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Metodologia do ensino superior: docência universitária e os desafios da realidade nacional Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira.

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Apresentação em tema: "Metodologia do ensino superior: docência universitária e os desafios da realidade nacional Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira."— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia do ensino superior: docência universitária e os desafios da realidade nacional Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira

2 Docência universitária Caixa de segredos Políticas públicas omitiram determinações quanto ao processo de ensinar, ficando ao afeto da instituição educacional que o propõe: integrante da concepção de liberdade acadêmica do docente. Década de 90: orientação pela qualidade/excelência torna a avaliação da educação foco de interesse, averiguada por sistema nacional de medidas.

3 Docência universitária Quem é o docente universitário? –Exige-se cada vez mais capacitação permanente na área de conhecimento. Mas o docente está preparado didaticamente para o exercício acadêmico? –Professores têm formação didática obtida em cursos de licenciatura –Outros trazem sua experiência profissional para a sala de aula –Outros ainda não têm experiência profissional nem didática e fizeram especialização ou mestrado

4 Docência universitária Fator definidor de seleção de professores antes: competência científica Depois da globalização: –Plano de capacitação: parâmetros são claros –Plano didático: parâmetros não claros, mas padrão de desempenho de excelência docente.

5 Características que deve ter o professor Cidadão competente e competitivo Inserido na sociedade e no mercado de trabalho Com maior nível de escolarização e de melhor qualidade Utilizando tecnologias de informação na sua docência Produzindo seu trabalho não mais de forma isolada Mas em redes acadêmicas nacionais e internacionais Dominando o conhecimento contemporâneo e manejando-o para resolução de problemas, etc Que domine o trato da matéria de ensino Integrando-a ao contexto curricular e histórico-social Que utilize formas de ensinar variadas Domine a linguagem corporal, gestual, E busque a participação do aluno (Cunha, 1990)

6 Contexto Década de 90: expansão da matrícula no 3º grau refletindo no número de professores Relação Estado/universidade/professor: definição de limites da legislação superior (LDB); –distribuição docente no sistema de educação superior brasileiro; –apontados desafios da docência em realidade até então inquestionável

7 Docência: realidade nacional Normatizações: especial – LDB (lei 9394) Sistema de avaliação: indicadores de avaliação do desempenho global do sistema de educação superior (área de conhecimento, tipo e natureza da IES); avaliação do desempenho individual das IES; avaliação do ensino de graduação; avaliação da pós-graduação strictu-sensu. Implica em rendimento dos alunos; mérito do professor e qualidade da instituição como um todo. Desempenho docente associa-se a remuneração e o destaque é a sala de aula

8 Docência: realidade nacional Forte condicionante: estabelecimento onde o professor exerce sua atividade IES universidades Públicas centros universitários Privadas faculdades integradas institutos ou escolas superiores Professor sofre diferentes pressões

9 Docência: realidade nacional Fator condicionante: distribuição das IES segundo regiões da federação (Sudeste, 59%; sul, 14%; Nordeste e Centro Oeste, 11%; Norte, 4%) Formação acadêmica: especialistas 10% menos que strictu-sensu, e desde 90, com exigência de MÊS. Docente universitário: apresenta diferenciação entre regiões

10 Docência: realidade nacional Pedagogia universitária é exercida por professores que não têm uma identidade única Características étnicas, sociais e econômicas diferentes trazem características complexas e variadas ao sistema educacional superior brasileiro Política de formação de professores superiores é realizada de forma indireta: governo: parâmetros de qualidade institucional, mas não estabelece normas de capacitação didática; IES:seleciona e desenvolve política de capacitação em pós- graduação e cria índices avaliativos estipulando seus prazos

11 Docência: realidade nacional –Recentemente: políticas de a instituição buscar a qualificação didática de seus professores –Provada a relação entre desempenho didático do professor e desempenho do aluno Sociedade da informação: desloca o eixo do sucesso da posse do bem para a posse do conhecimento implicando capacitação continuada dos recursos humanos


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