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09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.

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1 09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências –Química da vida e saúde Conceito na Capes: 4 Início do Curso:  Mestrado: 2008  Doutorado: 2008 Apresentador: Élgion L S Loreto Centro de Ciências Naturais e Exatas MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMITÊ ASSESSOR DA PRPGP

2 UFSM Pontos fortes do Programa  A construção do PPG em Educação em Ciências – Química da Vida e Saúde, tem aspectos particulares, pois houve o engajamento de muitos docentes orientadores, com histórico de produção acadêmica em suas áreas de origem (Química, Física ou Biologia) mas sem uma produtividade na área de Ensino de Ciências. Em comum ao grupo, há o reconhecimento da importância social da “alfabetização científica” e o comprometimento de colaborar para a melhoria do ensino básico na nossa região. São estes fatores que mobilizam este grupo a trabalhar em uma nova área de atividade.  Ser uma programa inter-institucional (associação ampla UFRGS- UFSM- FURG).

3 UFSM Pontos fracos do Programa  Produção acadêmica incipiente na área de Educação em Ciências.

4 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 1 PROPOSTA DO PROGRAMA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Promover atividades integradas envolvendo os acadêmicos do curso, o projeto Ciência-Viva (CCNE), os cursos de licenciatura e as escolas da região. A infra- estrutura existente; tradição de alguns grupos neste tipo de atividade Liberação do professores da rede para participar 1 Contratação de no mínimo 4 professores com formação específica na área (Educação em Ciências) Disputa por novas vagas dentro dos departamen- tos 1

5 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 1 PROPOSTA DO PROGRAMA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Readequação das disciplinas e linhas de pesquisa ao “novo” quadro de orientadores (dada a recente expansão). Boa, dado o comprometi mento dos docentes com o PPG Concordância dos departamen- tos com a participação dos docentes e valorização das APGs na progressão funcional 2 Implementar evento integrador do PPGECQVS Boa: entusiasmo dos membros em criar este evento Recursos2

6 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 2 CORPO DOCENTE MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Ampliação do quadro de docentes com formação na área difícilDificuldade de obter novas vagas 1 Produção na área: descredenciamento dos que não alcançarem as metas de produtividade estabelecidas. boa1 DP - 2007200820092010 4810

7 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 3 ATIVIDADES DE PESQUISA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Instalação do curso em área que abrigue a parte administrativa do curso, espaço para atividades didáticas, salas de permanência para os bolsistas e os laboratórios de pesquisa Em fase de implementação 1 Equipar os laboratórios de pesquisa em ensino do prédio 13-B, dotando dos recursos necessários para melhoria significativa nas pesquisas desenvolvidas no PPG Boa, dada a existência de recursos já aprovados 1 2007200820092010 81924 Número de projetos de pesquisa

8 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 3 ATIVIDADES DE PESQUISA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Intensificar as interações com as unidades-membros do PPG na UFRGS e FURG: boa Recursos para a interação 1 Tentar estimular a interação internacional média 2

9 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 4 PRODUÇÃO INTELECTUAL MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Todos os docentes do programa devem atingir a produtividade mínima exigida pela área: publicações qualificada; participações em evento e produção de material didático. Boa, dada o empenho observado para submeter artigos e participar de eventos. 1 Incentivo a participação de discentes e docentes em eventos de pesquisa em Ensino de Ciências, sempre que possível com auxílio (passagens e diárias). Falta de recursos 2 207200820092010 2 (4) 5 (6) 7 (6) Trabalhos completos em periódicos

10 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 5 ATIVIDADES DE FORMAÇÃO Capacidade de formação2007200820092010 MESTRADO  Número de discentes matriculados em cada ano 9 14 11  Número de titulados em cada ano 1 9 DOUTORADO  Número de discentes matriculados em cada ano 6 11 3  Número de titulados em cada ano 1 MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Promover a co-orientação de iniciação científica, para engajar acadêmicos de graduação nas linhas de pesquisa do PPG, objetivando atrair futuros alunos que já tenham tido experiência de iniciação científica na área Boa3

11 UFSM EIXO 6 DESTINO DOS MESTRES E DOUTORES EGRESSOS Situação dos egressosMestresDoutores Total de egressos Porcentual de egressos como professores universitários, IFETs ou pesquisadores em institutos de pesquisa ou semelhantes 100% Porcentual de egressos que participam em Programas de PG Demais destinos relevantes dos egressos

12 UFSM EIXO 7 ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO SATISFAÇÃO INTERNA A reunião com os alunos e professores resultou em uma avaliação geral muito positiva do curso e permitiu esclarecimento de dúvidas dos alunos com relação a dois pontos principais 1- critérios de distribuição de bolsas 2- validação de créditos por artigos publicados e outras atividades na área de Ensino de Ciências Como sugestão para o curso, os alunos solicitaram: 1- Criação de uma disciplina integradora do curso 2- Maior integração com as unidades da UFRGS e FURG 3 – Qualificação para o mestrado. Em geral, a avaliação sobre o ambiente acadêmico no PPGEC foi positiva.

13 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 8 INFRA-ESTRUTURA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Mudar para as novas instalações Prédio Ciência Viva 13-C (CCNE) Em andamento 1

14 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 9 INSERÇÃO SOCIAL MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Incrementar ações nas escolas de ensino básico da região boa1 Incrementar ações junto ao Ciência Viva (CV) boa1 Evento ensino de ciências boa2 Curso de formação continuada professores  CV boa2

15 UFSM CONSOLIDAÇÃO DOS 9 EIXOS  Incrementar a produtividade acadêmica na área de Ensino de Ciência (EC);  Aumento do quadro docente com formação na área EC;  Consolidar o espaço “Ciência – Viva” como pólo difusor de alfabetização científica e produção de conhecimento na área de EC;  Incrementar interação com as escolas da rede de ensino básico para formação continuada de professores (mestrado profissionalizante?) PRINCIPAIS METAS

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