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Softwares Educativos: possibilidades e limitações

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Apresentação em tema: "Softwares Educativos: possibilidades e limitações"— Transcrição da apresentação:

1 Softwares Educativos: possibilidades e limitações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PPG- EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: QUÍMICA DA VIDA E SAÚDE DISCIPLINA: PREPARAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO Softwares Educativos: possibilidades e limitações Luciane Oleques

2 Um software para ser educativo deve ser pensado segundo uma
Introdução “ Todo programa que utiliza uma metodologia que o contextualize no processo ensino e aprendizagem, pode ser considerado educacional” (Giraffa, 1999). Um software para ser educativo deve ser pensado segundo uma teoria da aprendizagem.

3 Introdução Software educativo e a prática escolar.
Aspectos imprescindíveis para o uso da informática na educação: Computador aluno Software professor

4 Como os professores compreendem as tecnologias digitais no contexto da nossa prática pedagógica?

5 Processo de aprendizagem do aluno
Professor mediador Processo de aprendizagem do aluno

6 Objetivo Favorecer os processos de ensino e aprendizagem e sua característica principal é de caráter didático.

7 Características - Utilizam o computador como realizador de tarefas.
- Elaborados com finalidades didáticas. - Utilizam o computador como realizador de tarefas. - São interativos. - Se adaptam ao ritmo de qualquer estudante. - São fáceis de usar.

8 A escolha “O professor precisa conhecer os recursos disponíveis dos programas escolhidos para suas atividades de ensino, somente assim ele estará apto a realizar uma aula dinâmica, criativa e segura.” (TAJRA 2001)

9 Critérios para seleção
O software deve possuir uma concepção sócio – psico- pedagógica clara e bem fundamentada. b) Que seja tecnicamente bem elaborado.

10 Conhecendo Softwares Educacionais
Levando em consideração que todos possuem uma relação com a aprendizagem. Figura 1: Classificação dos softwares e atuação no processo de aprendizagem - (Fonte: Felippin, 2004)

11 Classificação Promovem o ensino Auxiliam a construir o conhecimento:
Exercícios e práticas Jogos Tutoriais Simulação Promovem o ensino Promoção pedagógica Aplicativos Redes e internet Programação Auxiliam a construir o conhecimento:

12 Todos os softwares podem ser usados numa perspectiva educacional
Coerência quanto à sua escolha “A aprendizagem com tecnologia, se embasa nas teorias construtivistas, nas quais o conhecimento é construído pelo sujeito e não transmitido”. (Passerino, 2001, p.174)

13 mudança de perfil do professor Aluno colaborador ativo
construtivismo mudança de perfil do professor transmissor facilitador Aluno colaborador ativo

14 dinamismo Base Pedagógica Construtivista Construção de saberes
behavorista Treinar os estudantes Adestrar

15 Os software educativos são apontados como uma das competências necessárias para ensinar na atualidade. (Perrenoud, 2000)

16 Exige um professor seletivo e crítico
Requer a aquisição de conhecimentos sobre utilização de informática Desenvolvimento de habilidades intelectuais

17 Possibilidades Permitem criar situações de aprendizagem
diversificadas. Permite que o aluno passe de uma atitude passiva para ativa.

18 Possibilidades Apresentação de problemas que precisam obrigatoriamente ser resolvidos. Apresentação de questões que objetivam estimular a reflexão sobre o tema que será apresentado na seqüência.

19 Possibilidades Oferecimento de simulações e animações.
Servem de apoio em diversas modalidades de ensino.

20 Possibilidades Oferecimento de problemas a serem solucionados com a exploração dos conteúdos do software.

21 Possibilidades na biologia
A utilização de animações tem grande vantagem sobre figuras convencionais. A resolução dos problemas apresentados nos softwares permitem aos alunos relacionar fenômenos, fatos e processos na Biologia.

22 Possibilidades na biologia
Possibilitam o acesso a bancos de imagens e esquemas animados para descrever processos e características do ambiente ou de seres vivos, nos níveis micro e macroscópicos.

23 Limitações A preparação inadequada de professores, tendo em vista que o “Programa Brasileiro de Informática em Educação” propõe o uso do computador como modificador da prática pedagógica.

24 O tipo de software escolhido vai suprir suas necessidades?
Limitações Professor sabe utilizar o computador? Professor sabe avaliar um software? O tipo de software escolhido vai suprir suas necessidades?

25 exemplo de animação na biologia
Ex 1: síntese protéica Ex 2: ciclo do Plasmodiun

26 Bibliografia FELIPPIN, M. Cristina Torres. A construção da escrita e leitura: aplicações de situações de aprendizagem envolvendo material concreto e softwares educativos em um processo de alfabetização. Canoas: Universidade luterana do Brasil (Monografia de Especialização em Informática na Educação), 2004. GIRAFFA, L.M.M. Informática na Educação: Uma Proposta para promover mudanças. Curitiba: UFPR GONÇALVES, R de A.; OLIVEIRA,J.S.; RIBAS,M.A.C. A educação na sociedade dos meios virtuais.Santa maria, C.U.F, 2009. SOFFA, M.M.; ALCÂNTARA, P.R de C. O Uso Do Software Educativo: Reflexões Da Prática Docente Na Sala Informatizada. Disponível em: <www.pucpr.Br/eventos/educere/educere 2008 /anais/pdf/335_357.pdf > acesso em TAJRA, S. Informática na Educação: Novas Ferramentas Pedagógicas para o Professor da Atualidade. 3.ed. São Paulo: Érica, 2001 VALENTE, J. A. (s.d.) O uso inteligente do computador na educação. Disponível em: <http://www.diretoriadeitapevi.com.br/texto2.html> acesso em:


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