A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profa. Germana Parente Neiva Belchior UNIDADE VI – FOMENTO DA PESQUISA CIENTÍFICA NO BRASIL E NO ESTADO DO CEARÁ Agosto / 2011 ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profa. Germana Parente Neiva Belchior UNIDADE VI – FOMENTO DA PESQUISA CIENTÍFICA NO BRASIL E NO ESTADO DO CEARÁ Agosto / 2011 ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA."— Transcrição da apresentação:

1 Profa. Germana Parente Neiva Belchior UNIDADE VI – FOMENTO DA PESQUISA CIENTÍFICA NO BRASIL E NO ESTADO DO CEARÁ Agosto / 2011 ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO Disciplina: Seminário de Integração, de Motivação e de Pesquisa Científica

2 DISCIPLINA: SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO, DE MOTIVAÇÃO E DE PESQUISA CIENTÍFICA 1.O QUE É O CNPQ? - O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é uma agência do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) destinada ao fomento da pesquisa científica e tecnológica e à formação de recursos humanos para a pesquisa no país. Sua história está diretamente ligada ao desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil contemporâneo.história - A estrutura funcional do CNPq compreende uma Diretoria Executiva, responsável pela gestão da instituição, e um Conselho Deliberativo, responsável pela política institucional. Ele foca no pesquisador.Diretoria ExecutivaConselho Deliberativo - Além de participar desses órgãos, a comunidade científica e tecnológica do país participa também em sua gestão e política por meio dos Comitês de Assessoramento e da Comissão de Assessoramento Técnico-Científico.Comitês de AssessoramentoComissão de Assessoramento Técnico-Científico

3 DISCIPLINA: SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO, DE MOTIVAÇÃO E DE PESQUISA CIENTÍFICA TRANSMISSÃO DE VÍDEO SOBRE O CNPQ DURAÇÃO: 10 MINUTOS E 13 SEGUNDOS Fonte:

4 DISCIPLINA: SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO, DE MOTIVAÇÃO E DE PESQUISA CIENTÍFICA 2. O QUE É O CURRÍCULO LATTES? - A Plataforma Lattes é a base de dados de currículos, instituições e grupos de pesquisa das áreas de Ciência e Tecnologia. É condição essencial para o ingresso na academia científica. - A partir da alimentação de seus dados na Plataforma, o lattes é praticamente o facebook no pesquisador, na medida em que retrata toda sua vida acadêmica como: atividade, orientações, bancas, trabalhos publicados, trabalhos técnicos, participação em eventos, cursos, dentre outros. - A plataforma é autoexplicativa. Permite que se faça contato com outros pesquisadores, a partir de pertinência temática, titulação, estado, etc. É importante mantê-lo sempre atualizado. - Um ponto muito importante: GUARDAR TODA A COMPROVAÇÃO DO QUE INCLUIR NA PLATAFORMA. Se incluir algo, mas não tiver como comprovar (certificados, declarações, etc.), não vale nada.

5 DISCIPLINA: SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO, DE MOTIVAÇÃO E DE PESQUISA CIENTÍFICA 3. O QUE É A CAPES? - A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) desempenha papel fundamental na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados da Federação. - A CAPES tem sido decisiva para os êxitos alcançados pelo sistema nacional de pós-graduação, tanto no que diz respeito à consolidação do quadro atual, como na construção das mudanças que o avanço do conhecimento e as demandas da sociedade exigem. - O sistema de avaliação serve de instrumento para a comunidade universitária na busca de um padrão de excelência acadêmica para os mestrados e doutorados nacionais. Os resultados da avaliação servem de base para a formulação de políticas para a área de pós-graduação, bem como para o dimensionamento das ações de fomento (bolsas de estudo, auxílios, apoios, avaliação de periódicos, livros, dentre outros).

6 DISCIPLINA: SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO, DE MOTIVAÇÃO E DE PESQUISA CIENTÍFICA TRANSMISSÃO DE VÍDEO PERIÓDICOS DA CAPES DURAÇÃO: 8 MINUTOS E 22 SEGUNDOS FONTE:

7 DISCIPLINA: SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO, DE MOTIVAÇÃO E DE PESQUISA CIENTÍFICA 4. O QUE É A FUNCAP? - A Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), criada em 1990, encontra-se vinculada funcionalmente à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (SECITECE). - Tem por finalidade o amparo à pesquisa científica e tecnológica do Estado do Ceará, em caráter autônomo ou complementar ao fomento provido pelo Sistema Federal de Ciência e Tecnologia. - Compete à FUNCAP estimular o desenvolvimento científico e tecnológico no Estado do Ceará, por meio do incentivo e fomento à pesquisa, à formação e capacitação de recursos humanos, ao fomento e desenvolvimento da tecnologia e à difusão dos conhecimentos científicos e técnicos produzidos. FONTE: WW.FUNCAP.CE.GOV.BR

8 DISCIPLINA: SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO, DE MOTIVAÇÃO E DE PESQUISA CIENTÍFICA FIM! OBRIGADA PELA ATENÇÃO!


Carregar ppt "Profa. Germana Parente Neiva Belchior UNIDADE VI – FOMENTO DA PESQUISA CIENTÍFICA NO BRASIL E NO ESTADO DO CEARÁ Agosto / 2011 ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google