Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Profª Ivaneide Medeiros Nelson
O Trabalho pedagógico na Escola Técnica do SUS – Desafios e possibilidades Profª Ivaneide Medeiros Nelson
2
Desafios iniciais Definir as intenções e concepções da escola;
Aproximar teoria e prática; Compreender as práticas educativas como processo que deve expressar as intenções e concepções do projeto pedagógico da escola e suas especificidades ; Entender que o trabalho pedagógico requer estudo, pesquisa, buscas permanentes.
3
Enfatizar o trabalho pedagógico representa;
O fortalecimento da atividade fim da escola e, de sua identidade; A qualificação da educação oferecida; A busca pela autonomia; A sistematização do trabalho coletivo e da formação permanente da equipe
4
Implicações deste caminho
Clareza da função e especificidade da escola, por parte da equipe, Conhecimento, por todos, do referencial teórico que dá sustentação e identidade às práticas; Compreender o trabalho escolar como processo coletivo, que envolve o exercício permanente de avaliação, fundamentação e autonomia;
5
Encurtar a distância entre o dizer e o fazer,presente nas práticas da escola;
Instituir processo permanente e coletivo de avaliação e análise das práticas estabelecidas, realizado no cotidiano no estudo e no trabalho, na ação – reflexão -ação ; Criar estratégias metodológicas que tornem o trabalho didático interessante e significativo para o aluno/trabalhador.
6
O que considerar na organização e operacionalização do caminho
Que a escola é o lugar, por excelência onde o processo de construção do conhecimento se dá de forma sistematizada; A exigência formal dos registros escolares; A contextualização dos saberes conformados nos currículos e programas; As características da clientela ( saberes, experiências, necessidades...); No caso da ETSUS, as suas especificidades.
7
Especificidades da ETSUS
Falta de corpo docente permanente; Necessidade de interiorização da oferta de formação; Utilização de diferentes estratégias metodológicas e tecnológicas, em função de objetivos dos cursos, das características, dos locais, dos grupos, etc. ; Alunos/trabalhadores com significativos déficit de aprendizagem, com baixa estima, sem motivação; Articulação, em diferentes níveis, com os serviços de saúde.
8
Trabalhar nessa perspectiva significa
Vivenciar constantemente a reflexão e a busca. Reflexão no sentido de repensar, sistematicamente a ação para torná-la mais coerente, mais lúcida, mais justa. A reflexão não é uma atividade mecânica, ao contrário, penetra na realidade de forma rigorosa, crítica e dialética e dá significado a ação.
9
A finalidade da escla “Ensinar a repensar o pensamento, a “des-saber o sabido e a duvidar de sua própria dúvida; esta é a única maneira de começar a acreditar em alguma coisa”. Juan de Mairena. OBRIGADA!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.