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AVALIAÇÃO TRIENAL 2013 CAPES ÁREA SAÚDE COLETIVA.

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1 AVALIAÇÃO TRIENAL 2013 CAPES ÁREA SAÚDE COLETIVA

2 Programas acadêmicos

3 QUESITO 1 : PROPOSTA ITEM 1.1. COERÊNCIA E CONSISTÊNCIA PESO 50 AVALIAÇÃO QUALITATIVA: OBJETIVO, ÁREA CONCENTRAÇÃO, LINHAS, PROJETOS E DISCIPLINAS ITEM 1.2. PLANEJAMENTO PESO 20 AVALIACÃO QUALITATIVA: VISÃO, EVOLUÇÃO E TENDENCIAS, PONTOS FORTES E FRACOS, AUTO-AVALIAÇÃO ITEM 1.3. INFRA-ESTRUTURA PESO 30 AVALIAÇÃO QUALITATIVA: INSTALACÕES, BIBLIOTECA E RECURSOS DE INFORMÁTICA

4 QUESITO 2: CORPO DOCENTE ITEM 2.1 PERFIL DO CORPO DOCENTE PESO FORMAÇÃO PRESTÍGIO E EXPERIÊNCIA ITEM 2.2.ADEQUAÇÃO E DEDICAÇÃO PESO DIMENSÃO RENOVAÇÃO: docentes permanentes novos MB = ATÉ 20% B = 21-25% R = 26-30% F = 31-35% D > 35%

5 QUESITO 2: CORPO DOCENTE ITEM 2.2.ADEQUAÇÃO E DEDICAÇÃO(cont.) ESTABILIDADE: permanência por três anos MB = 80% ou mais B = 70-79% R = 60-69% F= 50-59% D< 50% DEPENDÊNCIA DE COLABORADORES: % atividades de ensino, orientação e pesquisa desempenhadas por colaboradores MB = ATÉ 20% B = 21-30% R = 31-40% F = 41-50% D> 50%

6 QUESITO 2: CORPO DOCENTE ITEM 2.3.DISTRIBUIÇÃO DAS ATIVIDADES PESO PARTICIPAÇÃO: DP com atuação em ensino, orientação e pesquisa no triênio MB = 70% ou mais B = 60-69% R= 50-59% F = 40-49% D < 40% ATUAÇÃO EM MAIS DE 2 PPG AVALIACÃO QUALITATIVA : sobrecarga PORTARIA 01/2013 : DP em situação irregular Alerta aos programas

7 QUESITO 2: CORPO DOCENTE Item 2.4. ATIVIDADES DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PESO 15 IES: MB = DISCIPLINA E IC B = DISCIPLINA OU IC R = NENHUM IP: MB = IC R = SEM IC ITEM 2.5. FOMENTO PESO 15 Projetos Financiados: MB = 50% ou mais B = 35-49% R = 20-34% F = 10-19% D < 10% Análise qualitativa: abrangência dos projetos e magnitude dos financiamentos

8 Quesito 3: CORPO DISCENTE ITEM 3.1. QUANTIDADE DE ALUNOS TITULADOS: alunos titulados/DP no triênio PESO 30 MB = 2 OU MAIS B = 1,0 – 1,9 R= 0,5 – 0,9 F= 0,1-0,4 D= 0 ITEM 3.2. DISTRIBUIÇÃO DAS ORIENTAÇÕES PESO MÉDIA das orientações em andamento por DP MB = 3,5 -8,0 B = 2,5 -3,4 R= 1,5-2,4 F= 1,0-1,4 D < 1,0

9 Quesito 3: CORPO DISCENTE ITEM 3.2. DISTRIBUIÇÃO DAS ORIENTAÇÕES (CONT.) DP SEM ORIENTACÃO NO TRIÊNIO MB = 0 B = 1-10% D > 10% DP COM MAIS DE 8 ORIENTAÇÕES em andamento em todos os programas em que atuam MB = 0 -10% B = 11-20% R = 21-30% F > 30% D = qualquer DP com mais de 20 alunos

10 Quesito 3: CORPO DISCENTE ITEM 3.3. QUALIDADE DA PRODUCÃO DISCENTE PESO DISCENTE-AUTOR MB = 30% ou mais B = 20-29% R = 10-19% F = 5-9% D < 5% ARTIGOS de discentes ou egressos em periódicos B2 ou superior/total de alunos MB = 0,30 ou mais B = 0,15 - 0,29 R = 0,05 – 0,14 F = 0,01- 0,04 D = 0

11 Quesito 3: CORPO DISCENTE ITEM 3.3. QUALIDADE DA PRODUCÃO DISCENTE (cont.) PRODUÇÃO discente/total de alunos: artigos, capítulos, livros, trabalhos em anais, trabalhos em congressos MB = 1,2 ou mais B = 0,80 – 1,19 R = 0,50 – 0,79 F = 0,20-0,49 D < 0,20 ITEM 3.4. EFICIÊNCIA NA FORMACÃO PESO 10 TEMPO MÉDIO DE TITULAÇÃO MESTRADO:DOUTORADO: MB = 24-26MB = B = 27-30B = R= 31-36R = F =37-42F = D > 42D > 68

12 QUESITO 4: PRODUÇÃO INTELECTUAL ITEM 4.1 PUBLICAÇÕES QUALIFICADAS POR DP PESO 40 PRODUÇÃO PER CAPITA MB = 600 ou mais B = R = F = D < 120 ITEM 4.2 DISTRIBUIÇÃO DA PRODUCÃO QUALIFICADA PESO PRODUCÃO ACIMA DA MEDIANA (205 pontos/DP/ano) MB = 60% ou mais B = % R = 20-49% F = 10-19% D < 10%

13 QUESITO 4: PRODUÇÃO INTELECTUAL ITEM 4.2 DISTRIBUIÇÃO DA PRODUCÃO QUALIFICADA (cont.) PRODUCÃO ACIMA DO PERCENTIL 80 (427 pontos/DP/ano) MB = 15% ou mais B = 10-14% R = 5-9% F = 1-4% D = 0% MEDIANA de distribuição dos artigos como critério qualitativo Item 4.3. PRODUCÃO TÉCNICA PESO MÉDIA de artigos e livros técnicos/DP MB = 1,0 ou mais B = 0,5 – 0,9 R = < 0,5

14 QUESITO 4: PRODUÇÃO INTELECTUAL Item 4.3. PRODUCÃO TÉCNICA (CONT) SCORE DE PRODUTOS TÉCNICOS Participação em comissões ou comitês técnicos relacionados a atividades da política de saúde Consultoria ou assessoria a órgãos do Sistema Único de Saúde ou organizações do setor saúde Editoria científica de periódicos ou livros Pareceres científicos para periódicos ou livros Pareceres técnicos próprios dos campos de atuação da Saúde Pública (atividades regulatórias diversas) Elaboração de protocolos de conduta, guias e manuais de atuação profissional Atuação em serviços técnicos próprios da área de Saúde Coletiva Cursos de capacitação e treinamentos para profissionais de saúde Desenvolvimento de produtos técnicos com aplicação no setor saúde Produção de material didático Atividades de fortalecimento da educação básica Atividades de divulgação científica para a população em geral. MB = 20 pontos ou mais B = 15 – 19 R < 15

15 QUESITO 5: INSERÇÃO SOCIAL ITEM 5.1. INSERÇÃO E IMPACTO PESO 30 AVALIACÃO QUALITATIVA: diferentes tipos de impactos ITEM 5.2. COOPERAÇÃO PESO 55 AVALIACÃO QUALITATIVA: nacional e internacional ITEM 5.3. VISIBILIDADE PESO 15 ANÁLISE SITE: informações sobre o curso, processo de seleção, acesso aos resumos ou texto completo dos trabalhos de conclusão

16 PROGRAMAS PROFISSIONAIS

17 QUESITO 1 : PROPOSTA ITEM 1.1. COERÊNCIA E CONSISTÊNCIA PESO 40 AVALIAÇÃO QUALITATIVA: OBJETIVO, ÁREA CONCENTRAÇÃO, LINHAS, PROJETOS E DISCIPLINAS ITEM 1.2. MECANISMOS DE ARTICULAÇÃO PESO 30 AVALIAÇÃO QUALITATIVA ITEM 1.3. INFRA-ESTRUTURA PESO 10 AVALIAÇÃO QUALITATIVA: INSTALACÕES, BIBLIOTECA E RECURSOS DE INFORMÁTICA ITEM 1.4. PLANEJAMENTO PESO 20 AVALIACÃO QUALITATIVA: VISÃO, EVOLUÇÃO E TENDENCIAS, PONTOS FORTES E FRACOS, AUTO-AVALIAÇÃO

18 QUESITO 2: CORPO DOCENTE ITEM 2.1 PERFIL DO CORPO DOCENTE PESO FORMACÃO OU ATUACÃO NO TEMA DO PROGRAMA MB = 70 % ou mais B = 60-69% R = 40-59% F = 25-39% D < 25% COMPOSIÇÃO: profissionais sem doutorado MB = 0 -19% B = 20-29% R = 30-39% F = 40-49% D = 50% ou mais OBS: agregar análise da experiência dos não titulados

19 QUESITO 2: CORPO DOCENTE ITEM 2.2 ADEQUAÇÃO DA DIMENSÃO PESO ESTABILIDADE: permanência como DP por 3 anos MB = 80% ou mais B = 70-79% R = 60-69% F= 50-59% D < 50% PARTICIPAÇÃO em mais de 2 PPG MB = 0-20% B = 21-30% R = 31-50% F = 51-60% D > 60% SITUAÇÃO IRREGULAR portaria 01/2013

20 QUESITO 2: CORPO DOCENTE Item 2.3 DISTRIBUIÇÃO DAS ATIVIDADES PESO PARTICIPAÇÃO nas atividades de ensino, orientação e P&D MB 75% B = 65-74% R = 55-64% F = 45-54% D < 45% DEPENDÊNCIA DOS COLABORADORES MB = até 20% B = 21-30% R=31-40% F = 41-50% D> 50%

21 QUESITO 2: CORPO DOCENTE Item 2.3 DISTRIBUIÇÃO DAS ATIVIDADES (CONT.) MÉDIA DE ORIENTAÇÕES em andamento MB = 1 A 3 B = 0,5 A 0,9 OU 3,1 A 4 R = 4,1 A 6,0 F = > 6 D < 0, DP SEM ORIENTAÇÕES no triênio MB = 0% B = 1 – 10% R = 11-15% F = 16-20% D> 20% DP com mais de 8 orientações em andamento MB = 0 -10% B = 11-20% R = 21-30% F > 30% D = qualquer DP com mais de 20 alunos

22 QUESITO 3: CORPO DISCENTE ITEM 3.1 QUANTIDADE DE ALUNOS TITULADOS PESO ALUNOS TITULADOS/DP MB = 1,0 – 4,0 B = 4,1 – 6,0 R =6,1 – 8,0 F > 8,0 D < 1, DISCENTE AUTOR MB 30% B = 20-29% R = 10-19% F = 5 -9% D < 5% PRODUÇÃO DISCENTE: produtos/total de alunos + titulados MB > 0,5 B = 0,15 – 0,49 R = 0,10- 0,14 F= 0,05-0,09 D < 0,05

23 QUESITO 3: CORPO DISCENTE ITEM 3.2 QUALIDADE DO TRABALHO DE CONCLUSÃO PESO 40 ANÁLISE DOS RESUMOS: OBJETIVO, MÉTODO E RESULTADOS ADEQUAÇÃO À TEMÁTICA DO PROGRAMA CARÁTER APLICADO DO PROBLEMA ESTUDADO MB = 80% ou mais B = 70-79% R=60-69% F=50-59% D < 50% ITEM 3.3 POTENCIAL DE APLICABILIDADE PESO 30 ANÁLISE DOS RESUMOS: FACTIBILIDADE POTENCIAL DE ABSORÇÃO RELEVÂNCIA DO PROBLEMA E DA SOLUÇÃO PORPOSTA CONTRIBUIÇÃO PARA COMPREENSÃO E SOLUÇÃO

24 QUESITO 4: PRODUÇÃO ITEM 4.1 PUBLICAÇÕES QUALIFICADAS POR DP PESO 30 PRODUÇÃO PER CAPITA MB = 350 OU MAIS B= R = F= D <50 ITEM 4.2 PRODUÇÃO TECNICA PESO SCORE DAS ATIVIDADES TÉCNICAS MB = 23 ou mais B = 18 a 22 R = F = D < ARTIGOS E LIVROS TÉCNICOS MB = 1 ou mais B = 0,5- 0,9 R = 0,3-0,4 F = 0,1-0,2 D =0

25 QUESITO 4: PRODUÇÃO ITEM 4.3 DISTRIBUIÇÃO DA PRODUÇÃO QUALIFICADA PESO PRODUÇÃO ACIMA DA MEDIANA (85 pontos/DP/ano) MB = 60% ou mais B = 50-59% R= 30=49% F=20-29% D < 20% PRODUÇÃO ACIMA DO PERCENTIL 80 (255 pontos/DP/ano) MB = 20% ou mais B = 10-19% R = 5-9% F=1-4% D < 1%

26 QUESITO 4: PRODUÇÃO Item 4.4 ARTICULAÇÃO DA PRODUÇÃO Peso 20 AVALIAÇÃO QUALITATIVA: PROXIMIDADE COM A TEMÁTICA DO CURSO ALINHAMENTO COM AS LINHAS DE PESQUISA COERÊNCIA ENTRE PRODUÇÃO TÉCNICA E CIENTÍFICA

27 QUESITO 5: INSERÇÃO SOCIAL ITEM 5.1. IMPACTO PESO 40 AVALIAÇÃO QUALITATIVA: contribuição para o SUS, formação profissional. ITEM 5.2. COOPERAÇÃO ACADÊMICA PESO 20 AVALIAÇÃO QUALITATIVA: cooperação e intercâmbio nacional e internacional ITEM 5.3 COOPERAÇÃO TÉCNICA PESO 20 AVALIAÇÃO QUALITATIVA: instituições do setor saúde ITEM 5.4 VISIBILIDADE PESO 20 AVALIAÇÃO QUALITATIVA: SITE DO PROGRAMA


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