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SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA CAPES

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Apresentação em tema: "SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA CAPES"— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA CAPES
Prof. Dr. Emerson Maccari

2 DESDOBRAMENTO DE CADA QUESITO
ANÁLISE DOS RESULTADOS – Sistema de Avaliação da CAPES CRITÉRIOS DESDOBRAMENTO DE CADA QUESITO AVALIAÇÃO M. BOM BOM REGULAR FRACO DEFICIENTE Proposta do programa Áreas de concentração, linhas de pesquisa e projetos em andamento (pesquisa, desenvolvimento e extensão). AVALIAÇÃO QUALITATIVA Coerência, consistência e abrangência da estrutura curricular. Infra-estrutura para ensino, pesquisa e extensão. Atividades inovadoras e diferenciadas de formação de docentes. Corpo Docente 25% Formação dos docentes permanentes. > 80% % % % < 50% 30% Adequação da dimensão, composição e dedicação dos docentes permanentes. > 70% % % < 40% Atividade docente permanente na pós-graduação. > 90% % < 60% 15% Atividade docente permanente na graduação. 20% Participação dos docentes em pesquisa e desenvolvimento de projetos. Corpo Discente Percentual de defesas mestrado/doutorado em relação ao corpo docente permanente. > 40% 25% 36-39% 22-24% 30-35% % < 30% < 18% Adequação e compatibilidade da relação orientador/discente. < 8 Qualidade das Teses e dissertações - Participação de discentes autores da pós-graduação e graduação. > 25% > 40% 20-24,9% 30-39,9% 15-19,9% 20-29,9% 10-14,9% 10-19,9% < 10% Eficiência do Programa na formação de mestres e doutores bolsistas < 30 < 54 > 33 > 56 Produção Intelectual 40% Publicações qualificadas do programa por docente permanente. > 50 35-49 12- 19 < 12 Distribuição de publicações qualificadas em relação ao corpo docente permanente. % % % < 20% 30 Produção técnica ou tecnológica. Impacto Social 1) Destino s dos egressos 2) Publicações de impacto; 3) atividades de extensão Integração e cooperação com outros programas. 10% Visibilidade ou transparência do programa.

3 Organização da Estrutura de Pesquisa - Modelo CAPES
Dissertações e Teses Produção Intelectual Estrutura Curricular Área de concentração Linhas de Pesquisa Projetos de Pesquisa

4 Sistema de Avaliação da Pós-Graduação
Estrutura do Programa Resultados Produção Científica e Tecnológica Inserção Social Sistema de Avaliação da Pós-Graduação Corpo discente Área de Concentração Estrutura Curricular Linhas de Pesquisa Projetos (eixo) Corpo Docente Plano Estratégico Missão do Programa Egresso Stakeholders Visão Acesso a Recursos

5 Estruturação do PPGA/USP
Triênios e

6 Área de Concentração e Linhas de Pesquisa - LP
Administração As linhas de pesquisa pertencem ao Programa e é por meio delas que os docentes se conectam para desenvolver suas atividades.

7 Linhas de Pesquisa e Projetos de Pesquisa
Diminuição da linhas de pesquisa de 12 para 8 48 docentes (mínimo de 4 por linha) Linhas de pesquisa do professor e não do programa Projeto eixo de pesquisa máximo 2 por docente participação em 1 como colaborador

8 Linha de Pesquisa orientandos produções Projeto Eixo de Pesquisa
DOCENTE orientandos produções

9 Docentes Premiação para os mais produtivos (produção Intelectual)
Curso de Lattes Auxílio na elaboração de projetos de pesquisa Requisitos para participar do corpo docente permanente (Produção, Disciplina, Orientação e projeto financiado); 2010 – 2013 – Desempenho docente (Produção Intelectual, Orientação, projeto financiado, produção em parceria (ou não) com o discente e egresso, grupo de pesquisa)

10 Gestão do processo de entrada no Programa
A entrada é regulada pela saída (controle de estoque) Entrada por linha de pesquisa (capacidade de orientação do ocente) Aumento da entrada de doutores 2004  42 M e 37 D = 79 2005  43 M e 48 D = 91 2006  48 M e 53 D = 100

11 Discentes Publicação em periódico vale créditos .
Cada artigo em periódico “Qualisficado” = 4 créditos Artigos em congresso = 2 créditos Pode acumular 8 créditos (2 disciplinas) Sistema de acompanhamento discente: 1) Adequado; 2) Alerta; 3) Risco. Curso de Lattes

12 O processo de Gestão da Informação
Coordenação do Programa Sistema Fênix - Pós Graduação da USP Seção Pós-Graduação da FEA Docentes Secretaria do PPGA Equipe Coleta Discentes, Participantes Externos e Teses/Disserta-ções Projetos de Pesquisa Disciplinas Turmas Auxílio no preenchimento do Currículo Lattes -CNPq Produção docente, Produção Discente/ Egressos Discentes e Egressos Colegiado do PPGA Área de Concentração Linhas de Pesquisa Preenchimento e Conferência dos Dados

13 Resultados TIPOS DE PRODUÇÃO 2004 2004 CORRIGIDO EVOLUÇÃO
BIBLIOGRÁFICA Artigos em Periódico 63 125 98% Livros/Capítulos 39 90 130% Trabalhos em Anais 237 713 200% Artigo em Jornais e Revistas 83 215 159% Outro tipo de produção bibliográfica 21 28 33% TÉCNICA Serviços Técnicos 203 417 105% Curso curta duração 36 66 83% Desenvolvimento de Aplicativo 1 2 100% Desenvolvimento de Material Didático 8 700% Desenvolvimento de técnica 5 7 40% Editorial 9 12% Organização de Eventos 600% Programa de Rádio/TV 6 10 66% Relatório de Pesquisa 3 11 266% Outro tipo de produção técnica 67 98 46% Apresentação de Trabalhos 43 178 314% TOTAL 817 1984 142% MACCARI, E. et al. Sistema de avaliação da pós-graduação da capes: pesquisa-ação em um programa de pós-graduação em administração. RBPG. Revista Brasileira de Pós-Graduação, 2008.

14 Novo Qualis

15 Critérios para indexação
Scielo: Scopus: ISI: DOAJ:

16 Estrato Pontuação A1 100 A2 85 B1 70 B2 55 B3 40 B4 25 B5 10 C

17 NATUREZA DA PRODUÇÃO E VEÍCULO
Classificação Livros NATUREZA DA PRODUÇÃO E VEÍCULO TRIÊNIO NÍVEL PONTOS Livro publicado L4 L3 L2 L1 100 72 52 12 Autoria de capítulo 32 24 14 4 Verbete 16 6 2 . (**) O total de pontos atribuídos ao Programa por uma coletânea em que seus docentes permanentes tenham participado não pode exceder à pontuação correspondente a um livro qualificado no mesmo estrato.


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