A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso: Didática e Metodologia do Ensino Superior (UMC) Prof. Ms. Regilson Maciel Borges.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso: Didática e Metodologia do Ensino Superior (UMC) Prof. Ms. Regilson Maciel Borges."— Transcrição da apresentação:

1 Curso: Didática e Metodologia do Ensino Superior (UMC) Prof. Ms. Regilson Maciel Borges

2 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E ABORDAGENS DE ENSINO Considerando a avaliação como parte integrante do processo de ensino e aprendizagem, suas finalidades estão intimamente relacionadas às concepções do que significa aprender. Trataremos de duas abordagens específicas de aprendizagem (DEPRESBITERIS; TAVARES, 2009, p ): A condutivista A construtivista

3 ABORDAGEM CONDUTIVISTA O condutivismo explica a aprendizagem pela conexão entre cadeias de estímulos e respostas, que podem ser mensuradas e quantificadas. O importante são os estímulos externos que ocasionam a aprendizagem e as respostas dadas por aquele que aprende. Por essa abordagem, há grande preocupação com o trabalho sistemático, regulado de maneira constante.

4 ABORDAGEM CONDUTIVISTA Papel do professor: Fornecer informações de modo que o educando possa retê-la e aplicá-la. Materiais didáticos: Elaborados a partir de objetivos estruturados em uma sequência determinada. Conteúdos: Assumem posição fundamental. Estratégia de aprendizagem: Baseada na competência didática do professor.

5 ABORDAGEM CONDUTIVISTA A avaliação nessa abordagem, centra-se no produto a ser obtido: desempenho observável do aluno, que deve estar devidamente explicitado nos critérios e definido em termos quantificáveis. Os instrumentos de avaliação que mais se aproximam dessa abordagem são aqueles que solicitem do educando a reprodução dos conceitos aprendidos. os testes mais comuns são estruturados em questões relativas a um conjunto particular de conhecimentos que constam nos currículos da escola.

6 ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA Em uma abordagem construtivista deseja- se conhecer o que subjaz aos desempenhos observados. O construtivismo está interessado em como construirmos o conhecimento a partir de nossas estruturas mentais e crenças, usadas para interpretar objetos e acontecimentos. Para esta concepção, aprendemos quando capazes de elaborar uma representação social sobre um objeto da realidade ou conteúdo que pretendemos aprender.

7 ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA O aprendiz Deve ser incentivado a assumir a responsabilidade de construir ativamente o significado, por meio do diálogo, da interação com ideias de outras pessoas, e não de maneira isolada. A aprendizagem é: Processo ativo e envolvente, e os estudantes devem ser constantemente estimulados a integrar novas informações. Papel do professor: Monitorar o processo cognitivo da mudança e desafiar o estudante com problemas.

8 ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA A avaliação, na abordagem construtivista, caracteriza-se como contínua, acompanhando todo o processo de intervenção. O docente deve evitar quantificar o aluno em um único momento. O educando compreende que pode se equivocar, reconhecer suas falhas e tentar de novo. Nesta perspectiva a avaliação é dinâmica, ganha ares de investigação-ação, observação, reflexão e nova ação.

9 REFERÊNCIA DEPRESBITERIS, L.; TAVARES, M. R. Diversificar é preciso... Instrumentos e Técnicas para a Avaliação de Aprendizagem. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2009, p


Carregar ppt "Curso: Didática e Metodologia do Ensino Superior (UMC) Prof. Ms. Regilson Maciel Borges."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google