto, levantando objetivos e etapas a serem seguidas

14 DESENVOLVIMENTO PARTICIPAÇÃO DO PROFESSORPARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS Desenvolvem o projeto, buscando respostas às questões levantadas Cria instrumentos de reflexão, recursos, materiais, informações Organizam-se em grupos para pesquisar,debater,ler,trazem material para subsidiar o projeto

15 SÍNTESE FINAL PARTICIPAÇÃO DO PROFESSORPARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS Buscam construir síntese: reflexão sobre as informações, conclusões Cria instrumentos de avaliação do processo Autoavaliação Análise do processo: avanços /entraves/ redefinições Identificam o próprio processo de aprendizagem e o do grupo Discussão sobre avaliação e autoavaliação Levantamento de uma nova problematização


Carregar ppt "Sequência Didática Pode utilizar Mapas conceituais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google