A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar Profª Liriane Soares de Araújo de Camargo Sistema de Informação UAB – UFSCar 2011.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar Profª Liriane Soares de Araújo de Camargo Sistema de Informação UAB – UFSCar 2011."— Transcrição da apresentação:

1 Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar Profª Liriane Soares de Araújo de Camargo Sistema de Informação UAB – UFSCar 2011

2 Introdução – Como está organizado o modelo de EaD da UFSCar? – Quais são os atores e como interagem? – Quais são os espaços e recursos de ensino-aprendizagem disponíveis? – Como ocorre o planejamento, acompanhamento e avaliação dos processos ensino-aprendizagem? Entender esse modelo permite: – uma organização e articulação melhor entre os atores envolvidos; – melhor aproveitamento da estrutura de apóio técnico-pedagógico disponível. Olá pessoal, seguindo a mesma metodologia da aula anterior, apresento algumas questões como:

3 – Como está organizado o modelo de EaD da UFSCar? – Quais são os atores e como interagem? – Quais são os espaços e recursos de ensino-aprendizagem disponíveis? – Como ocorre o planejamento, acompanhamento e avaliação dos processos ensino-aprendizagem?

4 Como está organizado o modelo de EaD da UFSCar? Primeiro, precisamos entender que o curso a distância possui estruturas mais complexas do que o presencial, pois há uma distância física (como o próprio nome já diz) mediada por recursos tecnológicos, tendo a docência compartilhada entre diferentes atores com flexibilização do tempo e espaço. Esse modelo permite possibilidade de renovação pedagógica e construção colaborativa do conhecimento e autonomia do aprendiz. A organização diz respeito à: – definição de objetivos (lista de intenções); – organização social por meio de definição de papéis (direitos e deveres de cada ator); – sistematização do tempo e espaço; – infraestrutura. A organização do modelo já responde quais são os atores envolvidos, e quais são os espaços e recursos de ensino- aprendizagem quando explicamos esses quesitos.

5 – definição de objetivos (lista de intenções); – organização social por meio de definição de papéis (direitos e deveres de cada ator); – sistematização do tempo e espaço; – Infraestrutura. - Aprender de forma autônoma e contínua; - Produzir e divulgar novos conhecimentos, tecnologias, serviços e produtos; - Empreender formas diversificadas de atuação profissional; - Atuar multi/transdisciplinarmente; - Comprometer-se com a preservação da biodiversidade no ambiente natural e construído com sustentabilidade e melhoria de qualidade de vida; - Gerenciar processos participativos de organização pública e/ou privada e/ou incluir-se neles; - Pautar-se na ética e na solidariedade enquanto ser humano, cidadão e profissional; - Buscar maturidade, sensibilidade e equilíbrio ao agir profissionalmente. Modelo EaD (cont.) Envolve uma política

6 Modelo EaD (cont.) - Estudante; - Professor; -Tutor virtual; - Tutor presencial; - Coordenador e vice-coordenador; - Supervisor de tutoria; -Administrador; - Secretário. – definição de objetivos (lista de intenções); – organização social por meio de definição de papéis (direitos e deveres de cada ator); – sistematização do tempo e espaço; – Infraestrutura. Estudar cada papel (pag. 33 a 36)

7 Modelo EaD (cont.) - Atividades Virtuais e Presenciais; - Atividades Virtuais Assíncronas; - Atividades Virtuais Síncronas. – definição de objetivos (lista de intenções); – organização social por meio de definição de papéis (direitos e deveres de cada ator); – sistematização do tempo e espaço; – Infraestrutura. A concepção de EaD da UFSCar implica no entendimento de que o estudante pode estar distante da universidade formadora, mas não do seu polo de apoio presencial.

8 Modelo EaD (cont.) - Polos presenciais (mantidos pelas prefeituras com apoio do MEC): contem coordenador do curso, secretaria, tutores presenciais, técnicos de informática e de laboratório. - Polo na UFSCar: estão vinculado à Pró-Reitoria de Graduação (Pro Grad) e possui a Secretaria Geral de EaD (SEaD) com 80 profissionais e 5 coordenadorias: - Coordenadoria de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento Profissional EaD (Codap); - Coordenadoria de Processos de Ensino e Aprendizagem (Copea); - Coordenadoria de Inovações em tecnologias na Educação (Cite); - Coordenadoria de Relações Institucionais (Cori); - Coordenadoria de Administração e Planejamento Estratégico (Cape). – definição de objetivos (lista de intenções); – organização social por meio de definição de papéis (direitos e deveres de cada ator); – sistematização do tempo e espaço; – Infraestrutura.

9 - Como está organizado o modelo de EaD da UFSCar? -Quais são os atores e como interagem? -Quais são os espaços e recursos de ensino-aprendizagem disponíveis? -Como ocorre o planejamento, acompanhamento e avaliação dos processos ensino-aprendizagem? Resumindo, determinado os objetivos, foram definidos os atores e seus papéis, as atividades a serem realizadas e a infraestrutura necessária para acontecer tudo isso.

10 Como ocorre o planejamento, acompanhamento e avaliação dos processos ensino-aprendizagem? Essa questão envolve os aspectos : – Metodológicos, que correspondem às atividades, formas de interação/comunicação, procedimentos de avaliação e a organização de todos esses elementos em uma sequência didática para aprendizagem; – Tecnológicos, que envolvem o ambiente virtual e suas funcionalidades e/ou recursos de comunicação e interação;

11 Aspectos metodológicos Envolve: – Unidades de aprendizagem; – Acompanhamento e formas de interação; – Avaliação da aprendizagem.

12 Cont. – Unidades de aprendizagem; – Acompanhamento e formas de interação; – Avaliação da aprendizagem. São compostas por um conjunto de atividades (teóricas, avaliativas e suplementares) definidas pelo professor contendo: -Tema (subtema se houver); -Período; -Objetivos; -Atividades. Nós, por exemplo, estamos na Unidade 1, Tema Introdução a EaD, Subtema EaD na UFSCar,...

13 Cont. – Unidades de aprendizagem; – Acompanhamento e formas de interação; – Avaliação da aprendizagem. Acompanhamento virtual e presencial pelo professor e tutor; - Os tutores virtuais acompanham o desenvolvimento de cada atividade por meio do ambiente virtual; -O tutor presencial acompanham os estudantes nas atividades presenciais como orientação de atividades práticas como provas. Antes de publicar uma dúvida, o estudante deve se certificar de que a mesma dúvida não tenha sido previamente respondida e, ao publicada, deve tomar cuidado de expor suas dúvidas de forma clara para que o tutor, professor ou colegas possam contribuir efetivamente.

14 Cont. – Unidades de aprendizagem; – Acompanhamento e formas de interação; – Avaliação da aprendizagem. É feita por: - Atividades avaliativas virtuais contínuas, que são propostas a cada unidade como trabalho individual, debates, resolução de exercícios etc, e - Atividades avaliativas presenciais como provas. Para aprovação em uma disciplina, o estudante deve obter nota mínima seis e frequência mínima de 75%. A frequência é calculada de acordo com o plano de avaliação definido no plano de ensino da disciplina.

15 Aspectos Tecnológicos Está relacionado ao ambiente virtual e suas funcionalidades. Sendo assim, daqui para frente vamos aprender sobre o ambiente, mostrando os tipos de conteúdos que podem ser tratados, o funcionamento do ambiente por meio de manipulação de recursos e ferramentas, sobre as salas virtuais, sobre as informações contidas nas mesmas, etc. Esse conteúdo será abordado na próxima Unidade – na Unidade 2.

16 Obrigada!


Carregar ppt "Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar Profª Liriane Soares de Araújo de Camargo Sistema de Informação UAB – UFSCar 2011."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google