A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PAULO HARTUNG LELO COIMBRA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PAULO HARTUNG LELO COIMBRA"— Transcrição da apresentação:

1 PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
GOVERNADOR DO ESTADO DO ESPIRITO SANTO LELO COIMBRA SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO

2 PROGRAMA ACESSO AO FUTURO: POLÍTICA ESTADUAL PARA INCLUSÃO DIGITAL

3 O PROGRAMA ACESSO AO FUTURO ATENDE
Ao macro objetivo do Governo: reconstruir e modernizar a máquina pública do Estado. Informatização da SEDU e Superintendências; Informatização das secretarias escolares; Implantação e implementação dos Laboratórios de Informática Educativa – LIED, nas escolas estaduais.

4 HISTÓRICO:1989 a 2004 Parceria da SEDU com o Programa do Governo Federal - PROINFO Utilização das tecnologias da informação e da comunicação: em processos de ensino e aprendizagem e na formação de trabalhadores na educação e de alunos. 70 LABORATÓRIOS NA REDE ESTADUAL (média de 12 máquinas/laboratório)

5 Ano 2005 ACESSO AO FUTURO - VÍDEO DOCUMENTÁRIO -

6 ANO DE 2005 PROGRAMA ACESSO AO FUTURO
Novas estratégias para o uso da informática na educação estadual: Ferramenta do processo ensino aprendizagem Formação e ação de docentes, discentes e comunidade Articulação direta com as ações curriculares 292 LABORATÓRIOS NA REDE ESTADUAL (21 máquinas/laboratório) Aumento de 256,3 %

7 Aquisição de aplicativos educacionais com curso de formação específica para utilização:
softwares de conteúdo, de autoria e criação, de simulação, e de jogos lógicos ; Incremento e criação dos Laboratórios de Informática Educativa – LIED

8 Conservação e manutenção dos equipamentos
Contratação de estagiários de informática atuando como suporte técnico e apoio aos professores regentes;

9 Dinamização dos Núcleos de Tecnologia Educacional – NTE
* Instalados em Vitória, Colatina, São Mateus e Cachoeiro de Itapemirim; * Formação, orientação e acompanhamento pedagógico aos professores, além de suporte técnico aos LIED.

10 Atualização permanente de todos os profissionais da educação pública do Estado, destacando as possibilidades de integração das tecnologias da informação e da comunicação ao currículo escolar.

11 REPENSANDO A PROPOSIÇÃO TEÓRICO - METODOLÓGICA
Abordagem Instrucionista Abordagem Construcionista Informática como uma disciplina Informática como ferramenta educacional Automatizar o ensino (Máquina de Ensinar) Provocar mudanças pedagógicas Professor Instrutor Professor Mediador Aluno Passivo Aluno Ativo

12 O COMPUTADOR E O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
Ferramenta interativa e multidisciplinar na construção da aprendizagem; Aulas participativas, interativas, envolventes; Alunos como “agentes” da construção de seu próprio conhecimento. Um importante recurso mediador de uma aprendizagem dinâmica;

13 NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO AMBIENTE EDUCACIONAL
Democratização do acesso a essas tecnologias, incluindo alunos, docentes e comunidade; Comunidade escolar com uma visão de mundo mais globalizada e significativa;

14 NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO AMBIENTE EDUCACIONAL
Atualização permanente dos trabalhadores em educação para a ação no cotidiano escolar, integrando essas tecnologias ao currículo proposto. Concepção de que as tecnologias representem apoio essencial para a construção de uma leitura de mundo com base na multiplicidade de idéias, na criatividade, na produção do conhecimento pelos sujeitos.

15 “Poder usar o computador é uma oportunidade de aprender muito mais e me tornar mais capaz quando eu for um profissional”


Carregar ppt "PAULO HARTUNG LELO COIMBRA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google