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Novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento - PRPGP - UFSM Filosofia (PPGFil) Conceito Capes: M 5 e D 4 Início dos Cursos:

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1 Novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento - PRPGP - UFSM Filosofia (PPGFil) Conceito Capes: M 5 e D 4 Início dos Cursos: Mestrado: 1973 Doutorado: 2011 Apresentador(a): Prof. Noeli Dutra Rossatto Prof. Ricardo Bins di Napoli Centro de Ciências Sociais e Humanas – CCSH MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMITÊ ASSESSOR DA PRPGP

2 LINHAS DE PESQUISA 1. Linguagem e justificação 2. Fenomenologia e compreensão 3. Ética normativa e metaética

3 Pontos fortes do Programa Tradição do programa Docentes formados no exterior Consolidação das Linhas de Pesquisa Licenciatura entre as melhores do país (ENEM) Renovação do Quadro de Professores (REUNI) Avaliação Triênio ( ) e APCN aprovado: Minter, Procad, Bacharelado (4 + 4 novos professores) Docentes com excelente formação; Docentes ensinam e orientam na graduação Publicações qualificadas: Artigos: 2 A1; 5 A2; 17 B1 = 2270 pontos; Livros e Cap. Livros = 1107 pontos. Tempo de formação e bolsistas titulados: bem inferior à média Infra-estrutura: novas instalações amplas e confortáveis

4 Pontos fracos do Programa Superado: Perspectiva vertical – Doutorado (criado 2010) Dispersão no interior das Linhas (Muito Bom) Melhorar biblioteca (Muito bom) Continua: Inserção no exterior como grupo Melhorar acervo bibliográfico Avaliação trienal: número de t-d x docentes (Bom). Qualidade das dissertações (Bom) Produção técnica, patentes (?) e outros (Bom) Inserção social: 1) regional e nacional; 2) outros programas (Bom)

5 METAS RELATIVAS AO EIXO 1 PROPOSTA DO PROGRAMA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 1. Criar Curso de Doutorado Encaminhado apoio docente CAPES 1 alcançada 2. Aumentar n. discentes Iniciação científica Poucas bolsas (aumentou) Recursos centralizados 2 bem avaliado 3. Divulgar Folder Cartaz Não há 3 página 4. Integrar os discentes Eventos Recursos Recursos Agências 4 insistir 5. Intercâmbio discentes DoutoradoNão há Doutorado não Aprovado 3 em curso 6. Convênios Internacionalização Doutoradonão há Deficiência da Área 5 em curso

6 METAS RELATIVAS AO EIXO 2 CORPO DOCENTE MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 1. Internacionalização Grupos de PesquisadoutoradofinanciamentosÁrea com problema 5 2. Aumentar pós-doutoresProgramação andando acomodaçãoSubstituições 4 3. Interação docente gruposAutorias x grupo é deficiência da Área Fil vagas docentes REUNIa preencher (4) profissionais Mercado 2 5. Participar em eventos e grupos externos Entrou recursos do CCSH recursos (passagens, diárias) 3 DP

7 METAS RELATIVAS AO EIXO 3 ATIVIDADES DE PESQUISA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças Externas Prioridad e 1 a 5 1. Reforçar Grupos de Pesquisa alcançada Poucos recursos (aumentou) Não há 1 2. Projetos de Pesquisa nos Centros RedefinirCursos, Deptos. Poucos PPGs (superada) 3 3. Envolver mais discentes Cursos Novos (Bacharelado – 2008; e Doutorado ) Motivação e qualificação discente Mercado na área (concursos, remuneração) Número de projetos de pesquisa

8 METAS RELATIVAS AO EIXO 4 PRODUÇÃO INTELECTUAL MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 1.Produção docente Muito boa manterNão inserção dos novos docentes Redefinição dos critérios da Área Fil Produção discente Boa Aumentar (em curso) Autoria conjunta indefinição da área 1 3. Produção técnica Boa melhorar lattes mal preenchido redefinir (e ou substituir) o que é Patente ??? Art 17; L.3; CL; 20 Anais C. 4; Trad. 3 Trabalhos completos em periódicos

9 METAS RELATIVAS AO EIXO 5 ATIVIDADES DE FORMAÇÃO Capacidade de formação DOUTORADO (início) MESTRADO (Triênio País: 921 def.; 39 PPGs) 10 Número de discentes matriculados em cada ano 23 (+25) 18 (+25) 2630 Número de titulados em cada ano = DOUTORADO Número de discentes matriculados em cada ano Número de titulados em cada ano MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 1. Aumentar número discentes Formação Divulgação Bacharelado Doutorado (em curso) Discentes não qualificados Outros programas 2 2. Cuidar da qualidade das dissertações em curso Tempo curto de formação do discente critérios da Área Fil. (?) 1

10 EIXO 6 DESTINO DOS MESTRES E DOUTORES EGRESSOS Situação dos egressosMestresDoutores Total de egressos 60 Porcentual de egressos como professores universitários, IFETs ou pesquisadores em institutos de pesquisa ou semelhantes 30 Porcentual de egressos que participam em Programas de PG 15 Demais destinos relevantes dos egressos 15

11 EIXO 7 ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO SATISFAÇÃO INTERNA O espaço físico é satisfatório (concorda com av. trienal) Os professores são qualificados (concorda com av. trienal) Participação em eventos e Grupos de Estudos (em curso) Há intercâmbio entre as Linhas de Pesquisa (melhorou) Mais disciplinas por linhas (em curso) Uma Revista para os alunos (Área não recomenda) Núcleos de Pesquisa por linha (artigos, traduções) (em curso). Uma biblioteca ampla (em curso)

12 METAS RELATIVAS AO EIXO 8 INFRA-ESTRUTURA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 1.Biblioteca em curso não há 1 2. Aquisição de livros em curso (REUNI) redução de recursos mudança de rubrica 2 3. Renovação de equipamentos Novos projetos (é barato fazer Filosofia) recursosPrioridade para outras áreas 4 4. Mais projetosalguns em curso apoioconcorrência 5 5. Redes (www) (conferências, defesas, aulas) Linha de transmissão Conexões nas salas de aula CCSH (?) CPD (?) 3

13 METAS RELATIVAS AO EIXO 9 INSERÇÃO SOCIAL MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 1.Eventos manterrecursosfinanciamento 4 2. Formação continuada Doutorado Não háAprovação do APCN (2010) 0 3. regional-nacionalem curso EAD – especialização Educação básica (?) não háValidade para a área 2 4. intercâmbio com outros programas; em curso Participar em editais (casadinho) Aproximar de outras áreas não há recursos 1 5. convênios internacionais em curso (graduação já há) Não háDeficiência da Área Fil. 3

14 CONSOLIDAÇÃO DOS 9 EIXOS Criação do Curso de Doutorado (alcançada) construção da Biblioteca de Humanidades (em curso; acervo bibliográfico) 1 – Proposta Programa: direcionar para a internacionalização (desafio) 2 – Corpo Docente: Continuar com a formação de grupos de pesquisa 3 – Atividades de Pesquisa: incentivar a integração e associação com outros programas e áreas 4 – Produção Intelectual: manter produção docente, incentivar a produção discente e melhorar a produção técnica 5 – Atividade de Formação: cuidar a qualidade das dissertações 6 – Egressos: fazer banco de dados 7 – Satisfação interna: incentivar Núcleos de Pesquisa e a produção 8 – Infra-estrutura: bibliografia e redes de acesso PRINCIPAIS METAS

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