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17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional.

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1 17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional Conceito na Capes: 3 Início do Curso:  Mestrado: 2011 Apresentador(a): Anderson L. Maciel Centro de Ciências Naturais e Exatas MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMITÊ ASSESSOR DA PRPGP

2 UFSM Pontos fortes do Programa  Todos os docentes envolvidos são doutores  A maioria (cerca de 80%) dos discentes são bolsistas  Alta demanda  Mestrado de abrangência nacional  Qualificação dos professores da rede pública  Disciplinas com material disponibilizado pela SBM

3 UFSM Pontos fracos do Programa  Falta de infraestrutura, sala de estudos, laboratório de informática, biblioteca atualizada.  Não possui apoio secretarial e sala de coordenação.  Não está formalizado na UFSM.  A carga horária não é contabilizada pelo departamento.  O Mestrado é profissional, porém as métricas utilizadas para avaliação são as mesmas de um mestrado acadêmico.  Discentes que não são professores da rede pública não tem direito a bolsa.

4 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 1 PROPOSTA DO PROGRAMA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridad e 1 a 5 Qualificar professores da rede pública de ensino Maior apoio institucional Falta de infra- estrutura mínima adequada Pouco ( ou nenhum) incentivo das escolas e dirigentes aos discentes envolvidos no programa 1 Formar os alunos no prazo estipulado Pretende-se cumprir a meta Exame de qualificação Pouco tempo para os discentes se dedicarem ao programa 2 Consolidar, adaptar ou criar novas linhas de pesquisa Pretende-se cumprir a meta Pode não haver interesse de alguns docentes Não há3

5 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 2 CORPO DOCENTE MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Encampamento da carga horária Depende do departamento O programa está estruturado dentro da UFSM como UAB Projeção de aumento da carga didática por professor 1 Envolvimento regular dos novos Professores Permanentes nas atividades de docência Depende da escolha das disciplinas eletivas por parte dos alunos Os alunos podem não ter interesse em uma determinada disciplina Não há2 Incorporação de novos docentes permanentes no programa e de discentes Para 2012, 7 novos docentes serão incorporados ao programa Não há 3 DP - 2008200920102011 5

6 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 3 ATIVIDADES DE PESQUISA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Criar grupos de pesquisa Docentes conscientes e dispostos Não há nenhum grupo definido Não há1 Ter no mínimo 50% dos projetos dos docentes com algum tipo de financiamento Aumento do número de bolsas/financi amentos dos órgãos públicos nos últimos anos Desestímulos devido a baixa aprovação ocorrida principalmente na UFSM Editais da UFSM dão prioridade de financiamento a pesquisadores seniors 2 2008200920102011 4 Número de projetos de pesquisa

7 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 4 PRODUÇÃO INTELECTUAL MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Vincular as publicações com teses e dissertações Docentes estão consciente que esta deve ser a prioridade Os alunos são profissionais (professores atuantes), isso pode interferir em sua produção A pouca existência de revistas com qualis na área para esse tipo de produção 1 2008200920102011 Trabalhos completos em periódicos

8 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 5 ATIVIDADES DE FORMAÇÃO Capacidade de formação2008200920102011 MESTRADO  Número de discentes matriculados em cada ano 15  Número de titulados em cada ano MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Contornar os índices de reprovação Depende da coordenação Nacional Não háAs avaliações e o exame de seleção são elaborados externamente 1 Cada docente permanente com no mínimo uma orientação concluída no triênio Acordo entre os professores para não concentrar as orientações Não háEncargos didáticos elevados 2

9 UFSM EIXO 6 DESTINO DOS MESTRES E DOUTORES EGRESSOS Situação dos egressosMestresDoutores Total de egressos Porcentual de egressos como professores universitários, IFETs ou pesquisadores em institutos de pesquisa ou semelhantes Porcentual de egressos que participam em Programas de PG Demais destinos relevantes dos egressos

10 UFSM EIXO 7 ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO SATISFAÇÃO INTERNA  Discussão quanto as disciplinas (algumas tem enfoque mais acadêmico do que profissional)  Material ( disparidade entre a teoria, exercícios e prova);  Tempo reduzido em sala de aula  Muito conteúdo para pouco tempo  O blog Nacional deveria ter um tutor nacional  Demora no processo de matricula  Falta de infraestrutura (sala específica para o Mestrado)

11 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 8 INFRAESTRUTURA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Apoio secretarialDepende de editais para estagiários O curso não está adequado às normas da UAB Não temos nenhum tipo de financiamento 1 Sala para coordenação No projeto, esse espaço foi solicitado, porém foi negado O curso não está adequado às normas da UAB Espaço físico do CCNE está sendo disputado por vários cursos 2

12 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 9 INSERÇÃO SOCIAL MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Formalizar o mestrado dentro da Instituição Quase 100% concluído ( a coordenação ainda não tem portaria) Pouco tempo para o acompanha- mento do projeto A burocracia1

13 UFSM CONSOLIDAÇÃO DOS 9 EIXOS  Formalizar o mestrado dentro da Instituição  Qualificar os professores da rede pública de ensino  Vincular as publicações com teses e dissertações  Criar grupos de pesquisa PRINCIPAIS METAS

14 UFSM


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