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Prof. Dr. Emerson Maccari. ANÁLISE DOS RESULTADOS – Sistema de Avaliação da CAPES CRITÉRIO S DESDOBRAMENTO DE CADA QUESITO AVALIAÇÃO M. BOMBOMREGULARFRACO.

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1 Prof. Dr. Emerson Maccari

2 ANÁLISE DOS RESULTADOS – Sistema de Avaliação da CAPES CRITÉRIO S DESDOBRAMENTO DE CADA QUESITO AVALIAÇÃO M. BOMBOMREGULARFRACO DEFICIENT E Proposta do programa Áreas de concentração, linhas de pesquisa e projetos em andamento (pesquisa, desenvolvimento e extensão). AVALIAÇÃO QUALITATIVA Coerência, consistência e abrangência da estrutura curricular. Infra-estrutura para ensino, pesquisa e extensão. Atividades inovadoras e diferenciadas de formação de docentes. Corpo Docente 25%Formação dos docentes permanentes.> 80% % % %< 50% 30%Adequação da dimensão, composição e dedicação dos docentes permanentes.> 70% % %< 40% 30%Atividade docente permanente na pós-graduação.> 90% % % %< 60% 15%Atividade docente permanente na graduação.> 90% % % %< 60% 20% Participação dos docentes em pesquisa e desenvolvimento de projetos.> 90% % % %< 60% Corpo Discente 30% Percentual de defesas mestrado/doutorado em relação ao corpo docente permanente. > 40% 25% 36-39% 22-24% 30-35% 18-21% < 30% < 18% 20%Adequação e compatibilidade da relação orientador/discente.< 8 30% Qualidade das Teses e dissertações - Participação de discentes autores da pós- graduação e graduação. > 25% > 40% 20-24,9% 30-39,9% 15-19,9% 20-29,9% 10-14,9% 10-19,9% < 10% 20%Eficiência do Programa na formação de mestres e doutores bolsistas < 30 < > 33 > 56 30% Produção Intelectual 40%Publicações qualificadas do programa por docente permanente.> < 12 30% Distribuição de publicações qualificadas em relação ao corpo docente permanente. > 80% % % %< 20% 30Produção técnica ou tecnológica.AVALIAÇÃO QUALITATIVA 40% Impacto Social 40%1) Destino s dos egressos 2) Publicações de impacto; 3) atividades de extensão AVALIAÇÃO QUALITATIVA 30%Integração e cooperação com outros programas. 10%30%Visibilidade ou transparência do programa.

3 Dissertações e Teses Produção Intelectual Estrutura Curricular Área de concentração Linhas de Pesquisa Projetos de Pesquisa Organização da Estrutura de Pesquisa - Modelo CAPES

4 Estrutura do Programa Resultados Produção Científica e Tecnológica Inserção Social Sistema de Avaliação da Pós-Graduação Corpo discente Área de Concentração Estrutura Curricular Linhas de Pesquisa Projetos (eixo) Corpo Docente Plano Estratégico Missão do Programa Egresso Stakeholders Visão Acesso a Recursos

5 Triênios e

6 Administração As linhas de pesquisa pertencem ao Programa e é por meio delas que os docentes se conectam para desenvolver suas atividades. Área de Concentração e Linhas de Pesquisa - LP

7 Linhas de Pesquisa e Projetos de Pesquisa Diminuição da linhas de pesquisa de 12 para 8 48 docentes (mínimo de 4 por linha) Linhas de pesquisa do professor e não do programa Projeto eixo de pesquisa máximo 2 por docente participação em 1 como colaborador

8 Projeto Eixo de Pesquisa DOCENTE

9 Docentes Premiação para os mais produtivos (produção Intelectual) Curso de Lattes Auxílio na elaboração de projetos de pesquisa Requisitos para participar do corpo docente permanente (Produção, Disciplina, Orientação e projeto financiado); 2010 – 2013 – Desempenho docente (Produção Intelectual, Orientação, projeto financiado, produção em parceria (ou não) com o discente e egresso, grupo de pesquisa)

10 Gestão do processo de entrada no Programa A entrada é regulada pela saída (controle de estoque) Entrada por linha de pesquisa (capacidade de orientação do ocente) Aumento da entrada de doutores 2004  42 M e 37 D =  43 M e 48 D =  48 M e 53 D = 100

11 Discentes Publicação em periódico vale créditos. Cada artigo em periódico “Qualisficado” = 4 créditos Artigos em congresso = 2 créditos Pode acumular 8 créditos (2 disciplinas) Sistema de acompanhamento discente: 1) Adequado; 2) Alerta; 3) Risco. Curso de Lattes

12 O processo de Gestão da Informação Coordenação do Programa Sistema Fênix - Pós Graduação da USP Seção Pós-Graduação da FEA Docentes Secretaria do PPGA Equipe Coleta Discentes, Participantes Externos e Teses/Disserta -ções Projetos de Pesquisa Disciplinas Turmas Auxílio no preenchimento do Currículo Lattes -CNPq Produção docente, Produção Discente/ Egressos Discentes e Egressos Colegiado do PPGA Área de Concentração Linhas de Pesquisa Preenchime nto e Conferência dos Dados

13 Resultados TIPOS DE PRODUÇÃO CORRIGIDOEVOLUÇÃO BIBLIOGRÁFICA Artigos em Periódico % Livros/Capítulos % Trabalhos em Anais % Artigo em Jornais e Revistas % Outro tipo de produção bibliográfica % TÉCNICA Serviços Técnicos % Curso curta duração % Desenvolvimento de Aplicativo 12100% Desenvolvimento de Material Didático 18700% Desenvolvimento de técnica 5740% Editorial 8912% Organização de Eventos 17600% Programa de Rádio/TV 61066% Relatório de Pesquisa % Outro tipo de produção técnica % Apresentação de Trabalhos % TOTAL % MACCARI, E. et al. Sistema de avaliação da pós-graduação da capes: pesquisa-ação em um programa de pós-graduação em administração. RBPG. Revista Brasileira de Pós-Graduação, 2008.

14

15 Critérios para indexação Scielo: Scopus: ISI: DOAJ:

16 EstratoPontuação A1100 A285 B170 B255 B340 B425 B510 C0

17 NATUREZA DA PRODUÇÃO E VEÍCULO TRIÊNIO NÍVELPONTOS Livro publicadoL4 L3 L2 L Autoria de capítuloL4 L3 L2 L VerbeteL4 L3 L2 L ( ** ) O total de pontos atribu í dos ao Programa por uma coletânea em que seus docentes permanentes tenham participado não pode exceder à pontua ç ão correspondente a um livro qualificado no mesmo estrato. Classificação Livros


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