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17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Administração.

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Apresentação em tema: "17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Administração."— Transcrição da apresentação:

1 17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Administração Início do Curso:  Mestrado: 2003  Doutorado: 2012 Apresentador(a): Kelmara Mendes Vieira MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMITÊ ASSESSOR DA PRPGP

2 UFSM +=++++=+++ Resultados Triênio TRIÊNIO : META CONCEITO 5 Resultados Triênio

3 UFSM Pontos fortes do Programa  Corpo docente jovem, produtivo e motivado;  Demanda externa e interna crescente pela área;  Inserção social compatível com a realidade do programa;  Convênios com os melhores PPGs em Administração do país;  Egressos 100% empregados ou realizando doutoramento nas melhores instituições do país;

4 UFSM Pontos fracos do Programa  Falta de laboratórios para pesquisa;  Poucos convênios internacionais;  Pouca inserção dos docentes em universidades internacionais;  Baixa produção científica indexada no ISI.

5 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 1 PROPOSTA DO PROGRAMA MetaViabilidadeAmeaças internasAmeaças externas Prioridade 1 a 5 Reestruturação das Linhas de Pesquisa já está pronta nenhuma 1 “ “É mérito da proposta a explícita articulação e coesão da "área de concentração", "linhas de pesquisas", "disciplinas" e "projetos de pesquisa“ (Doutorado APCN 2011)

6 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 2 CORPO DOCENTE MetaViabilidadeAmeaças internasAmeaças Externas Prioridade 1 a 5 Ampliação do Corpo Docente Permanente 1) Melhoria de desempenho dos colaboradores 2) Contratação de novos doutores Integrar as políticas do Departamento administrativo e o PPGA. Criação de novos PPGs na área de sociais e humanas 1 Contratação de Professor Visitante Aguardar edital para contratação de professor visitante Concorrência interna por vagas Dificuldade em encontrar profissionais com o perfil requerido. 2 Realização de pós- doutorados Realizar intercâmbios internacionais com esse objetivo Dificuldade na reposição docente. Não há política institucional. Não há.3 Aumentar o número de professores PQs Projetos e currículos enviados ao Cnpq Não háPouquíssimas bolsas4 DP

7 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 3 ATIVIDADES DE PESQUISA MetaViabilidadeAmeaças internasAmeaças Externas Prioridade 1 a 5 100% do NDP com projetos financiados (atualmente em torno de 80% do NDP) Divulgação dos editais de financiamento Todos os professores devem submeter projetos ao editais Privilégio para os docentes dos cursos melhores avaliados 1 Equipamentos para os Laboratórios de pesquisa Pró Equipamentos ConcorrênciaEdital CAPES não atende à demanda 2 Maior quantidade de recursos destinado a pesquisa de campo Viabilizar editais internos da UFSM Alta concorrênciaPoucos editais na área de atuação 3 Aumento da participação de docentes internacionais nas pesquisas Através dos convênios internacionais e editais específicos Falta de recursosNão há Número de projetos de pesquisa

8 UFSM PRODUÇÃO INTELECTUAL Trabalhos completos em periódicos

9 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 4 PRODUÇÃO INTELECTUAL MetaViabilidadeAmeaças internasAmeaças externas Prioridade 1 a 5 Aumentar a participação da produção de alto impacto A1 e A2 – laboratórios e pesquisas internacionais Não conseguir os recursos Não há1 Maior uniformidade na publicação docente Criação de políticas departamentais para publicação Depende de esforço pessoal de cada docente Não há Prev 70 Trabalhos completos em periódicos

10 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 5 ATIVIDADES DE FORMAÇÃO Capacidade de formação MESTRADO  Número de discentes matriculados em cada ano  Número de titulados em cada ano DOUTORADO  Número de discentes matriculados em cada ano  Número de titulados em cada ano MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Abertura de 10 vagas/ano no Doutorado Professores Motivados Aumento do tempo de defesa Candidatos com qualidade adequada 1 Manutenção do índice de conclusão altaMuita atividade de orientação Alta empregabilidade dos alunos 2 Manutenção do prazo de defesa Aumento da atividade de orientação Não há3

11 UFSM EIXO 6 DESTINO DOS MESTRES E DOUTORES EGRESSOS Situação dos egressosMestresDoutores Total de egressos108 Percentual de egressos como professores universitários, IFETs ou pesquisadores em institutos de pesquisa ou semelhantes 50% Percentual de egressos que participam em Programas de PG (Doutorandos) 40% Demais destinos relevantes dos egressos10%

12 UFSM EIXO 7 ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO SATISFAÇÃO INTERNA  Corpo discente altamente comprometido;  Baixo número de bolsas de mestrado;  Ambiente de estudo ainda inadequado;  Poucos softwares para os trabalhos;  Mais financiamento para participação em eventos;  Carência de recursos para pesquisa de campo.

13 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 8 INFRA-ESTRUTURA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Mudança para o Campus Prevista para dezembro Não há 1 Criação da Biblioteca de Humanidades Já licitada e em construção Construtora - atraso Chuvas2 Construção dos Laboratórios de Humanidades Aprovado CT- Infra 2010 Demora licitações,... Liberação dos recursos 3

14 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 9 INSERÇÃO SOCIAL MetaViabilidadeAmeaças internasAmeaças externas Prioridade 1 a 5 100% de conclusões no Dinter UFSM/USP Curso iniciado em agosto de 2010 Desistência de alunos Não há4 Criação do Minter UFMA/UFSM Aguardando resultado Perda de focoNão aprovação2 Participação dos docentes do programa em diversos projetos de extensão na comunidade Projetos Financiados por agencias estaduais e nacionais (Sebrae, Sedai, Finep, etc.) Perda de focoNão há3

15 UFSM CONSOLIDAÇÃO DOS 9 EIXOS CONCEITO MUITO BOM NOS CINCO EIXOS: 1)PROPOSTA DO PROGRAMA: alteração das linhas de pesquisa e área de concentração : 2)CORPO DOCENTE: maior número de professores com financiamento externo (80% para 100%) bolsa produtividade, ampliação do quadro. 3)CORPO DISCENTE: Manutenção prazos e índices do mestrado. Selecionar Bons Alunos para o Doutorado 4)PRODUÇÃO INTELECTUAL: Homogeneidade (100% dos professores com 150 pontos) e Aumento da produção de Alto impacto 5)INSERÇÃO SOCIAL: Abrir Minter Doutorado em Administração; Início do Doutorado em Administração; Criação dos Laboratórios de Pesquisa em Humanidades (CT-Infra 2010) Ampliar internacionalização. PRINCIPAIS METAS

16 UFSM

17 UFSM O Programa e a PRPGP: Apoio para Abertura do Minter e do Doutorado Valorização da atividade docente em pós-graduação na instituição Avaliação e consideração das disparidades entre as áreas da pós-graduação  Produção intelectual:diferenças de estrutura dos trabalhos, tempo de produção, classificação Qualis  Política de desvalorização dos professores da área na distribuição de bolsas PQ. Enorme desequilíbrio na distribuição de recursos e bolsas Reforma da estrutura formal de gestão da UFSM:  PPGs subordinados a departamentos, centros e PRPGP: “possibilidade de muitos conflitos”  Cursos de pós-graduação em EAD: “possibilidade de criação de PPGS paralelos, “Primos Ricos” Editais:  Ampliação e modificação do Edital Pró-Revistas (taxas de submissão)  Ampliação do Edital Pró-equipamentos UFSM  Mudanças de Critérios para concessão de bolsa: necessidade de levar em consideração as diferenças entre as áreas.


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