A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO As NTICs, vem transformando a maneira de se comunicar, trabalhar, decidir e pensar na sociedade contemporânea. Perrenoud (Livro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO As NTICs, vem transformando a maneira de se comunicar, trabalhar, decidir e pensar na sociedade contemporânea. Perrenoud (Livro."— Transcrição da apresentação:

1 AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO As NTICs, vem transformando a maneira de se comunicar, trabalhar, decidir e pensar na sociedade contemporânea. Perrenoud (Livro 10 competências para ensinar) aponta a utilização das NTICs na dinâmica pedagógica como uma das competências necessárias aos professores que desejam ensinar e promover a aprendizagem.

2 QUESTÕES: Será a informática mais um instrumento de trabalho como o quadro negro? Que espaço deve-se conceder às NTICs nas escolas? Ensinar a usar o computador é da competência das escolas? O autor aponta que há mudanças substanciais no cenário educacional e que o professor precisa adaptar-se e saber utilizar as novas tecnologias.

3 Em que consiste a competência dos professores? Consiste em utilizar os instrumentos da multimídia já disponíveis. Necessidade de uma política com finalidade didáticas. A indústria da informática não poupará esforços para facilitar o acesso às suas máquinas pelos usuários; com isso, fará com que os professores tenham que correr contra o tempo. O professor acomodado e despreparado prejudicará seu aluno e consequentemente a escola.

4 Perrenoud aponta que poderíamos estar trabalhando com redes telemáticas: correio eletrônico, notícias, fóruns e sites específicos. O autor ainda faz um alerta sobre o uso dessas tecnologias para que haja democratização do acesso aos saberes e à informação. Aponta que os professores deveriam fazer uma vigília cultural, sociológica, pedagógica e didática para compreenderem a escola do amanhã.

5 Há uma mudança de paradigmas que as novas tecnologias demandam e oportunizam. Ou seja, trata-se de deixar a escola centrada no ensino e passar para as aprendizagens. O ofício do professor redefini-se: mais do que ensinar, trata-se de fazer aprender.

6 Para Perrenoud, formar o aluno para utilizar as novas tecnologias não é fazer com que o aluno domine técnicas e programações, mas formar o julgamento, o senso crítico, o pensamento hipotético e dedutivo, as faculdades de observação e de pesquisa, a imaginação, a capacidade de memorizar e classificar, a leitura e análise de textos e imagens e estratégias de comunicação.


Carregar ppt "AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO As NTICs, vem transformando a maneira de se comunicar, trabalhar, decidir e pensar na sociedade contemporânea. Perrenoud (Livro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google