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GT Engenharias Profa. Ofélia de Q. Fernandes Araújo – UFRJ Prof. Mário Yoshikazu Miyake – IPT Prof. Vahan Agopian - USP.

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1 GT Engenharias Profa. Ofélia de Q. Fernandes Araújo – UFRJ Prof. Mário Yoshikazu Miyake – IPT Prof. Vahan Agopian - USP

2 Engenharias Eng I: Civil, Sanitária, Ambiental, Transportes, Eng Urbana Eng II: Química,Metalúrgica, Materiais, Nuclear, Minas Eng III: Produção, Mecânica, Aeronáutica Eng IV: Biomédicas, Eng Computação e Elétrica

3 Artigos Publicados por DP INTERDISCIPLINARIDADE

4 Engenharias – Totais de Cursos

5 Resultados Avaliação Trienal 2007-2009 Notas Reduzidas = 19 cursos (7,8%) (10%) Notas Mantidas = 187 cursos (77,0%) (71%) Notas Aumentadas = 24 cursos (9,9%) (19%) Descredenciados = 13 cursos (5,3%) Mantidos

6 Engenharias – Trienal 2007-2010 21% 31.4%29.4% 29.5%

7 Conceitos Engenharias Acadêmico Profissional Total

8 Critérios

9

10

11 Conceitos – Eng I Acad. +MPs (86) 62 conceitos mantidos (72,1%) 13 conceitos reduzidos (12,8%) 11 conceitos aumentados (13,1%) 2007-2009: 18 cursos com conceitos 5+6+7 2004-2006: 20 cursos com conceitos 5+6+7 6 Cairam de 4 para 3 4 Subiram de 3 para 4

12 Conceitos – Eng I Acadêmico Profissional Mestres Titulados / DP Publicações

13 Conceitos – Eng II 21 Programas com Conceitos 5,6 e 7

14 Conceitos Totais - Eng III Acadêmico Profissional

15 Conceitos – Eng III ACADÊMICO PROFISSIONAL I. Proposta do Programa e Mecanismos de Interação II. Corpo Docente III. Corpo Discente IV. Produção Intelectual V. Inserção Social

16 Conceitos - Eng IV ACADÊMICOS (52) 39 conceitos mantidos (75%) 06 conceitos reduzidos (11,5%) 07 conceitos aumentados (13,5%) PROFISSIONAIS (07) 01 conceito mantido (14,3%) 01 conceito reduzido (14,3%) 05 conceitos aumentados (71,4%)

17 Proposta do Programa - Eng III Acadêmico Profissional 1.3 1.1 1.2 1.4 1. Coerência, Consistência, Abrangência e atualização das linhas, projetos, proposta curricular 25% 2. Coerência, consistência e abrangência dos mecanismos de interação com outras instituições 20% 3. Infraestrutura 15% 4. Planejamento do Curso visando atender demandas atuais e futuras 25% 5. Articulação de MP com outros cursos acadêmicos do mesmo Programa de PG 15%

18 Corpo Docente- Eng III Acadêmico Profissional 2.3 2.1 2.2 2.1. FOR (Pesq. CNPq) 20% 2.2. Aplicações de Pesquisa 30% 2.3. ATI (disciplinas por docente) 20% 2.4. Relevância dos Projetos 10% 2.5. D3A 20%

19 Corpo Discentes, Teses e Dissert. - Eng III Acadêmico Profissional 3.3 3.1 3.2 3.1. ORI (Mestres TItulados/ DP) 20% 3.2. PSA (Doscentes sem Mestres titulados / DP) 5% 3.3. PRDM (QTD/dissertações) (QTD = publ./disc) 40% 3.4. Impacto dos trabalhos de conclusão e da atuação profissional do egresso NA

20 Produção Intelectual – Eng III Acadêmico Profissional

21 Inserção Social – Eng III Acadêmico Profissional 5.35.1 5.2 5.4 5.6 1. Impacto do Programa (econômico, tecnológico, educacional, social, sanitário, profissional e legal) 40% 2. Integração e cooperação com outros programas com vistas a desenvolvimento da PG 10% 3. Integração e cooperação com instituições setoriais 10% 4. Divulgação e transparência das atividades do Programa 10% 5. Percepção dos egressos e das instituições beneficiadas 20% 6. Articulação do MP com outros da instituição na mesma área de atuação NA

22 Inserção Social – Eng III Acadêmico Profissional 5.35.1 5.2 5.4 5.6 5.35.1 5.2

23 Sugestões das Eng. III à CAPES Cadastro do docente: deve informar se tem vínculo com empresa (CNPJ, etc) ou se possui experiência profisional não acadêmica (vínculo empregatício no passado, consultoria, etc) Cadastro de trabalhos de conclusão: indicar para que empresa o trabalho foi desenvolvido e gerente (email) que possa ser consultado sobre impacto do trabalho (via sistema eletrônico, onde o parecerista indicará impactos econômico, tecnológico, educacional, social, sanitário, profissional e legal) e campo para discente informar o impacto do mestrado na sua vida profissional.

24 Sugestões das Eng. III à CAPES Produção técnica: – Indicar produção científica a ela relacionada – Propriedade intelectual (patente, modelo de utilidade, software registrado, desenho industrial e marcas) – Em patente, especificar status (depositada, concedida ou licenciada) – Artigos em anais de eventos nacionais e internacionais – Criação de empresas spin-off por discentes, docentes ou egressos – Consultoria (empresa, duração) – Organização de eventos técnicos – Palestras – Livro


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