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Avaliação dos cursos que obtiveram nota 4 no último triênio Maria Inês Schmidt Mariangela Cherchiglia Reunião Capes e Coordenadores de Programas de Pós-Graduação.

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1 Avaliação dos cursos que obtiveram nota 4 no último triênio Maria Inês Schmidt Mariangela Cherchiglia Reunião Capes e Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva Brasília, 10 de agosto de 2009

2 Conceito do quesito Proposta do Programa segundo itens de avaliação, 2004-2006 Pontos Fortes: a maioria dos Programas tem sua proposta bem estruturada, com áreas de concentração e linhas de pesquisa estáveis, com projetos em desenvolvimento financiados por agências de fomento. Os objetos de investigação e métodos são coerentes com a área e proposta de formação. As disciplinas são coerentes e adequadas às áreas de concentração e linhas de pesquisas. A infra estrutura, em sua maioria, é adequada ou boa. 2 cursos não obtiveram muito bom nesse quesito, um porque iniciou somente em 2006 e outro está passando por reestruturação.

3 Conceito do quesito Corpo Docente segundo itens de avaliação, 2004-2006 Pontos Fortes: O Corpo docente permanente (DP) é formado por doutores, pelo menos 1 é pesquisador do CNPq (o percentual varia de 9% a 42%), com perfil multidisciplinar - variando o percentual de formação relacionada à saúde pública; Parece haver um razoável equilíbrio da distribuição da carga didática entre os DP; Percentual importante participa da graduação, especialmente Iniciação Científica (IC); Pontos a Serem Desenvolvidos: Percentual de Colaboradores: alguns Programas ainda tem dependência de colaboradores para orientação e ensino; Grande variação no percentual de pesquisadores do CNPQ (alguns com menos de 10% do seu DP); A participação dos docentes em projetos de intercâmbio nacional e internacional, bem como de participação em conselho editorial e órgãos de fomento é relativamente pequena e as vezes não descrita por alguns Programas; Participação do DP em projetos de pesquisa financiados e revisados por pares é o item pior avaliado - é importante descrever as fontes e valores dos financiamentos.

4 Conceito do quesito Corpo Discente, Teses e Dissertações segundo itens de avaliação, 2004-2006 Pontos Fortes: A maioria apresenta boa eficiência no tempo de formação, com tendência decrescente em alguns Programas, média variando de 18 a 28 meses (média de 25 meses); Boa relação de discentes titulados em relação ao tamanho do corpo discente e ao CDP; Percentual importante dos discentes e egressos participam da produção científica. Pontos a Serem Desenvolvidos: Adequação da relação orientador/discente, alguns Programas tem importante desequilíbrio nessa relação; O tempo de titulação para bolsistas é maior em alguns Programas Não é relatado produção discente da graduação;

5 Conceito do quesito Produção Intelectual segundo itens de avaliação, 2004-2006 Pontos Fortes: Crescente produção científica em publicações qualificadas tanto pelo corpo docente como pelos DP; A produção técnica do corpo docente é boa, predominando serviços técnico, apresentação de trabalhos; Pontos a Serem Desenvolvidos: Desequilíbrio da produção qualificada entre o corpo docente (docente sem produção no trênio); A produção técnica do corpo docente desvinculada das áreas de concentração ou linha de pesquisa e ausência de produção para alguns DP;

6 Conceito do quesito Inserção Social segundo itens de avaliação, 2004-2006 Pontos Fortes: Na maioria dos programas, os docentes do participam de assessoria/consultoria para instituições governamentais: MS, SES e SMS; A maioria dos Programas apresenta integração com outras IES, intercâmbios intra-institucionais e internacionais. Todos têm página na WEB para divulgação das principais informações de interesse. Pontos a Serem Desenvolvidos: Ressaltar mais a participação regional e nacional; Atividades de Intercâmbio com outras IES, intercâmbios intra-institucionais e internacionais, necessitam ser trabalhadas em pelo menos 3 Programas Página de WEB: disponibilizar informações sobre teses e dissertações defendidas, projetos de pesquisa (financiadores e montante de financiamento).

7 Média de artigos Qualis internacional pelo número de docentes/ano, 2004 a 2006 Fonte: Capes

8 Média de artigos segundo o Qualis pelo número de docentes/ano, 2007 e 2008 Fonte: Dados enviados pelos Programas

9 Média de artigos pelo número de docentes/ano, segundo triênio de avaliação Fonte: Capes e Dados enviados pelos Programas

10 Tendências observadas Fonte: Capes Não há problemas muito sérios; apenas 2 Programas obtiveram apenas B em Corpo Docente, Discente e em Prod. Intelectual; 1 é novo e precisa de reestruturação embora corpo docente e produção intelectual sejam MB 2 apresentam indícios de provável progressão

11 OBRIGADA!!!


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