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UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO INSTITUCIONAL.

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1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO INSTITUCIONAL INTEGRADO AO PROEJA-CAPES/SETEC

2 PROEJATEC - Projeto de Cooperação Acadêmica entre a UFC, CEFETCE e CEFEPA para Fomento de Ações Colaborativas no Âmbito do PROEJA-CAPES/SETEC. Instituição Líder: Universidade Federal do Ceará – UFC Instituições Participantes: Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará – CEFETCE Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará – CEFETPA

3 Coordenação do Projeto: Coordenador-Geral: Prof. Dr. HERMÍNIO BORGES NETO – Coordenador do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação Universidade Federal do Ceará Coordenação Pedagógica- Eliane Dayse Pontes Furtado Coordenadores das Instituições Co-responsáveis: Coordenador do CEFETCE: Profa. Dra. Glória Maria Marinho – Diretora de Pesquisa e Pós-graduação Coordenador do CEFETPA: Prof. Dr. Otávio Fernandes Lima da Rocha

4 Objetivo Geral Estabelecer uma rede de cooperação institucional que promova a realização de projetos conjuntos de pesquisa e pós-graduação, utilizando-se de recursos humanos e de infraestrutura disponíveis nas instituições parceiras, possibilitando a produção de pesquisas científicas e tecnológicas e a formação de recursos humanos em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos, contribuindo, assim, para expandir e fortalecer esta modalidade no Ceará e no Pará, bem como desenvolver e consolidar o pensamento regional e nacional na área.

5 Objetivos Específicos Formar docentes e pesquisadores vinculados ao CEFETCE e CEFETPA em Educação; Aperfeiçoar a pesquisa e consolidá-la como instrumento imprescindível ao desenvolvimento da Educação Profissional integrada a EJA; Valorizar a docência e melhorar a auto-estima dos professores Ampliar a produção científica e tecnológica no âmbito da Educação Profissional integrada a EJA;

6 Fortalecer os Núcleos de Pesquisas das Instituições parceiras ampliando as suas linhas de pesquisa Ampliar a participação das Instituições em eventos científico- acadêmicos vinculados à Educação; Desenvolver metodologias e intervenções pedagógicas orientadas para a Educação Profissional integrada a EJA; Utilizar tecnologias de informação e comunicação para desenvolvimento de atividades colaborativas e Educação à distância orientadas para a Educação Profissional integrada a EJA;

7 Áreas Temáticas Integração dos componentes curriculares face às especificidades do contexto social da EJA; Relação entre trabalho e educação na educação profissional integrada à educação de jovens e adultos; Formação inicial e continuada de professores para atuação na temática do projeto Prática de ensino na educação profissional integrada à educação de jovens e adultos: teoria e prática; Ciência e tecnologia em educação profissional integrada à educação de jovens e adultos; Estudos de currículos integrados envolvendo a Educação Básica e a Profissional e Tecnológica, na direção dos desafios colocados pelo desenvolvimento

8 Linhas de Pesquisa: Avaliação Educacional. Educação, currículo e ensino. História, memória e política educacional. Movimentos sociais, educação popular e escola. Trabalho e educação;

9 Ações Previstas Celebração de Convênio para implantação da Rede de Cooperação Acadêmica entre os parceiros Desenvolvimento de pesquisas colaborativas dentro das áreas de abrangências e linhas de pesquisa especificadas Expansão e fortalecimento do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da UFC Realização de seminários e videoconferências sobre a temática

10 Suporte conceitual e técnico-pedagógico para adequação, melhoria e expansão da oferta de educação profissional integrada a EJA no CEFETCE e CEFETPA; - Publicação de produções científicas e tecnológicas mediante ação colaborativas entre os pesquisadores participantes do projeto; Implantação de um Programa de Pós-graduação Lato Sensu semi-presencial no CEFETCE e CEFETPA;

11 Início do projeto: maio de 2007 Término do projeto: dezembro 2011 Vagas para os CEFETEs: 8 mestrado 8 doutorado No. de bolsas: 3 de mestrado 3 de doutorado -

12 Resultados Esperados: Formação de 08 (oito) Mestres e 08 (oito) Doutores em Educação do quadro permanente dos CEFETCE e CEFETPA, Consolidação dos Grupos de Pesquisa em Educação Profissional e Tecnológica no CEFETCE e CEFETPA; Consolidação de uma Publicação Editorial específica sob a forma de um livro Realização colaborativa de pelo menos 3 (três) seminários e 08 (oito) vídeo conferências

13 Realização de até 18(dezoito) missões de pesquisa e docência, Publicação mínima de 80(oitenta) trabalhos completos em congressos de Educação e 20(vinte) artigos em revistas científica especializadas Implantação de (2) duas turmas do Curso de Especialização Semi-presencial em educação profissional integrada a EJA em cada CEFET partícipe do projeto, com previsão de formação de 80(oitenta) especialistas nesta modalidade educacional;

14 Ações Realizadas Ações Realizadas Uma (1) missão ao CEFETE/PA; Celebração dos convênios com o CEFETE Pa e Ce; Constituição de um grupo de professores para estudo do projeto e encaminhamentos operacionais; Duas (2) reuniões com os coordenadores e o grupo de pesquisa da UFC e Cefete/Ce; Constituição do grupo de pesquisa; Levantamento e leitura da base legal das áreas confluentes (Trabalho e Educação, EJA e Educação Profissional) no PROEJA/TEC;

15 Levantamento de bibliografia das áreas confluentes para leitura e discussão no grupo de pesquisa; Discussão com a equipe de coordenação da Pós-graduação sobre as especificidades do Edital de Seleção (demanda induzida); Levantamento da demanda vinda dos cursos dos CEFETEs; Levantamento de possíveis orientadores; Discussão e planejamento da oferta de disciplinas; Levantamento de alunos com possibilidade de receber as bolsas

16 NINGUEM É ANALFABETO POR OPÇÃO PAULO FREIRE.


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