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Instituto Federal do Espírito Santo Campus Vitória APCN 2010 – 31 de março de 2010. Resultado: Julho de 2010. 1.

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1 Instituto Federal do Espírito Santo Campus Vitória APCN 2010 – 31 de março de Resultado: Julho de

2 2 Contexto Educação Básica em 2004/2005

3 3 Contexto Instituições e Matrículas da Educação Profissional

4 DEMANDA DO BRASIL PLANO DE EXPANSÃO DA REDE 4

5 Desafios para o ensino de ciências Os desafios do mundo contemporâneo, particularmente, os relativos as transformações pelas quais a educação escolar necessita passar, incidem diretamente sobre os cursos de formação inicial e continuada de professores, cujos saberes e práticas tradicionalmente estabelecidos e disseminados dão sinais inequívocos de esgotamento. [...] Demétrio Delizoicov (2002) 5

6 Realidade dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia Novo foco.... Graduação, Pós-graduação e Formação de Professores Desafio: Manutenção do DNA Educação Profissional 6

7 Cursos de Pós-graduação Stricto Sensu Dados da CAPES 7 InstituiçãoMestrado Acadêmico Mestrado Profissional Doutorado UTF Paraná CEFET MG02 - CEFET RJ0201- CEFET MA01-- CEFET Campos/RJ-01- CEFET Química/RJ-01- CEFET Rio Verde/MT-01- CEFET Ceará01-- CEFET Santa Catarina-01- CEFET São Paulo-01- CEFET Espírito Santo01--

8 Conceito amplo da EPT Tendências da Educação Profissional Ato LegalEnsino MédioGraduação Pós-graduação Lato Sensu Pós-Graduação Stricto Sensu LDB 1972 Lei 5692 Educação Profissional Técnica LDB 1996 Lei 9394 Educação Profissional Técnica Graduação Tecnológica Bacharel Licenciatura Resolução CNE/CES no 1, de 3 de abril de 2001 Especialização Portaria Capes no. 80/98 Mestrado Profissional ??? Doutorado Profissional 8

9 Contexto Ser IPES, eis a questão! 9 Decreto nº de 2004 e Decreto nº de O Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis/RJ é uma Instituição Federal de Educação Profissional e Tecnológica (IFET) e, também, é uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES), MP 341/2008 (Lei /2008) Por isso, tem a missão de formar de cidadãos profissionais, oferecendo Ensino Técnico, Graduação e Pós-Graduação articulado com a Pesquisa e a Extensão.

10 Identidade da Pesquisa nos IF 10 INSTITUIÇÃO DOCENTES DISCENTES INSTITUIÇÃO DOCENTES DISCENTES FAPES

11 PÓS- GRADUAÇÃO STRICTO SENSU CAPES LATO SENSU INEP 11 Pós-graduação Mec/INEP Portaria MEC nº 328, de 1 de fevereiro de Resolução CNE/CES no 1, de 3 de abril de 2001.

12 Áreas de Conhecimento da CAPES 12 Grande Área da CAPES Ciências Agrárias / CTA Ciências Biológicas Ciências da Saúde Ciências Exatas e da Terra Ciências Humanas Ciências Sociais Aplicadas Engenharias Lingüística, Letras e Artes Multidisciplinar Total

13 CAPES ensino de ciências e matemática 13

14 CAPES ensino de ciências e matemática 14

15 CAPES ensino de ciências e matemática 15

16 CAPES ensino de ciências e matemática 16

17 Mestrado Profissional 17 O conceito de MP não é novo. A idéia de cursos orientados à capacitação profissional está expressa no Parecer nº 977/65 do então Conselho Federal de Educação, que já propunha a criação de cursos de pós-graduação orientados à formação de profissionais. O viés acadêmico foi predominante na gênese e no desenvolvimento da pós-graduação, justificado pela necessidade de qualificar pessoal para o ensino e institucionalizar a pesquisa.

18 Caminho do Mestrado Profissional ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) Especialização em Ensino de Ciências e Matemática EVENTO E REVISTA DA ÁREA Encontro Regional de Ensino de Ciências e Matemática do Espírito Santo MESTRADO (STRICTO SENSU) Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática 18

19 Vantagens: Cenário 1 ESTADO: No estado do Espírito Santo ainda não há nenhum programa de pós-graduação stricto sensu aprovado na Capes na área de Ensino de Ciências e Matemática. PROFESSORES: Temos um grupo de professores doutores atuantes no Ensino Técnico, Graduação e Pós-graduação na instituição capazes de atuar como professores e orientadores desse programa de pós- graduação. É necessário, no entanto, se adequar a nova realidade da área de conhecimento. 19

20 Vantagens: Cenário 2 Demandas do Estado: Necessidades para qualificar os docentes do estado do Espírito Santo. Apoio da Secretaria de Educação do Estado. Apoio da Secretaria de Ciência e Tecnologia. Apoio do Município de Vitória. Número de escolas de EM do estado do Espírito Santo. Número de professores/potenciais alunos do MECM. Expansão da Rede Pública de Educação Básica. 20

21 Vantagens: Cenário 3 Portal Capes Acesso ao Portal da Capes. Definição da área 46 Programas de Ensino de Ciências e Matemática 21

22 Portal da Capes e Outros Reúne uma série de portais com acesso aos periódicos... Ver na internet. Scielo: Revistas da Qualis da Capes Revista Brasileira de Pesquisa em Ensino de Ciências Revista de Investigação em Ensino de Ciências Educação e Sociedade Educação e Pesquisa Revista Química na Escola Revista Química Nova 22

23 PROGRAMAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA 23

24 Demandas Infra-estrutura Sala de Aula Projetos de Extensão Projetos de Pesquisa 24

25 Vantagens: Cenário 4 Iniciação Científica: Programa de Bolsas de Iniciação Científica: PIBIC Iniciação Tecnológica: Programa de Bolsas de Iniciação Tecnológica: PIBITI Grupos de Pesquisa: Registro dos grupos de pesquisa no Diretório de Grupos de Pesquisa (DGP) do CNPq. 25

26 Propostas e Idéias Disciplinas: Total de créditos 420 horas Disciplinas obrigatórias – média 35% Disciplinas obrigatórias alternativas – média 35% Disciplinas optativas – até 30% Núcleo Comum de disciplinas ECM: 14 créditos. Núcleo Específico de disciplinas ECM: 12 créditos. Dissertação de Mestrado: 6 créditos. Prática de Ensino Supervisionado: 2 créditos. 26

27 27 E dessa forma, estaremos contribuindo para um mundo melhor...


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