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17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Farmacologia Conceito.

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1 17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Farmacologia Conceito na Capes: 4 Início do Curso: Mestrado: (2006) Doutorado:(2009) Apresentador: Carlos Fernando de Mello Centro de Ciências da Saúde MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMITÊ ASSESSOR DA PRPGP

2 UFSM Pontos fortes do Programa O Programa tem pontos fortes nos seus diversos eixos: Corpo Docente: -Jovem, com indicador bolsistas PQ crescente (15: 6 PQ1; 9 PQ2) e reconhecimento externo, capaz de captar bolsas. Corpo Discente (destino de egressos e atividades de formação): Metas atingidas nos indicadores: -Número crescente de alunos; -Tempo de titulação dentro do preconizado (<2 anos), -Produção concomitante de artigos científicos vinculados (artigos publicados B2 ou acima por dissertação (defendida) 15/29= 0,51; -Mais de 50% se encaminham para o doutorado Produção intelectual: -Produção com alunos ascendente em 2010: B2 ou maior / (teses(*2) + dissertações): 17/12 = 1,41 -36% das publicações em 2010 estão em nível B1 ou acima.

3 UFSM Pontos fortes do Programa O Programa tem pontos fortes nos seus diversos eixos: Produção intelectual (cont.): -Três patentes concedidas nos últimos dois anos. Infra-estrutura: -Aporte de equipamentos – CT-Infra e Pró-equipamentos -Apoio da Direção do CCS e Depto. - aquisição de equipamentos (5 estantes), -Estrutura física de secretaria e anfiteatro (com projeto de reforma) Proposta do Programa: -Oferta regular de disciplinas -Convênio com UNC – Argentina propiciou experiência com docentes do exterior de alta qualificação

4 UFSM Pontos fracos do Programa Infra- Estrutura: -O PPG está sem secretária (e sem previsão para retorno). -Ainda não dispomos de um ramal telefônico exclusivo. A responsável alega não ter ramal disponível. -O Biotério do PPG não atende as especificações do CONCEA. -Biotério Central é limitante da produção do PPG – Qualidade e Quantidade Corpo docente: -Inflado (32 docentes); -Distribuído em diferentes departamentos (6 orientadores na Fisio/Farmaco) e Instituições, e tem pouca identidade com o curso. Não há vagas para docentes no Depto. e os demais docentes não têm produção científica.

5 UFSM Pontos fracos do Programa Satisfação interna de docentes (LIMITANTES) -Quantidade e qualidade de ratos e camundongos (BIOTÉRIO é MUITO insuficiente) -Tempo para correção de artigos -Demora na importação de reagentes -Dificuldade de uso de equipamentos de uso comum do PPG. -Falta (ou impedimento de utilização) de alguns equipamentos na UFSM que melhorariam as técnicas utilizadas (p.ex. estação de eletrofisiologia, multileitor de fluorescência, microscópios de fluorescência e confocal, criostato, vibrátomo, cubas para órgão isolado, citômetro de fluxo)

6 UFSM Pontos fracos do Programa Corpo discente: - Falta de bolsas para alunos de mestrado (7) -Número elevado de alunos nas disciplinas -Dificuldade de vagas na matrícula (leva ao aumento do tempo em disciplinas) -Poucas disciplinas de Farmacologia, propriamente dita. -Problemas de andamento em disciplinas especificas -Aulas práticas -Horários não correspondem ao apontado na grade -Pouca participação discente nas atividades de intercâmbio. Encaminhamentos (já realizados) : -Oferecer algumas disciplinas semestralmente -montar e oferecer disciplinas de nivelamento em farmacologia -oferecer mais disciplinas do NIH (há uma de farmacologia) -Tentativa de organizar secretaria -Aquisição de software de simulação na lista de metas

7 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 1 PROPOSTA DO PROGRAMA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Priorida de 1 a 5 Aumentar em 25% artigos Qualis A1 (11-14) e em 50% Qualis A2 (38- 55) no próximo triênio MédiaPerda de orientadores, Necessidade de publicar quantidade Limitante de animais e de recursos financeiros 2 Ter mais que 4 alunos de doutorado com sanduíche no exterior por ano. 2 Cotas PDSE da Farmaco Alta Organizacao interna Falta de Interesse discente 3 Aprovar 1 projeto pró- equipamentos por ano – infra estrut basica de pesq e secretaria Curso novo Alta Organizacao interna Necess. Divergentes 1 Finalizar Reforma do Regimento e Normas Int. Colegiado participante – Alta Sobrecarregamento de ativ administrat 1 Ter um corpo de disciplinas de base Número elevado de docentes – Média Poucos doc com formacao especifica 1

8 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 2 CORPO DOCENTE MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Contratar professor visitante em 3 anos. Edital da PRPGP Média-Baixa Solicitação não prioritária Falta de recursos para contratacao 1 Contratar 1 pós-doutor por grupo Aproveitamento de editais Baixa Pouca participaçãoFalta de editais Preconceito externo 2 Aumentar a proporcao de docentes da IES no programa Baixa Distribuicao de vagas na IES - POLÍTICA- Distribuicao de vagas na IES - POLÍTICA- 1 DP

9 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 3 ATIVIDADES DE PESQUISA Meta ViabilidadeAmeaças internas Ameaças Externas Prioridade 1 a 5 Reforçar a nova linha de pesquisa, e a adequação dos projetos ao propósito do Curso Estrutura de Colegiado com representação da linha Alta Número de linhas de pesquisa

10 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 4 PRODUÇÃO INTELECTUAL Trabalhos completos em periódicos

11 UFSM CursoNivel conceit o CMT E USP/RPM/D71626 Farmaco UFSCM/D71125 USP/SPM/D61056 Farm Bioq UFMGM/D5928 Fisio Farm UFMGM/D7815 UNICAMPM/D4769 UFSMM/D4717 UFCM/D6663 UNIFESPM/D6526 UFRJM/D4521 UNESPM/D4471 UFPRM/D4419 FUFPIM365 ? Como estamos na área? Cursos de Farmacologia no País Conceito 7: acima de 500 pt; 5: acima de 300

12 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 4 PRODUÇÃO INTELECTUAL MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Cada tese de doutorado ter pelo menos 2 artigos - 1 com IF maior que 3,25 (A2). * Aumentar em 25% artigos Qualis A1 (11-14) e em 50% Qualis A2 (38- 55) no próximo triênio Corpo docente qualificado e produtivo. Média Inflacao do corpo docente Dificuldade operacional de importação Limitante de animais Limitacao de recursos financeiros Poucas revistas com impacto tão alto em algumas linhas (produtos naturais e farmacologia de peixes) 1 Cada dissertação de mestrado dar origem a pelo menos 1 artigo B2 (>1,35). Corpo docente qualificado e produtivo. Média Inflacao do corpo docente Dificuldade operacional de importação Limitante de animais1 *46% A1; 98% A2; B1 64% - aumento da produção da área Trabalhos completos em periódicos

13 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 5 ATIVIDADES DE FORMAÇÃO MESTRADO Número de discentes matriculados em cada ano Número de titulados em cada ano DOUTORADO Número de discentes matriculados em cada ano Número de titulados em cada ano 0

14 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 5 ATIVIDADES DE FORMAÇÃO MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Media de 4 alunos M+D/docente Com bolsa Area prioritaria do governo – FÁRMACOS. Média Heterogeneidade docente submissão de projetos Politica governo2 Oferecer 3 disciplinas especificas de farmacologia Disposição dos docentes em montar as disciplinas Média-Baixa Poucos docentes com formação específica, falta de objetividade na ação, carga horária elevada docente 1 Estabelecer convenio com NIH Já temos contato para outro curso Média-Alta Organização interna e pouca audiência em disciplinas em outra língua 2 Atingir um nível médio de satisfação 5 – muito satisfatório - nos quesitos de avaliação discente das disciplinas oferecidas Média-Baixa Refratariedade às críticas 1

15 UFSM EIXO 6 DESTINO DOS MESTRES E DOUTORES EGRESSOS Situação dos egressosMestresDoutores Total de egressos290 Porcentual de egressos como professores universitários, IFETs ou pesquisadores em institutos de pesquisa ou semelhantes 3 Docentes 10% 3 Tecnicos 10% Porcentual de egressos que participam em Programas de PG 51% Demais destinos relevantes dos egressos20% discentes docentes de IES

16 UFSM EIXO 7 ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO SATISFAÇÃO INTERNA Problemas apontados (disciplinas): 1. Número elevado de alunos nas disciplinas 2. Poucas disciplinas de Farmacologia, propriamente dita. 3. Problemas de andamento em disciplinas especificas (metodo - projetos) 4. Gostariam de ter aulas práticas 5. Horários das disciplinas não correspondem ao apontado na grade (condensadas ou ñ) Sugestões para resolver o problema: 1. oferecer as disciplinas semestralmente 2. montar e oferecer disciplinas de nivelamento em farmacologia 3. oferecer mais disciplinas do NIH (há uma de farmacologia) Equipamentos Não reconhecem a estrutura comum do PPG e dos laboratórios ligados ao programa Sugestão: Disponibilizar uma lista da infra-estrutura disponível Bolsas: Há uma fração de alunos de mestrado sem bolsa (7) Secretaria: Sem secretária, no momento (problema de saúde). Sugestão: Bosista ou outra solução.

17 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 8 INFRA-ESTRUTURA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças Externas Prioridade 1 a 5 Reforma do Biotério Pr. 21 proposta no CCS Alta-média Proinfra1 Rede a caboHa projeto ct-infra Alta-média Demora de execução – CPD 2 Rede wirelessHá invest. interno (inst. andamento) Alta aquisição de bens de capital 2 Linha telefonica para secretaria Média-BaixaPouca disponibilidade de ramais PROINFRA1 Reforma da sala de informatica e Anfiteatro Há parceria do Depto e CCS Média PROINFRA2 Segurança3 Ampliação de laboratórios CCS Média Projetos internosRecursos2 Obter técnico-administ. (secretaria) Apoio do CCS Média Excesso de trabalho falta de TA com o perfil. 1

18 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 9 INSERÇÃO SOCIAL MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Participar de cursos multicêntricos SBFTE Média Participação docente 1 Implementar um sítio de farmacologia, com supervisão de docente(s) do PPG (apoio à graduação) plataforma moodle Alta Determinação de responsáveis 1

19 UFSM CONSOLIDAÇÃO DOS 9 EIXOS PRINCIPAIS METAS Finalizar Reforma do Regimento e Normas Int. Colegiado participante Sobrecarregamento de ativ administrat 1 Ter um corpo de disciplinas de base Número elevado de docentes Poucos doc com formacao especifica 1 Contratar professor visitante em 3 anos. Edital da PRPGPSolicitação não prioritária Falta de recursos para contratacao 1 Aumentar a proporcao de docentes da IES no programa Distribuicao de vagas na IES - POLÍTICA- Distribuicao de vagas na IES - POLÍTICA- 1 Reforçar a nova linha de pesquisa, e a adequação dos projetos ao propósito do Curso Estrutura de Colegiado com representação da linha 1 Oferecer 3 disciplinas especificas de farmacologia Disposição dos docentes em montar as disciplinas Poucos docentes com formação específica, falta de objetividade na ação, carga horária elevada docente 1

20 UFSM CONSOLIDAÇÃO DOS 9 EIXOS PRINCIPAIS METAS Reforma do Biotério Pr. 21 Há uma proposta junto ao CCS Proinfra1 Linha telefonica para secretaria Pouca disponibilidade de ramais PROINFRA1 Obter técnico-administ. (secretaria) Apoio do CCSExcesso de trabalho falta de TA com o perfil. 1 Participar de cursos multicêntricos SBFTEParticipação docente 1 Implementar um sítio de farmacologia, com supervisão de docente(s) do PPG (apoio à graduação) plataforma moodle Determinação de responsáveis 1

21 UFSM CONSOLIDAÇÃO DOS 9 EIXOS PRINCIPAIS METAS Sugestão para PDI – Ações Institucionais : Planejar organização e expansão do Biotério Central: – modificar estrutura administrativa do Biotério Central tornando-o órgão suplementar, similar à Biblioteca Central, dotando-o de orçamento compatível para dar-lhe eficiência para cumprir sua função. Outras ações: - Planejar organização e funcionamento do RU nas férias; Quanto ao Seminário de Avaliação: - Colocar o Seminário de Avaliação da PG no Calendário Oficial da UFSM - Planejar as atividades de avaliação nos Cursos (1ª. Fase) dentro da JAI.

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