A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UTILIZANDO A VIDEOCONFERÊNCIA COMO MEIO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Fernanda Barbosa Ferrari, M.Eng. Édis Mafra Lapolli, Dra. LED/PPGEP/UFSC.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UTILIZANDO A VIDEOCONFERÊNCIA COMO MEIO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Fernanda Barbosa Ferrari, M.Eng. Édis Mafra Lapolli, Dra. LED/PPGEP/UFSC."— Transcrição da apresentação:

1 UTILIZANDO A VIDEOCONFERÊNCIA COMO MEIO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Fernanda Barbosa Ferrari, M.Eng. Édis Mafra Lapolli, Dra. LED/PPGEP/UFSC

2 Fernanda Barbosa Ferrari Mestre em Engenharia de Produção pela UFSC na área de Mídia e Conhecimento; Membro da Coordenação de Orientação do Laboratório de Ensino a Distância da UFSC. Édis Mafra Lapolli Doutora em Engenharia de Produção pela UFSC; Coordenadora de Orientação do Laboratório de Ensino a Distância da UFSC.

3 Considerações Iniciais No cenário do século XXI, identifica-se o delineamento de uma nova era: a era do conhecimento. Esta se desenvolve no contexto de uma revolução tecnológica, que possibilita movimentos de circulação de informações com velocidade e intensidade jamais previstas na história (Viana e Freitas, 2002).

4 Considerações Iniciais Diante desta nova realidade, com o mundo globalizado, insere-se a necessidade de formação permanente dos profissionais. Assim, vislumbra-se a modalidade de Educação a Distância como uma estratégia emergente na busca de alternativas para este propósito.

5 A Era do Conhecimento no Cenário da Globalização As perspectivas para este século indicam a educação como pilar para alicerçar os ideais de justiça, paz, solidariedade e liberdade. As transformações econômicas, políticas e sociais pelas quais o mundo vem passando são reais e irreversíveis. A humanidade tem sido desafiada a testemunhar duas transições importantes que afetam profundamente a sociedade: o advento da sociedade do conhecimento e a globalização (Moran et al, 2001).

6 A Era do Conhecimento no Cenário da Globalização A inteligência emocional alicerça os processos interativos de comunicação, colaboração e criatividade indispensáveis ao novo profissional esperado para atuar na sociedade do conhecimento. A formação inovadora exigida para atuação em todas as áreas do conhecimento demanda trabalho coletivo, discussão em grupo, espírito de entre-ajuda, cooperação, contribuição e parcerias (Moran et al, 2001).

7 A Era do Conhecimento no Cenário da Globalização A educação aberta e a distância aparece, cada vez mais, no contexto das sociedades contemporâneas, como uma modalidade de educação extremamente adequada e desejável para atender às novas demandas educacionais, decorrentes das mudanças na nova ordem econômica mundial (Belloni, 2001).

8 O Exemplo do Laboratório de Ensino a Distância da UFSC Para Ferrari (2002) a inserção no mundo dinâmico das tecnologias de comunicação e informação exige atenção constante da universidade. Neste mundo dinâmico, a atual estratégia utilizada para alcançar alunos geograficamente distantes é a Educação a Distância.

9 O Exemplo do Laboratório de Ensino a Distância da UFSC Neste contexto, o Programa de Pós- Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina, por meio do Laboratório de Ensino a Distância – LED – oferece cursos, empregando recursos como videoconferência, Internet, vídeo e CD- ROM, além de encontros presenciais.

10 A Videoconferência como Meio Didático A tecnologia da videoconferência permite que duas ou mais pessoas, em lugares diferentes, possam ver e ouvir umas às outras ao mesmo tempo, às vezes compartilhando apresentações pelo computador ou câmara de documentos. É um sistema interativo de comunicação em áudio e vídeo, havendo uma interatividade em tempo real, transformando a sala de aula presencial num grande lugar espalhado geograficamente (Cruz e Barcia, 1999).

11 A Videoconferência como Meio Didático O Superior Tribunal de Justiça do Brasil reconhece a utilização da videoconferência, como similar à presença, nos tribunais brasileiros. Além de reconhecer a similaridade, o judiciário nacional está utilizando a videoconferência em atos judiciais tradicionalmente presenciais, como interrogatórios. Este aspecto conferiu amparo legal necessário para a realização das aulas presenciais virtuais com a utilização da videoconferência.

12 A Videoconferência como Meio Didático O modelo de EAD desenvolvido e utilizado pelo LED vai além dos conceitos estudados de EAD. O LED utiliza a tecnologia da videoconferência, que é interativa e através da qual efetiva-se o diálogo imediato, com áudio e vídeo em tempo real, entre alunos e professores. Esta característica faz com que professores e alunos tenham a sensação de estarem efetivamente presentes em um mesmo espaço, pertencente a um único grupo interativo.

13 Considerações Finais A nova realidade a ser enfrentada pelo profissional do futuro, nada distante, que inclui o mundo globalizado, vivenciando a era do conhecimento, o que demanda uma formação permanente, que pode ser alcançada através da Educação a Distância.

14 Considerações Finais A partir da realidade apresentada, o LED configura-se como alternativa viável para estabelecer a ligação entre o profissional do futuro, que precisa estar constantemente se reciclando, e a formação permanente, utilizando-se da Educação a Distância como ferramenta.

15 Contatos: Links: (48)


Carregar ppt "UTILIZANDO A VIDEOCONFERÊNCIA COMO MEIO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Fernanda Barbosa Ferrari, M.Eng. Édis Mafra Lapolli, Dra. LED/PPGEP/UFSC."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google