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PublicouCarolina Vasconcelos Alterado mais de 10 anos atrás
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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DEPARTAMENTO DE MODERNIZAÇÃO E PROGRAMAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR - DEPEM
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DEPEM – POLÍTICAS, PROGRAMAS E AÇÕES
ESTIMULAR NOVAS ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO E MODERNIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO NO ÂMBITO DA GRADUAÇÃO . DEPEM – POLÍTICAS, PROGRAMAS E AÇÕES POLÍTICAS PÚBLICAS QUALIDADE DA EDUCAÇÃO, INCLUSÃO SOCIAL E EQUIPARAÇÃO DE OPORTUNIDADES
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DEPEM - Promover e Coordenar
DEPEM - Promover e Coordenar PROGRAMAS DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DA GRADUAÇÃO PROGRAMAS ESPECIAIS COM O OBJETIVO DE DEMOCRATIZAR O ACESSO ÀS IES E GARANTIR A PERMANÊNCIA DO ALUNO DESAFIOS
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Atendimento das metas do PNE – 2011 30%
GRADUAÇÃO - DESAFIO DE CARÁTER GERAL Atendimento das metas do PNE – % Inserção do conhecimento e da prática técnico-cientifica no contexto maior dos valores humanos Articulação da formação acadêmica com as inovações tecnológicas e o mundo do trabalho - dinamização dos cursos e a inserção profissional dos seus egressos Reafirmação do exercício da autonomia acadêmica vinculada à efetiva e permanente avaliação do ensino/aprendizagem
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Integração entre ensino, pesquisa e extensão
Integração entre ensino, pesquisa e extensão Articulação da graduação com os diferentes níveis de ensino do sistema educacional Garantir a mobilidade de docentes e alunos Garantir o acesso com sucesso
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GRADUAÇÃO - DESAFIO DE CARÁTER ESPECÍFICO
GRADUAÇÃO - DESAFIO DE CARÁTER ESPECÍFICO Criar novas opções para o aumento de vagas Implementar novos perfis profissionais, novo desenho curricular , propostas educacionais alternativas e novas estratégias de formação superior Consolidar o crescimento da graduação com qualidade Formação do formador - docência Manter cursos indispensáveis ao conhecimento humano, à cultura e à arte
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DEPEM - POLÍTICAS, PROGRAMAS E AÇÕES
DEPEM - POLÍTICAS, PROGRAMAS E AÇÕES PROTOCOLO MEC/BNDES
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PROGRAMA BRASIL ACESSÍVEL Programa Brasileiro de Acessibilidade Urbana
CULTURA DE CONSTRUÇÃO DAS CIDADES QUE CONSIDERE O ACESSO AO ESPAÇO PÚBLICO POR TODAS AS PESSOAS PROGRAMA BRASIL ACESSÍVEL Programa Brasileiro de Acessibilidade Urbana
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Lei 10.048/2000 - prioridade de atendimento
DECRETO DE 2/12/2004 Lei / prioridade de atendimento Lei / promoção da acessibilidade 14,5% DA POPULAÇÃO BRASILEIRA POSSUE ALGUM TIPO DE DEFICIÊNCIA - 26,5 MILHÕES DE PESSOAS
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Capítulo IV Artigo 10 Caberá ao poder público promover a inclusão de conteúdos temáticos referentes ao desenho universal nas diretrizes curriculares da educação profissional e tecnológica e do ensino superior dos cursos de Engenharia, Arquitetura e correlatos.
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Pertinência do tema para a graduação Formação acadêmica/profissional
Pertinência do tema para a graduação Formação acadêmica/profissional Formação cidadã Sensibilização para reconhecer os direitos e as necessidades das pessoas com deficiências e restrição de mobilidade como temas comuns à formação acadêmica e cidadã de todos os profissionais.
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Inserção do conhecimento e da prática técnico-cientifica no contexto maior dos valores humanos ABORDAGEM DE TEMÁTICAS CENTRAIS DA FORMAÇÃO HUMANA E CIDADÃ, E COMPLEMENTARES À FORMAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL
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Instituições de Ensino Superior
Secretaria da Educação Superior Secretaria de Educação Especial Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana Instituições de Ensino Superior Parceiras para implementar o Programa Brasil Acessível ForGRAD interlocutor privilegiado da SESu/MEC
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OBRIGADA.
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