Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouÍsis Barreira Alterado mais de 10 anos atrás
1
GESTÃO ESCOLAR HOJE: a cultura tecnológica no espaço escolar Profª. Fabíola da Conceição Lima UemaNet Setembro/2008
2
Quando não se capina e lavra a terra, o que cresce é erva daninha. Makarenko
3
GESTÃO ESCOLAR HOJE Objetivo Possibilitar reflexões acerca dos novos rumos da gestão escolar. INTEGRAÇÃO
4
GESTÃO ESCOLAR HOJE Dimensão de atuação que objetiva promover a organização, mobilização e a articulação de todas as condições materiais, humanas e tecnológicas necessárias ao avanço dos processos socioeducacionais.
5
CENÁRIOS PARA A GESTÃO Mudanças Inovações Tecnológicas Formação e Qualificação profissional Gestor EducaçãoaDistância Compete à gestão escolar estabelecer o direcionamento e a mobilização para a dinamização do espaço escolar.
6
PERFIL DO GESTOR Trabalhar em equipe; Gerenciar ambientes mais complexos; Manejar tecnologias; Saber expressar-se e saber escutar; Comprometer-se com a emancipação e a autonomia intelectual dos colaboradores; Atuar em função de objetivos; Sensível, consciente das possibilidades e limitações.
7
Na gestão atual é preciso lembrar sempre: Os problemas da educação e da gestão são globais e estão inter- relacionados; É preciso agir conjuntamente em todas as frentes, pois, tecnologia sozinha não milagres.
8
TECNOLOGIA E ESPAÇO ESCOLAR TECNOLOGIA E ESPAÇO ESCOLAR Requer dos gestores e educadores uma formação mais completa, que envolva dentre outros aspectos: o estudo das tecnologias e, leve em conta a sensibilidade, para desenvolver um trabalho inovador, apesar das condições restritivas; Permita ao educando construir/reconstruir seu caminho com liberdade de tentar, de errar e de retomar.
9
A GESTÃO EM EAD A Educação a Distância vem se destacando como uma importante ferramenta de transmissão do conhecimento e da democratização da informação. No Decreto 5.622, artigo 1º é definida como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades em lugares e ou tempos diversos.
10
GESTÃO, TECNOLOGIA E ESPAÇO ESCOLAR O gestor escolar como um dos sujeitos do processo de ensinar e aprender tem função primordial, uma vez que a incorporação das tecnologias está diretamente relacionada com a mobilização de toda a comunidade, envolvendo os diferentes segmentos com a gestão do espaço e do tempo escolar, com a esfera administrativa e pedagógica.
11
QUADRO SÍNTESE Passo 1 Garantir o acesso Compreender a importância de investir na informatização da Instituição. Passo 2 Dom í nio t é cnico Capacitar para saber usar, destreza que deverá ser adquirida com a prática. Passo 3 Dom í nio pedag ó gico e gerencial Buscar alternativas para que as tecnologias facilitem o processo de aprendizagem e o acesso informações. Passo 4 Solu ç ões Inovadoras Integração da gestão administrativa e pedagógica a partir do uso de computadores ligados em rede, entre outras.
12
Passo 1 Passo 2 Passo 4 Passo 3
13
...a aprendizagem ocorre por meio do diálogo, da conscientização, em que educador e educando aprendem juntos, numa relação dinâmica, na qual a prática, orientada pela teoria, reorienta a teoria, num processo de constante aperfeiçoamento Paulo Freire, 1996
14
OBRIGADA! Fabíola Lima Assistente Pedagógica fabiola@nead.uema.br 55 98 8844 9958
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.