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SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM - 2012 Nome do Programa: PPG Biodiversidade Animal Centro: CCNE Área de avaliação:

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1 SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM - 2012 Nome do Programa: PPG Biodiversidade Animal Centro: CCNE Área de avaliação: Biodiversidade Conceito na Capes: 4 Início do Curso: Mestrado: 2003 Doutorado: 2009 Coordenador(a): Sonia Zanini Cechin MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMITÊ ASSESSOR DA PRPGP

2 UFSM QUANTITATIVO DA ATIVIDADE DE FORMAÇÃO Capacidade de formação201020112012 MESTRADO Número de discentes matriculados em cada ano242637 Número de titulados cada ano-previsão até dez/12140817 DOUTORADO Número de discentes matriculados em cada ano162332 Número de titulados cada ano-previsão até dez/1200 07

3 UFSM Resumo dos requisitos exigidos pelo Documento de área Capes Métricas avaliadas para produção qualificada por Docente Permanente e distribuição da produção 1: Média do número de Pontos por Docente Permanente (DP) MB – média acima do percentil 67% (536 pontos); 2: %DP com um mínimo de artigos em B1+ MB – ≥50% DP com ≥4B1+ no triênio 3: %DP com um mínimo de artigos ≥A2 (A2+) MB – ≥45% dos DP com ≥2A2+ no triênio 4: % DP com Produção mínima ≥300 pontos MB – ≥75% dos DP com ≥300 pontos no triênio 5: % DP com Produção mínima ≥600 pontos Muito Bom – ≥35% dos DP com ≥600 pontos no triênio Conceito 5 (MB todos os quesitos)

4 UFSM Resumo dos requisitos exigidos pelo Documento de área Capes Uso das métricas no Caderno de Avaliação Qualidade de Teses e Dissertações Muito Bom – produção qualificada (B2+) com Disc-Egr ≥25% e produtos A2+c/Disc-Egr/Tit ≥0,167 (isto significa um produto A2+a cada 6 Titulados (MSc equivalente) (valor da mediana dos programas com conceito 4 ou superior avaliados);

5 UFSM Resumo do desempenho do Programa nos dois primeiros anos do triênio 2010-2012 MÉTRICADADOS ACUMULADOS 2010- ATUAL Conceito 5 Número e % de Docentes que atendem aos requisitos da CAPES e do Programa para credenciamento como Docentes Permanentes (DP) núm - % Total docentes = 20 70% 50% % de Docentes Permanentes que atendem à produção 4 B1+A2+A1 (B1 + cumulativo no triênio) 70%50% % de Docentes Permanentes que atendem à produção 2 A2+A1 (A2 + cumulativo no triênio) 38%45% % da produção bibliográfica em co-autoria com docentes de outras IES do país ou do exterior 79% x.x.x %DP Bolsistas de Produtividade em Pesquisa ou Desenvolvimento Tecnológico, CNPq 43%x.x.x % de Docentes Permanentes com índice H≥729%Curso 6 e 7 % de Docentes Permanentes com índice H≥1014%Curso 6 e 7 Distribuição da produção bibliográfica entre os Docentes Permanentes do Programa (percentual de DP que atingem ≥300pts)* 71%75% Distribuição da produção bibliográfica entre os Docentes Permanentes do Programa (percentual de DP que atingem ≥510pts)* 64%35%

6 UFSM Resumo do desempenho do Programa nos dois primeiros anos do triênio 2010-2012 MÉTRICA2010-2012 CONCEITO 5 Distribuição da produção bibliográfica entre os Docentes Permanentes do Programa (percentual de DP que atingem ≥600pts)* 64%35% Distribuição dos encargos de ensino e orientação de PG entre os DP do Programa (%DP com ensino e orientação de PG) 100%80% Distribuição dos encargos de ensino e/ou orientação de Graduação entre os Docentes Permanentes do Programa (%DP com ensino e/ou orientação de Grad) 93%70% % de artigos B2 + (B2+B1+A2+A1) com participação de alunos/egressos41%25% Número de A2 + em co-autoria com discentes ou egressos por Titulado equivalente (1 Dout = 2 MSc) 0.190.167 Número de B1 + em co-autoria com discentes ou egressos por Titulado equivalente (1 Dout = 2 MSc) 2.55 Média de Dissertações+Teses orientadas/concluídas por Docente Permanente (valor cumulativo no triênio) 2,43,0!! (rever) Tempo médio de titulação no Mestrado (cumulativo no triênio)24 mesesOK Tempo médio de titulação no Doutorado (cumulativo no triênio)2013OK Livros+Capítulos por DP (cumulativo no triênio)1,143!!! (rever)

7 UFSM Expectativa do Programa de Pós-graduação com relação a conceito no próximo triênio-2013-2015 Principais justificativas à expectativa de conceito do Programa à próxima avaliação trienal – 2013-2015 Alcançar conceito 5 no triênio 2010-12: Atendemos praticamente todas as métricas colocadas no documento de área. Manutenção do conceito 5 Metas voltadas para manter e ampliar os valores para atender as métricas exigidas para manutenção do conceito 5 no triênio 2013-15.

8 UFSM METAS ESTABELECIDAS PARA O TRIÊNIO 2013-1015 MetaViabilidade (1 a 5) AmeaçasPrioridade 1 a 5 Priorizar a qualidade dos ingressos Passamos de 40 alunos em 2010, para 70 em 2012 1Alunos mal preparados na graduação; Candidatos oportunistas; 1 Ampliar em 20% a produção qualificada (revistas A) com participação discente 1Entrave burocrático para boas revisões de inglês e pagamento de taxas de boas revistas 1 Ampliar linhas pesquisa (áreas atrativas) e aumentar nº docentes UFSM - Sede 1- Política institucional de vagas docentes - Pouca disponibilidade docentes outros campi 1 Ampliação espaço físico para atender o crescimento PG 1Política institucional (mapeamento e redistribuição espaço físico UFSM) 1

9 UFSM AÇÕES QUE PODERÃO PERMITIR ATINGIR AS METAS PROPOSTAS PARA O TRIÊNIO 2013-2015 AçõesViabilidade (1 a 5) AmeaçasPrioridade 1 a 5 Ajustes no edital de seleção1Não há1 Ampliar recursos para taxas publicação, traduções... 1Entraves burocráticos1 Concorrer vaga professor visitante ; Negociação da PRPGP com centros para aumento tempo de dedicação docentes de outros centros para PG 1Impedimentos institucionais (departamentais); Política institucional com ênfase de dedicação aos PGs Política de distribuição vagas docentes 1 Buscar junto ao Departamento, Centro e outras instâncias a ampliação do espaço físico; 1Impedimentos institucionais, entraves burocráticos 1

10 UFSM INFRA-ESTRUTURA E MATERIAL HUMANO: RELAÇÃO COM AS METAS PARA O TRIÊNIO 2013-2015 Estratégia de ação junto às Direções de Centros, Departamentos e Gabinete do Reitor, para o próximo triênio: Buscar uma nova política de distribuição de vagas docentes, com efetiva participação dos PGs; Mapeamento e redistribuição de espaço físico, com especial atenção aos laboratórios de PGs.

11 UFSM PRINCIPAIS AÇÕES QUE VISAM PROMOVER A INSERÇÃO SOCIAL E INTERNACIONALIZAÇÃO DO PROGRAMA Ampliar o número de egressos como professores universitários, de institutos de pesquisa...; Continuar estimulando alunos para doutorado-sanduíche; Cotas foram preenchidas (2/ano) Incrementar intercâmbio com Instituições internacionais; ampliar a inserção de docentes em projetos de pesquisa em rede; Ampliar a participação em projetos de rede (cooperação nacional ou regional) entre IES ou com empresas...... Maior divulgação do edital de seleção para atrair alunos estrangeiros.

12 UFSM


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