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UFSM 17 e 18 de setembro de 2011 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Agrobiologia.

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1 UFSM 17 e 18 de setembro de 2011 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Agrobiologia Conceito na Capes: 4 Início do Curso:  Mestrado: 2010 Apresentador: Prof. Antonio Carlos Ferreira da Silva Centro de Ciências Naturais e Exatas MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMITÊ ASSESSOR DA PRPGP 1

2 UFSM Pontos Fortes do Programa 1.Pelo menos 1 DP com bolsa de produtividade em cada uma das três linhas de pesquisa do PPG. 2.Mais dois professores já possuem produção alta e compatível para receberem bolsa de produtividade CNPq. 3.Bons indicadores de intercâmbio com outras instituições (EMBRAPA, UFRGS, UFV, UNIFRA). 4.Não há dependência de professores colaboradores (2 DC) ou visitantes. 5.Todos os docentes permanentes atuando nas atividades de ensino e orientação no PPG e em pesquisa e desenvolvimento de projetos. 6.Equilíbrio na participação dos DPs na ministração de disciplinas e orientação no PPG. e projetos de cooperação. 2

3 UFSM 7. Participação integral (100%) dos DPs nas atividades de ensino e orientação na graduação, com implicações positivas dessa participação na formação de futuros ingressantes no PPG. 8. Os docentes, cerca de 70% (10 DPs), demonstraram na aprovação do programa, visível maturidade científica, fato comprovado pela produção científica classificada como muito boa (≥ 1,20 artigos equivalentes A1/DP ano) (triênio anterior 2007-2009). 9. Os docentes, 67% (10 DPs) apresentaram média de artigos equivalentes A1/DP/ano consideravelmente acima da média na aprovação do programa (triênio anterior 2007-2009). 10. Apoio irrestrito da PRPGP, CCNE e do Departamento de Biologia. Incentivo e auxílio intenso dos dirigentes desses órgãos. 11. Intenção do corpo docente em fazer integração científica através de projetos de cooperação. Pontos Fortes do Programa Continuação 3

4 UFSM Pontos Fracos do Programa 1.Apenas um DP pertence ao nível 1 (bolsa produtividade CNPq). Portanto, esse fato dificulta o atendimento de editais de grande porte (CT-INFRA, PRONEX, etc.). 2.Dos sete DPs que não participam de outros PPGs apenas dois apresentam produção condizente com o conceito 4, seis DPs têm produção fraca em 2010. 3.Indicadores fracos (3 DPs) de atualização da formação (pós-doutorado). 4.No corpo docente, um DP e um DC (Botânica Sistemática) poderão solicitar aposentadoria em um prazo curto (2 anos). 5.Falta de reposição de docentes aposentados do Departamento de Biologia com formação para participar do PPG (Fisiologia Vegetal – 1 vaga). 4

5 UFSM Pontos Fracos do Programa Continuação 6.Apenas 26% dos DPs (4 DPs) possuem conceito “Muito Bom” em 2010. 7.DPs com produção média em 2010 = 0,58 Artigo Equivalente A1 /DP (critério para conceito 4: ≥ 0,7). 8.Apenas 8 docentes (53,33 %) do programa com produção ≥ 0,5 eq A1/ano (Conceito 4: 70% dos DP) em 2010. 9. Heterogeneidade da produção entre DPs, sendo que 46,67 % (7 DPs) apresentam conceito Fraco na produção de artigos equivalentes em 2010. 10. Grupo de pesquisadores novos atuando em PPG e pouca experiência de inserção social na área em suas pesquisas. 5

6 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 1 PROPOSTA DO PROGRAMA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Consolidação do PG – permanecer com conceito 4 na 1ª avaliação trienal. MÉDIANENHUMADemora no tempo de publicações das Revistas. Poucas revistas com qualis A1, A2 e B1 na área. 1 Aumentar a produção de artigos científicos na categoria B1 e B2 para os DPs em início de carreira MÉDIANENHUMADificuldades na obtenção de recursos e parcerias para desenvolver pesquisas de melhor qualidade. 2 Melhoria da infra-estrutura dos laboratórios MÉDIADescontinuidade de ações internas que contemplem projetos de jovens pesquisadores Alta competição nos editais Universal, CT- Infra, PRONEX, etc. 3 6

7 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 2 CORPO DOCENTE MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Estimular a colaboração entre docentes visando o aumento da produtividade científica AltaNenhumaFalta de recursos1 Incrementar o corpo docente naquelas disciplinas de docentes com perspectiva de aposentadoria AltaProdução científicaAções para a manutenção das vagas – abertura de concursos. 2 Estimular a procura de estágio pós-doutorado BaixaFalta de condições (professores substitutos, bolsas, etc.) Perda da bolsa de produtividade em pesquisa CNPq 3 DP - 2008200920102011 --15 7

8 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 3 ATIVIDADES DE PESQUISA MetaViabilidadeAmeaças internasAmeaças externas Prioridade 1 a 5 Manutenção do conceito 4 no 1º triênio visando a criação do doutorado. MédiaBaixa produção científica dos DPs que estão iniciando na pós-graduação Falta de recursos (aquisição de equipamentos) para a produção mais qualificada 1 Estimular a cooperação científica entre DPs do PPG Agrobiologia e docentes pertencentes a outros PPGs. AltaFalta de motivação e receptividade Falta de políticas institucionais para infra- estrutura. 2 Estimular a formação de intercâmbios institucionais (instituições públicas e privadas) AltaFalta de recursos para manutenção dos discentes e docentes afastados; falta de motivação Nenhuma3 Criação de novos grupos de pesquisa CNPq, por parte de docentes com alta maturidade científica, relacionados especificamente ao PG Agrobiologia AltaTempoNenhuma4 2008200920102011 --21 Número de projetos de pesquisa 8

9 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 4 PRODUÇÃO INTELECTUAL MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Continuidade da cooperação entre pesquisadores visando o aumento da produção científica. AltaFalta de mobilização Baixa receptividade de outros pesquisadores 1 Colaboração na elaboração de projetos multidisciplinares que proporcionem o custeio das pesquisas. AltaFalta de mobilização; baixo número de bolsistas de produtividade do CNPq. Baixa receptividade de outros pesquisadores. 2 Estimular a publicação de artigos em periódicos A1 A2 e B1. MédiaFalta de recursosBurocracia para a tradução e correção ortográfica. Período muito longo entre submissão e o aceite em certos periódicos 3 200820092010 (início) 2011 5860 23 - Trabalhos completos em periódicos 9

10 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 5 ATIVIDADES DE FORMAÇÃO Capacidade de formação2008200920102011 MESTRADO  Número de discentes matriculados em cada ano --1433  Número de titulados em cada ano -- -- MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Aumentar a divulgação do PPG através de folders, visitas, website, etc. ALTANenhumaFalta de bolsas1 Aumento do número de discentes matriculados em 200% (meta estipulada em 2010) MÉDIAFalta de candidatos qualificados na seleção Competição pelos candidatos 2 10

11 UFSM EIXO 6 DESTINO DOS MESTRES E DOUTORES EGRESSOS Situação dos egressosMestresDoutores Total de egressosCURSO NOVO Porcentual de egressos como professores universitários, IFETs ou pesquisadores em institutos de pesquisa ou semelhantes -- Porcentual de egressos que participam em Programas de PG -- Demais destinos relevantes dos egressos-- 11

12 UFSM EIXO 7 ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO SATISFAÇÃO INTERNA Aspectos que devem ser melhorados segundo corpo discente: -Aumentar a oferta de disciplinas obrigatórias; -Seminário I e II alterar para segundo e terceiro semestre, respectivamente bem como padronizar slides e banca; -Seguir a oferta das disciplinas conforme a grade estrutural do curso por semestre; -Pré-determinar o número mínimo e máximo de alunos por turma; -Buscar melhor estrutura relacionada a equipamentos (substituir equipamentos ultrapassados) e reagentes (mais variados e novos), buscar informação de recursos via PROAP; -Implantar sala de alunos da pós graduação; - Atualização constante da página do programa, com avisos importantes; -Divulgar notas referentes a seleção e divulgar notas antes das próximas avaliações; -Distribuição de bolsas por classificação e não por orientador; -Demais itens : satisfatório 12

13 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 8 INFRA-ESTRUTURA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 1 –Aumento da área de laboratórios. BAIXADepende da participação em Editais que exigem alta qualificação dos DPs (número de Pqs nível 1 do CNPq). Baixo interesse dos grupos já consolidados em ajudar os recém formados. 1 2 – Aquisição de área experimental de campo BAIXAMobilização incipiente dos DPs e baixo poder de barganha. Política de distribuição de áreas. 2 3 -. Elaboração de projeto cooperativo guarda-chuva visando à participação em Editais de grande porte MÉDIA-FRACAMobilização incipiente dos DPs e baixo poder de barganha. Falta de um plano de estudos para redistribuição das áreas úteis da UFSM. 3 4 -Estimular a integração de DPs que possuem poucas condições de infra-estrutura com outros grupos já consolidados. ALTAFalta de mobilizaçãoBaixo interesse dos grupos já consolidados em ajudar os recém formados. 4 5- Construção de um auditório BAIXAFalta de recursosFalta de política institucional para a obtenção de verbas 5 13

14 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 9 INSERÇÃO SOCIAL MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 1-Consolidação da inserção social do Programa MédiaBaixa procura de candidatos com perfil para o programa conforme pré-projetos de pesquisa. Absorção dos egressos no mercado de trabalho. 1 2-Estimular o desenvolvimento tecnológico de novas técnicas, produtos e processos BaixaDificuldade em direcionar a pesquisa para programas e projetos em cooperação. Falta de integração e cooperação com outros programas externos: casadinho, DINTER e MINTER, PROCAD, etc). 2 3- Estimular produções internacionais MédiaGrupo de pesquisadores novos atuando no PPG e pouca experiência. Burocracia para a tradução e correção ortográfica. Período muito longo entre submissão e o aceite em certos periódicos. 3 4- Estimular a produção de materiais técnicos e didáticos, bem como atividades de formação de recursos humanos em cursos Lato sensu e aperfeiçoamento BaixaFalta de tempo pelo excesso de atividades dos docentes em ensino, extensão e pesquisa. Falta de recursos, aceitabilidade dos materiais e cursos. 4 14

15 UFSM CONSOLIDAÇÃO DOS 9 EIXOS PRINCIPAIS METAS 1.Aumentar a produção de artigos científicos nas categorias B1 e B2 para os DPs recém ingressados no PPG. 2.Estimular a publicação de artigos em periódicos A1 e A2. 3. Consolidação do PPG – permanecer com conceito 4 na 1ª avaliação trienal visando a criação do doutorado. 4. Melhoria da infra-estrutura dos laboratórios. Aumento da área de laboratórios. 5.Consolidação da inserção social do Programa. 6. Estimular a integração de DPs que possuem poucas condições de infra- estrutura com outros grupos já consolidados. 15

16 UFSM PRINCIPAIS METAS 7. Criação de novos grupos de pesquisa CNPq, por parte de docentes com alta maturidade científica, relacionados especificamente ao PPG Agrobiologia. 8. Estimular a colaboração entre docentes visando o aumento da produtividade científica. 9. Estimular a cooperação científica entre DPs do PPG Agrobiologia e docentes pertencentes a outros PPGs. 10. Estimular a formação de intercâmbios institucionais (instituições públicas e privadas). 11. Elaboração de projeto cooperativo “guarda-chuva” visando à participação em editais de grande porte. Colaboração na elaboração de projetos multidisciplinares que proporcionem o custeio das pesquisas. Continuação 16

17 UFSM PRINCIPAIS METAS 12. Estimular a procura de estágio pós-doutoral. 13. Incrementar o corpo docente naquelas disciplinas com possibilidade de docentes com aposentadoria. 14. Aumento do número de discentes matriculados em 200% no triênio. 15. Aumentar a divulgação do PPG através de folders, visitas, webpage, etc. 16. Aquisição de área experimental de campo. 17. Estimular o desenvolvimento tecnológico de novas técnicas, produtos e processos. Continuação 17


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