A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ Prof.º Júlio Lima.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ Prof.º Júlio Lima."— Transcrição da apresentação:

1 Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ Prof.º Júlio Lima

2 Contexto de criação da escola e do curso técnico de segundo grau, atual ensino médio integrado à educação profissional em saúde Anos 80 – redemocratização da sociedade brasileira e de lutas por direitos sociais; Saúde: movimento da reforma sanitária brasileira; Educação: Fórum da Educação na Constituinte e a luta pelo ensino público e gratuito.

3 Do ponto de vista conceitual Nas áreas da saúde e da educação, o esforço realizado foi de incorporar criticamente as ciências sociais à análise das questões pertinentes a esses setores, particularmente o desenvolvimento de uma abordagem marxista. Saúde: determinação social do fenômeno saúde-doença Educação: natureza do ensino médio e da formação profissional dos trabalhadores em nossa sociedade. Pergunta central: como o homem se produz? O que define a existência humana é o trabalho; ao produzir as condições de sua existência através do trabalho o homem também produz a ciência, a cultura, enfim os conhecimentos necessários para a produção do mundo humano que mudam ao longo do tempo, conforme mudam os modos de trabalhar.

4 O ensino politécnico postula a unidade indissolúvel entre os aspectos manual e intelectual e que o trabalhador domine os fundamentos científico- tecnológicos, sócio-históricos e culturais da produção moderna no ensino médio. A própria concepção do educativo se amplia, pois o trabalho e suas dimensões educativas não são meras expressões das formas de dominar a natureza e o desenvolvimento de tecnologias, mas são relações sociais que produzem idéias, valores, imagens, representações, que acompanham o trabalho moderno, que educam a totalidade do trabalhador, seus corpos e mentes.

5 Essa perspectiva apresenta alguns desafios de integração: 1 - A integração das várias dimensões que conformam a formação humana - dimensões técnica, ética, política, social, cultural e estética da educação dos trabalhadores; 2 - A integração da teoria e da prática, como dimensões indissociáveis da construção do conhecimento e do fazer humanos em sociedade; 3 - A integração entre os campos da saúde, do trabalho e da educação, compreendidos como campos de conhecimento, prática e formulação política, que informam e condicionam a formação em saúde.

6 Atividades disciplinares: Linguagens (Português, Literatura, Inglês, Espanhol, Educação Física, Arte, Teatro, Música e Produção áudio-visual); Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química) e Matemática; Ciências Humanas (Geografia, História, Filosofia e Sociologia). Atividades interdisciplinares: Iniciação à Educação Politécnica (IEP): o trabalho, a educação, a saúde, a ciência e a política como dimensões do conhecimento e do fazer humano; Trabalhos Integradores (TIs); Projeto Trabalho, Ciência e Cultura (PTCC), com monografia de conclusão de curso. Atividade de pesquisa docente: Programa de Aperfeiçoamento do Ensino Técnico (PAETEC) – projeto de articulação entre a pesquisa e o ensino, promovendo projetos de investigação docente sobre temas relacionados à formação em saúde.

7 Extensão da perspectiva da educação politécnica além do ensino médio integrado, por meio de projetos curriculares formulados tendo o trabalho, a educação, a saúde, a ciência e a política como eixos transversais: Formação técnica pós-médio de trabalhadores do SUS historicamente capacitados em serviço (trabalhadores da vigilância em saúde, agentes comunitários de saúde); Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio na Modalidade Jovens e Adultos (PROEJA) em Radiologia; Educação inicial e continuada dos trabalhadores de nível médio da saúde; Desenvolvimento de especializações técnicas; Desenvolvimento da pós-graduação (latu sensu e strito sensu) como espaço de formação docente e de consolidação da pesquisa na área da interface da educação, do trabalho e da saúde, tendo a educação profissional em saúde como eixo.

8 Principais áreas de formação contempladas: Atenção à Saúde; Gestão em Saúde; Manutenção de Equipamentos de Saúde; Registros e Informações em Saúde; Laboratórios em Saúde; Vigilância em Saúde.

9 Frentes de participação e articulação política: Associação com os movimentos sociais dos trabalhadores organizados, compartilhando informações, desenvolvendo propostas formativas específicas e assessorando o desenvolvimento de projetos.


Carregar ppt "Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ Prof.º Júlio Lima."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google