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MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE A investigação científica dos processos didático-pedagógicos da educação profissional.

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1 MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE A investigação científica dos processos didático-pedagógicos da educação profissional em saúde. PROGRAMA DE INCENTIVO À PESQUISA NAS ESCOLAS TÉCNICAS EM SAÚDE NO ÂMBITO DO PROJETO PROFAE REUNIÃO RETSUS SANTA CATARINA, 04/2006

2 OBJETIVO GERAL Fomentar e incentivar a produção científica docente e discente sobre educação profissional em saúde por meio de financiamento de projetos de pesquisa.

3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Fomentar e apoiar a elaboração e implementação de projetos de pesquisa e de sistematização de práticas de educação profissional voltada aos trabalhadores de nível técnico na área da saúde pelas Escolas Técnicas em Saúde; Fomentar e apoiar a elaboração e implementação de projetos de pesquisa e de sistematização de práticas de educação profissional voltada aos trabalhadores de nível técnico na área da saúde pelas Escolas Técnicas em Saúde; Incentivar a produção de conhecimentos sobre a educação profissional em saúde; Incentivar a produção de conhecimentos sobre a educação profissional em saúde; Promover a articulação interinstitucional entre instituições de formação técnica, serviços de saúde, instâncias do controle social e gestão do SUS na produção de conhecimentos. Promover a articulação interinstitucional entre instituições de formação técnica, serviços de saúde, instâncias do controle social e gestão do SUS na produção de conhecimentos.

4 RESULTADOS ESPERADOS Fortalecer a articulação da formação técnica com o processo de trabalho em saúde, no plano teórico-prático. Fortalecer a articulação da formação técnica com o processo de trabalho em saúde, no plano teórico-prático. Sintonizar a educação profissional com as mudanças e desafios gerados no mundo do trabalho atual, contemplando a ampliação das possibilidades de atuação e melhorando a qualidade dos processos formativos a partir da reflexão crítica sobre a realidade locorregional; Sintonizar a educação profissional com as mudanças e desafios gerados no mundo do trabalho atual, contemplando a ampliação das possibilidades de atuação e melhorando a qualidade dos processos formativos a partir da reflexão crítica sobre a realidade locorregional; Estimular a articulação entre os diferentes níveis de formação e pós-graduação em saúde, com vistas à consolidação dos novos paradigmas em saúde. Estimular a articulação entre os diferentes níveis de formação e pós-graduação em saúde, com vistas à consolidação dos novos paradigmas em saúde.

5 OPERACIONALIZAÇÃO Divulgação na reunião da RETSUS no Acre; Divulgação na reunião da RETSUS no Acre; Disponibilização pelo MS, de assessoria às escolas interessadas em participar do processo de seleção de pesquisas; Disponibilização pelo MS, de assessoria às escolas interessadas em participar do processo de seleção de pesquisas; Publicação da Chamada de Seleção Pública; Publicação da Chamada de Seleção Pública; Oficinas com assessores coordenadas pela EPSJV; Oficinas com assessores coordenadas pela EPSJV; Avaliação dos Projetos de Pesquisa Avaliação dos Projetos de Pesquisa Não Objeção do BID; Não Objeção do BID; Publicação dos Resultados; Publicação dos Resultados; Contratação Contratação Seminário de Pesquisa 25,26 de Maio Seminário de Pesquisa 25,26 de Maio

6 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Qualidade científica do projeto Qualidade científica do projeto Apresenta clareza na definição do objeto Apresenta clareza na definição do objeto Apresenta coerência teórica metodológica Apresenta coerência teórica metodológica Utiliza literatura atualizada e pertinente ao tema Utiliza literatura atualizada e pertinente ao tema Apresenta coerência entre objetivo e metodologia Apresenta coerência entre objetivo e metodologia O tema da pesquisa é relevante para a área de educação profissional em saúde O tema da pesquisa é relevante para a área de educação profissional em saúde

7 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Qualidade pedagógica do Plano de integração da comunidade escolar com a prática de pesquisa Qualidade pedagógica do Plano de integração da comunidade escolar com a prática de pesquisa - Apresenta estratégias de formação dos docentes e discentes para a prática da pesquisa (reuniões de estudo, reuniões de discussão da pesquisa, etc). - Demonstra as contribuições dos docentes e discentes para desenvolvimento do projeto. - Demonstra estratégias de participação da comunidade escolar durante o processo de formulação do projeto.

8 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Viabilidade da execução do Projeto Viabilidade da execução do Projeto - Adequação do cronograma aos objetivos - Adequação orçamentária para execução do projeto

9 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Possibilidade de desdobramentos para fins de avanços no desenvolvimento de pesquisas e/ ou nos processos pedagógicos e/ ou das práticas de saúde Possibilidade de desdobramentos para fins de avanços no desenvolvimento de pesquisas e/ ou nos processos pedagógicos e/ ou das práticas de saúde Apresenta meios de verificação do cumprimento das atividades e do alcance dos resultados esperados Apresenta meios de verificação do cumprimento das atividades e do alcance dos resultados esperados

10 PROJETOS SELECIONADOS NORDESTE 1. Centro de Formação de Pessoal para os Serviços de Saúde Dr. Manoel da Costa Souza – Rio Grande do Norte O TRABALHO COMO EIXO DA FORMAÇÃO DE TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO EM SAÚDE: O DESAFIO DE ARTICULAR TEORIA - PRÁTICA 2. Escola de Formação Técnica em Saúde Prof. Jorge Novis – Bahia A RELAÇÃO TEORIA-PRÁTICA NA FORMAÇÃO E NOS PROCESSOS DE TRABALHO DO TÉCNICO M SAÚDE: DESAFIOS DE UM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGIO ORIENTADO PELA INTEGRAÇÃO ENSINO- SERVIÇO 3.Escola Técnica de Saúde Professora Valéria Hora – Alagoas ANÁLISE DA DEMANDA DE CURSOS PROFISSIONALIZANTES NO CAMPO DA SAÚDE PÚBLICA NO ETADO DE ALAGOAS 4. Escola Técnica de Saúde Pública de Pernambuco PROBLEMATIZAÇÃO E ENSINO – SERVIÇO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE: PERSPECTIVAS AVALIATIVAS NA ETESPPE 5. Escola de Saúde Pública do Ceará AVALIAÇÃO DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM/PROFAE PELOS EGRESSOS E SUPERVISORES NO ESTADO DO CEARÁ 6. Centro Formador de Recursos Humanos da Paraíba ETAPA FORMATIVA I DO CURSO TÉCNICO DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES 7. Escola Técnica do SUS do Estado do Maranhão AVALIAÇÃO DS NECESSIDADES DE PROFISSIONALIZAÇÃO DOS TRABALHADORES DE NÍVEL MÉDIO DO SUS DO ESTADO DO MARANHÃO

11 PROJETOS SELECIONADOS NORTE 1. Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha – Acre A PERCEPÇÃO DOS EGRESSOS SOBRE A CONTEXTUALIZAÇÃO DO CURRÍCULO PARA OS POVOS DA FLORESTA 2. Escola de Formação Profissional Enfermeira Sanitarista Francisca Saavedra – Amazonas 2. Escola de Formação Profissional Enfermeira Sanitarista Francisca Saavedra – Amazonas NECESSIDADE DE IDENTIFICAR E ANALISAR OS PRINCIPAIS ELEMENTOS QUE INTERFEREM NO DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICO/AUXILIAR OFERECIDOS PELA ESCOLA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL ENFERMEIRA SANITARISTA FRANCISCA SAAVEDRA

12 PROJETOS SELECIONADOS CENTRO OESTE 1. Escola de Saúde Pública de Mato Grosso PERFIL DOS TRABALHADORES DE NÍVEL MÉDIO EM SAÚDE, VINCULADOS À SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO 2. Centro de Educação Profissional de Saúde de Goiás TÉCNICO DE HIGIENE DENTAL: UM NOVO OLHAR NA SUA FORMAÇÃO

13 PROJETOS SELECIONADOS SUDESTE 1.Escola Técnica de Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros – Minas Gerais O TÉCNICO NAS EQUIPES DE SAÚDE: DESVELANDO RELAÇÕES COM O PROFISSIONAL DE NÍVEL SUPERIOR PARA O FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE 2.Centro Formador de Pessoal para a Saúde de Araraquara – São Paulo A AÇÃO DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE ALÉM DAS FRONTEIRAS DA UNIDADE DE SAÚDE 3.Escola de Saúde Pública de Minas Gerais INVESTIGANDO A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO E A CONSTITUIÇÃO DE SUJEITOS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO THD 4.Centro Formador de Pessoal para a Saúde de Vila Mariana – São Paulo A REPERCUSSÃO DA FORMAÇÃO DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE O PROCESSO DE TRABALHO NO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA: UM ESTUDO DE CASO APÓS A CONCLUSÃO DA ETAPA I FORMATIVA. 5.Escola Técnica do SUS da Prefeitura de São Paulo 5.Escola Técnica do SUS da Prefeitura de São Paulo ANÁLISE DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DA ESCOLA TÉCNICA DO SUS DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO

14 PROJETOS SELECIONADOS SUL 1.Escola de Formação em Saúde de Santa Catarina A FORMAÇÃO DO TÉCNICO EM ENFERMAGEM E AS TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO 2.Escola Técnica de Saúde de Blumenau ANÁLISES DO PROCESSO DE CAPACITAÇÃO DOS MANIPULADORES DE ALIMENTOS COMO FORMA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS, RISCOS E AGRAVOS


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