A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pesquisa, Ensino, Gestão e Assistência nos Serviços de Saúde: desafios para o SUS Hillegonda Maria Dutilh Novaes 11 o Congresso Mundial de Saúde Pública.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pesquisa, Ensino, Gestão e Assistência nos Serviços de Saúde: desafios para o SUS Hillegonda Maria Dutilh Novaes 11 o Congresso Mundial de Saúde Pública."— Transcrição da apresentação:

1 Pesquisa, Ensino, Gestão e Assistência nos Serviços de Saúde: desafios para o SUS Hillegonda Maria Dutilh Novaes 11 o Congresso Mundial de Saúde Pública 8 o Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva Rio de Janeiro, 22 de agosto de 2006

2 Pesquisa em sistemas e serviços de saúde Ciência e Tecnologia e Saúde Produção e utilização de conhecimento científico Pesquisa em sistemas e serviços de saúde Condições necessárias para a pesquisa no SUS: ensino, gestão, assistência

3 Ciência, Tecnologia e Saúde: afirmações recorrentes A Ciência e a Tecnologia são elementos decisivos para o progresso e não realizam seu potencial de forma satisfatória por uma inadequação nas formas em que se fazem presentes socialmente.

4 Ciência, Tecnologia e Saúde O problema da saúde: apesar das grandes mudanças que ocorreram nas condições de vida e saúde das populações o otimismo que predominava até alguns anos atrás quanto à inexorabilidade das contínuas melhorias, vem cedendo a perspectivas mais cautelosas e complexas

5 Ciência, Tecnologia e Saúde Teria havido, de um lado, um "mau" uso da C&T e de outro, uma inadequação no "bom" uso. Essa última derivaria da falta de conhecimento científico adequado e a sua insuficiente transformação em tecnologias e inovações e em políticas e práticas capazes de obter mais impactos positivos e menos impactos negativos sobre a saúde.

6 Ciência, Tecnologia e Saúde O "setor saúde" não ó o único, nem mesmo o principal, responsável pela saúde individual e populacional mas tem responsabilidades próprias e específicas frente a elas, histórica, social e economicamente definidas. Formam o núcleo central do setor saúde os sistemas de saúde, que incluem as atividades de saúde pública em sua dimensão coletiva, próprias do Estado, e os serviços de atenção individual, tanto públicos quanto privados.

7 Ciência, Tecnologia e Saúde As características técnicas e políticas e o desempenho dos sistemas de saúde são condicionadas pelas políticas sociais, econômicas e de saúde dos países, pelas necessidades e demandas da população, pelo desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação existente e incorporado ao setor e pelas modalidades de gestão e atenção à saúde desenvolvidas.

8 Ciência, Tecnologia e Saúde Considera-se como importante característica da a C&T&I em saúde a interação entre as dinâmicas das áreas de pesquisa e desenvolvimento, setores produtivos os mais variados e dos sistemas dos serviços de saúde e das práticas vivenciadas pelos profissionais e usuários.

9 Ciência, Tecnologia e Saúde Na área da saúde há um desenvolvimento particularmente intenso de propostas que têm por objetivo promover a produção de conhecimento científico com maior potencial de utilização e de contribuição para melhores práticas.

10 Produção e utilização de conhecimento científico Produção de conhecimento científico: pesquisa (básica, aplicada) Utilização: não se dá NATURALMENTE, requer processos intencionais, tecnologicamente adequados.

11 Produção e utilização de conhecimento científico Tecnologias de processo: Tradução e organização do conhecimento produzido e inserção no ensino/formação, na gestão e na assistência, e formas de disseminação: criação de novos conhecimentos, saberes e competências Tecnologias de produto: Desenvolvimento de produtos inovadores e sua inserção em processos produtivos e assistenciais

12 Produção e utilização de conhecimento científico A obtenção e medida de resultados e de impacto do conhecimento científico produzido nas pesquisas sobre a saúde populacional não é simples e linear e depende de uma rede complexa de fatores, que devem também incluir perspectivas temporais diversas.

13 Pesquisa em sistemas e serviços de saúde Pesquisa em, sobre e para os sistemas de serviços de saúde: do que estamos falando? Objeto ou meio Áreas de conhecimento múltiplas Objetivos

14 Condições necessárias para que a pesquisa em, sobre e para os sistemas e serviços de saúde faça sentido Normalidade institucional/legal: não confundir caso de polícia com necessidade de novos conhecimentos. Articulação entre as políticas científicas e tecnológicas, as políticas de saúde, as políticas educacionais e de formação profissional


Carregar ppt "Pesquisa, Ensino, Gestão e Assistência nos Serviços de Saúde: desafios para o SUS Hillegonda Maria Dutilh Novaes 11 o Congresso Mundial de Saúde Pública."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google