Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouNathalia Enes Alterado mais de 9 anos atrás
1
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Geografia Conceito na Capes: 4 Início do Curso: Mestrado: 2003 Doutorado: Previsto para 2013 Apresentador(a): Prof. Cesar De David Centro de Ciências Naturais e Exatas MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMITÊ ASSESSOR DA PRPGP
2
UFSM Pontos fortes do Programa Produção intelectual consistente, com tendência crescente nos últimos anos, com participação dos discentes; cadastramento de novos docentes, fortalecendo as linhas e ampliando algumas temáticas de pesquisa que se demonstravam mais frágeis; Grande envolvimento com a docência e a orientação na graduação, com bom número de projetos com bolsa de IC; baixa evasão e reduzido prazo de defesas; o número de disciplinas oferecidas tem aumentado, assim como a procura por alunos de outros Programas; o espaço físico e as condições de infra-estrutura dos laboratórios e grupos de pesquisa; inserção dos docentes em outros programas, especialmente no sul do país; organização e participação de eventos
3
UFSM Pontos fracos do Programa Falta de eixos integradores da pesquisa, por linha, existência de áreas temáticas a descoberto e baixa articulação dos pesquisadores; Falta de registro de alguns grupos de pesquisa e pequeno número de grupos de pesquisa formalizados, que envolvam mais de um docente; Baixo número de publicações exclusivamente derivadas da reflexão docente; Incompatibilidade dos projetos lançados no Lattes e no SIE; Dificuldade de articular, por meio de registro no SIE, os projetos de longo prazo (“guarda-chuvas”) com os projetos menores; Baixa produção individual de docentes e pouca inserção em periódicos melhor qualificados; Reduzida participação dos professores nos editais externos de financiamento das pesquisas – poucos PQs; Restrita inserção internacional dos docentes; Reduzido acervo das bibliotecas na área da Geografia, tanto na setorial, quanto na Central;
4
UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 1 PROPOSTA DO PROGRAMA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Aumentar a inserção nacional e internacional média- baixa colaboração do corpo docente; - pequeno número de projetos de longo prazo, capazes de garantir a inserção de pesquisas de doutorado; - pequeno número de grupos de pesquisa formalizados que envolvam mais de um docente; - fragilidade das redes nacionais e internacionais de cooperação. Competitividade entre programas, grupos de pesquisa e instituições; 1 Consolidar as linhas de pesquisa altaFragilidade de articulação intra e entre linhas Não há1
5
UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 2 CORPO DOCENTE MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Consolidar as linhas de pesquisa altaFragilidade de articulação intra e entre linhas Não há1 Ampliar o quadro de docentes em áreas estratégicas do Programa médiaPolítica de distribuição de vagas da UFSM 1 DP - 2008200920102011 1820
6
UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 3 ATIVIDADES DE PESQUISA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Aumentar a participação de pesquisas em rede. Já há parcerias - Pouca colaboração do corpo docente fragilidade das redes de cooperação. 1 Ampliar a busca por financiamento. média-Inibição do corpo docente; prioridade dos financiamentos para os Programas consolidados ou para os Programas localizados no Norte- Nordeste. 1 2008200920102011 389060 53 Número de projetos de pesquisa
7
UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 4 PRODUÇÃO INTELECTUAL MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Melhorar a inserção das publicações em periódicos melhor qualificados. Grande produção do corpo docente - língua estrangeira; - competitividade; - poucos periódicos nacionais qualificados na área 1 2008200920102011 17776953 Trabalhos completos em periódicos
8
UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 5 ATIVIDADES DE FORMAÇÃO Capacidade de formação2008200920102011 MESTRADO Número de discentes matriculados em cada ano 62594573 Número de titulados em cada ano 12142418 DOUTORADO Número de discentes matriculados em cada ano Número de titulados em cada ano MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Melhorar a articulação das disciplinas altaResistências dos professores 1 Aumentar o número de bolsas média- Limitação institucional 1
9
UFSM EIXO 6 DESTINO DOS MESTRES E DOUTORES EGRESSOS Situação dos egressosMestresDoutores Total de egressos96 Porcentual de egressos como professores universitários, IFETs ou pesquisadores em institutos de pesquisa ou semelhantes 10% Porcentual de egressos que participam em Programas de PG 15% Demais destinos relevantes dos egressos Setor público (prefeituras, ministérios, IBAMA, etc.); Professores das redes de ensino públicas e privadas, do Ensino Fundamental e Médio.
10
UFSM EIXO 7 ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO SATISFAÇÃO INTERNA A infra-estrutura para a pesquisa (espaço físico) tem melhorado. As salas estão sendo reestruturadas e a secretaria foi transferida para outro espaço; Oferta de atividades de formação (cursos e disciplinas) tem se ampliado, houveram remanejamentos e algumas disciplinas integradoras das linhas estão sendo criadas; A representação no Colegiado, a partir da última eleição, passou a ser das linhas de pesquisa, o que contribui para uma maior descentralização das decisões e maior articulação entre as linhas; A integração com a graduação (nos Grupos de Pesquisa) ainda está em construção, a partir da maior articulação entre as pesquisas dos graduandos e dos mestrandos; as atividades de docência orientada tem proporcionado uma aproximação com a graduação e são avaliadas como positivas; Há necessidade de viabilizar possibilidades de intercâmbio acadêmico, atividade que deve ser fomentada pelos orientadores; É necessário ampliar a assistência estudantil da UFSM, inclusive para alunos bolsistas, já que este é um dos pontos mais positivos oferecidos pela UFSM, destacados pela comissão de avaliação da CAPES. Para viabilizar as demandas dos alunos há a necessidade de organizar uma APG; A Biblioteca é um dos pontos mais vulneráveis. A Geografia não tem espaço na biblioteca setorial do CCNE e a biblioteca central dispõe de um acervo aquém do minimamente necessário; Deve-se manter a destinação de recursos para os trabalhos de campo, tanto das disciplinas quanto para as pesquisas.
11
UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 8 INFRA-ESTRUTURA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Maior participação dos docentes nos editais de fomento média- Inibição dos professores. - as especificidades dos editais que não contemplam as áreas tradicionais; - a aplicação dos recursos e a prestação de contas 1 Ampliação dos acervos das bibliotecas reduzida- Situação da Geografia no CCNE; - pouca colaboração dos docentes 1
12
UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 9 INSERÇÃO SOCIAL MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Ampliar a inserção nacional e internacional dos docentes. média- Inibição dos professores; - Competitividade entre programas, grupos de pesquisa e instituições. 1
13
UFSM CONSOLIDAÇÃO DOS 9 EIXOS Implantação do Doutorado em 2013; Fazer o acompanhamento sistemático dos egressos; Consolidação das linhas de pesquisa; Ampliar o quadro de docentes em áreas estratégicas do programa; Maior participação dos pesquisadores nos editais de fomento; Inserção nacional e internacional dos docentes e maior intercâmbio de discentes em outros programas de pós-graduação; Melhorar a inserção das publicações em periódicos melhor qualificados; Ampliação dos acervos das bibliotecas; Promoção de eventos científicos. PRINCIPAIS METAS
14
UFSM
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.