Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Profª Rita Maria L. Tarcia – NEAD - UNISAL
4o Seminário Nacional ABED de Educação a Distância “Apoio ao Aluno para Sucesso da Aprendizagem” Mesa Redonda: Processos de aprendizagem a distância: concepção, suportes pedagógicos e tecnológicos Profª Rita Maria L. Tarcia – NEAD - UNISAL Profª Jucimara Roesler - UNISUL Prof Anderson Luiz Barbosa – NEAD – UNISAL Brasília – abril 2006
2
Concepção Premissas Características e especificidades
Implicações Pedagógicas Gestão da aprendizagem e do ensino a distância Abril 2006 Rita Maria Lino Tarcia
3
Premissas Aprendizagem a distância Autônoma Independente Pessoal
Não linear Em rede Imagens mentais Diálogos externos e internos Abril 2006 Rita Maria Lino Tarcia
4
Características e especificidades
Autônoma: o participante constrói o processo de aprendizagem Independente: os recursos pedagógicos e tecnológicos orientam a aprendizagem, mas o processo de tomada de decisão é do participantes Pessoal: cada participante define o caminho que quer percorrer e constrói o próprio processo da aprendizagem Abril 2006 Rita Maria Lino Tarcia
5
Características e especificidades continuação
Não linear: os suportes e recursos tecnológicos possibilitam uma visão mais sistêmica do conhecimento e uma construção não linear do processo de aprendizagem Em rede: os suportes e recursos tecnológicos permitem a troca de informações e a construção do conhecimento em rede Abril 2006 Rita Maria Lino Tarcia
6
Características e especificidades continuação
Imagens mentais: se a aprendizagem se processa a partir de imagens mentais, nos processos a distância e com os recursos tecnológicos o participante têm ricos estímulos digitais Diálogos internos e externos: o participante realiza o diálogo interno e externo com mediação tecnológica e com possibilidade de registros Abril 2006 Rita Maria Lino Tarcia
7
Implicações Pedagógicas
Definição do projeto da atividade que será realizada na modalidade a distância: Revisão dos objetivos Nova concepção para definição dos conteúdos Nova visão para escolha dos recursos metodológicos aliados aos recursos tecnológicos Uso efetivo dos recursos comunicacionais Nova concepção de avaliação: processo e conceito de auto avaliação Abril 2006 Rita Maria Lino Tarcia
8
Implicações Pedagógicas
Construção de novos saberes teóricos vinculados à didática e á prática da modalidade a distância Construção de novos saberes teóricos relacionados á aprendizagem do participantes como adulto e em situação virtual Formação de professores Formação de alunos Abril 2006 Rita Maria Lino Tarcia
9
Gestão do Ensino e da Aprendizagem
Definição efetiva de dois processos diferentes: o processo da aprendizagem realizada exclusivamente pelo aluno o processo do ensino construído previamente pelo professor Identificação de papéis Conhecimento dos processos Conhecimento dos recursos disponíveis para a gestão efetiva do ensino Abril 2006 Rita Maria Lino Tarcia
10
Muito Obrigada! www.nead.unisal.br ritamaria@st.unisal.br Contato
NEAD - Núcleo de Educação a Distância UNISAL - Centro Universitário Salesiano de São Paulo Profa Rita Maria Lino Tarcia Abril 2006 Rita Maria Lino Tarcia
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.