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17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração.

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1 17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração Mestrado em Gestão de Organizações Públicas Nível: Profissionalizante Conceito na Capes: 3 Início do Curso: Mestrado: 2011 Coordenador: Gilnei Luiz de Moura Coordenador Substituto: Breno Augusto Diniz Pereira Centro de Ciências Sociais e Humanas - CCSH MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMITÊ ASSESSOR DA PRPGP

2 UFSM Pontos fortes do Curso Viabilidade política por parte da Reitoria Apoio incondicional do CCSH Área de concentração: Gestão de Organizações Públicas – Poucos cursos no Brasil x Vasto campo de atuação Corpo docente jovem, dedicado, aguerrido e comprometido em honrar o nome da UFSM Tradição de competência e de sucesso do PPG Administração Imagem de curso sério e respeitável perante os técnico-administrativos da UFSM – respaldo e corroboração do trabalho que está sendo feito Concentração das aulas (quinta-sexta-sábado) Destreza de nossos técnicos administrativos na Secretaria do PPG

3 UFSM Pontos fracos do Curso Imagem - Ainda há desconhecimento do que seja o curso e de seu escopo de atuação por parte do quadro técnico-administrativo da UFSM Migração da cultura de mestrado acadêmico para mestrado profissional – aulas e propósitos distintos Produção científica específica na área de gestão pública Todos os discentes trabalham – o primeiro ano praticamente fica restrito às atividades de ensino Bases de pesquisa para área de administração e gestão pública, e.g., JSTOR, disponível apenas para consulta de resumos e abstracts Baixa produção técnica e desenvolvimento de patentes

4 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 1 PROPOSTA DO CURSO MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças Externas Prioridade 1 a 5 Revisar o projeto pedagógico do Curso, refletindo à respeito da configuração e profundidade das duas áreas do curso, e a distribuição dos docentes nas respectivas áreas ALTA Sobrecarga de trabalho de todo o corpo docente 1 Solidificar a imagem do Curso na UFSM e na Comunidade, primeiro para manter o conceito 3 e, posteriormente, avançar para conceito superior ALTA Priorização de divulgação nos órgãos de comunicação institucionais Agências Regulamentadoras 2

5 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 2 CORPO DOCENTE MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças Externas Prioridade 1 a 5 Buscar um equilíbrio do corpo docente, entre doutores, profissionais e técnicos com experiências em pesquisa aplicada Média Normas da UFSM Órgãos fiscalizadores 1 Estudar alternativas que propiciem ao Corpo Docente uma produção técnica, desenvolvimento de patentes e outras produções consideradas relevantes à área pública Alta Forte cultura acadêmica do corpo docente 1 Listar os principais eventos científicos e técnicos da área e se fazer presente por meio de seus docentes e discentes Alta$$3 DP - 2008200920102011 19 - 15 DP

6 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 3 ATIVIDADES DE PESQUISA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Verificar a possibilidade de convênios com outras IES e Institutos de Pesquisas ligados à área pública AltaBurocracia Culturas Institucionais 2 Fomentar visitas técnicas aos discentes, monitoradas por docentes Baixa$$3 Tornar o Curso a longo prazo um centro de excelência na área profissional de Gestão de Organizações Públicas Média Excesso de atividades do Corpo Docente Concorrência de outros PPGs 1 2008200920102011 15 vigentes Número de projetos de pesquisa

7 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 4 PRODUÇÃO INTELECTUAL MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Estudar alternativas que propiciem ao Corpo Docente uma produção técnica, desenvolvimento de patentes e outras produções consideradas relevantes à área pública Média3 Aproximar a produção técnica das publicações qualificadas Média2 Garantir a qualidade dos Trabalhos de Conclusão, a produção cientifica e técnica dos discentes e egressos, aumentando o impacto destes na atuação profissional do egresso AltaDiscente Ambiente de trabalho do discente 1 2008200920102011 616050 Trabalhos completos em periódicos

8 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 5 ATIVIDADES DE FORMAÇÃO Capacidade de formação2008200920102011 MESTRADO Número de discentes matriculados em cada ano 19 Número de titulados em cada ano DOUTORADO Número de discentes matriculados em cada ano Número de titulados em cada ano MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Selecionar e matricular 20 candidatos novos Alta1 Titular os 19 discentes no ano de 2012 AltaDiscente Ambiente de trabalho do discente 2

9 UFSM EIXO 6 DESTINO DOS MESTRES EGRESSOS Receita Federal INSS Prefeitura Municipal de Santa Maria UNIPAMPA Instituto de Perícias UFSM

10 UFSM EIXO 7 ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO SATISFAÇÃO INTERNA Poder realizar um mestrado na UFSM Qualidade das aulas Dedicação do corpo docente Secretaria Acadêmica

11 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 8 INFRA-ESTRUTURA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Ter um laboratório de simulação, estudos e pesquisas na área pública Média$3 Tornar disponível o acesso completo a base JSTOR Média$1 Melhorar os periódicos da área pública disponíveis nas bibliotecas da UFSM Alta$2

12 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 9 INSERÇÃO SOCIAL MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Discutir alternativas de alavancar a extensão e estudos técnicos por meio de palestras, eventos, viagens técnicas Média$1 Execução de um Fórum de Gestão das Organizações Públicas, como forma de discutir assuntos ligados à área e solidificar a sua imagem na comunidade local, regional e nacional Média Excesso de atividades do Corpo Docente 2

13 UFSM CONSOLIDAÇÃO DOS 9 EIXOS Primeiramente ser merecedor do apoio dado às atividades desenvolvidas, seja de forma administrativa, seja de forma política; e em segundo um parceiro na melhoria da pós-graduação da UFSM. Tornar o Mestrado Profissional em Gestão de Organizações Públicas atrativo ao corpo docente, i.e., captar mais docentes com aproximação das atividades técnicas para colaborar na sua solidificação Trabalhar a imagem do curso junto a comunidade da UFSM Destacar a relevância e importância deste mestrado para a sociedade civil PRINCIPAIS METAS

14 UFSM


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