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Requisitos para a formação de Mestres e Doutores em Odontologia: uma visão atual sobre as competências necessárias I WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP.

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1 Requisitos para a formação de Mestres e Doutores em Odontologia: uma visão atual sobre as competências necessárias I WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP Requisitos para a formação de Mestres e Doutores em Odontologia: uma visão atual sobre as competências necessárias

2 Ano Base: 2006 Área: ODONTOLOGIA

3 Avaliação Comparativa produção intelectual formação de recursos humanos altamente qualificados impacto social I.Adoção do padrão internacional da Área como referência II.Elevação constante dos referenciais adotados na avaliação Pressupostos da Avaliação

4 Objetivos QUAL O PERFIL DESEJADO?

5 Perfil Cursos Odontologia UNESP Docente pesquisador visão generalista sem descaracterizar perfil da área –aula graduação, publicar artigos, senso crítico científico pedagógico Qualificar pessoal ensino, pesquisa, extensão –formar pessoal que atue na implantação e consolidação de novos pólos de ensino e pesquisa, orientar alunos em atividade acadêmica e pesquisa

6 Perfil Cursos Odontologia Professor pesquisador com visão interdisciplinar voltada para o SUS. Apto atuar meio acadêmico/ áreas sociais do estado Docente crítico e pesquisador independente Visão interdisciplinar especialidades no contexto do conhecimento biológico

7 Perfil Grupo de Excelência Desenvolver espírito científico e familiarização com informações das diversas áreas: exercer de forma crítica docência /pesquisa Pesquisador de excelência Docente qualificado a se adaptar a condições locais Professores pesquisadores com embasamento clínico e laboratorial Pessoal altamente capacitado-mestrado enfoque principal docência, doutorado pesquisa

8 Requisitos Seleção Infra-estrutura para ensino, pesquisa e extensão Estrutura curricular Corpo docente

9 Estrutura Curricular I.Integrar Disciplinas, Linhas, Projetos II.Atualização estrutura curricular III.*Metodologia de ensino II, Modelos de estudo, Bioestatística II IV.Diferenciação em relação a estrutura curricular da especialização

10 I – Proposta do Programa sem atribuição de peso

11 I – Proposta do Programa Orientações e Sugestões Destaques sobre aspectos inovadores na proposta, na metodologia ou nos procedimentos de ensino Observações sobre componentes da proposta do programa (atualizados?)

12 II – Corpo Docente Peso 30%

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15 critérios de credenciamento/des

16 IV – Produção Intelectual Peso 30%

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19 V – Inserção Social Peso 10%

20 Poder de Transformação Social 1.Impacto Tecnológico/Econômico 2.Impacto Educacional 3.Impacto Propriamente Social 4.Impacto Cultura Exemplo Modificar atendimento de saúde Modificar ensino de ciências Modificar conhecimento

21 VI – Diferenciais de Qualificação e Liderança (A ser utilizado apenas na atribuição dos conceitos 6 e 7) São elegíveis ao conceito 6 ou 7, programas que atendam aos critérios de excelência explicitados no quesito IV. Produção Intelectual, itens 1. Número de publicações qualificadas do Programa por docente permanente e 2. Distribuição de publicações qualificadas em relação ao corpo docente do Programa.


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