A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral"— Transcrição da apresentação:

1 Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
Integração de resultados das Etapas: Motivação e Mobilização/Iniciativa Apresentação das Etapas: Dedicação e Planejamento Como ajudar os profissionais novos na parceria ou os que pouco acessam ou pouco interagem, a superar suas dificuldades e aproveitar os recursos formativos da EaD (Educação a Distância)?

2 APRESENTAÇÃO As dicas que apresentaremos, foram orientadas pela consulta que fizemos, durante a EaD realizada em 2011, quando perguntamos no fórum de acompanhamento, porque alguns profissionais não acessavam o curso ou acessavam, mas interagiam muito pouco. A partir dos motivos alegados, pensamos em algumas estratégias simples, que pudessem ajudá-los no apoio aos profissionais que ainda se encontram nessa condição: Ter ajuda dos pares e dos especialistas Organizar tempo e espaço na rotina Experimentar escrever sobre sua prática e compartilhar seus registros na EaD Este ppt tem o objetivo de orientar as equipes das diretorias de ensino e equipes gestoras das escolas para apoiarem os professores e coordenadores pedagógicos que ainda têm dificuldades para participar da EaD, seja por inexperiência no acesso às redes, seja por falta de prática no uso de computadores, ou ainda porque encontram dificuldades de organizar sua rotina, de modo a conseguir participar dessa atividade.

3 Tempo e espaço na rotina – dicas para o PC
Organize, junto com os professores, uma rotina semanal de acesso ao curso de EaD na escola, durante os meses de maio e junho. No caso dos profissionais de acompanhamento, a rotina deve incluir o acesso aos fóruns dos professores, além da interação com os pares e com o formador em seus fóruns específicos. Garanta, ao menos tempo em 2 ATPCs para organizar, planejar, discutir, apoiar e tomar decisões, que tenham como objetivo favorecer uma boa participação dos profissionais da escola, nessa etapa de EaD. Indique aos profissionais que puderem, para que aproveitem momentos livres da rotina em casa para experimentar ou se familiarizar com o uso do computador e da internet. Filhos, sobrinhos e netos podem ser ótimos professores. Verifique a disponibilidade dos computadores da escola, para uso dos professores, nos horários definidos para acesso à EaD. Solicite apoio do monitor e ou PCNP de informática, para organizar um espaço na rotina escolar, que garanta aos professores seu acesso ao curso no período em que estiverem na escola (sala de informática, sala de leitura ou outro). Peça ajuda ao monitor e ou ao PCNP de informática, caso encontre dificuldades técnicas (de configurações mínimas e de programas ou de acesso à internet).

4 Ajuda dos pares e dos especialistas - parcerias produtivas e aprendizagem colaborativa
Quem pode ajudar o monitor da sala de informática o PCNP de informática da Diretoria de Ensino o professor habituado ao uso da internet os alunos, naturalmente familiarizados com o ambiente virtual Dicas para ajudar os mais tímidos acessem juntos, formando duplas ou trios, com um profissional experiente orientando, acolhendo, instigando os colegas inexperientes a arriscar não comecem pelo ambiente do curso, comecem acessando sites de interesse, visitando blogs das escolas, dos alunos, participando de chats de bate papo, criem tarefas a serem realizadas de um dia para o outro estabeleçam uma rotina de encontros durante um período, até que os professores inexperientes se sintam seguros para seguirem sozinhos

5 Escrever sobre a prática e compartilhar na EaD
Dicas para os Coordenadores Pedagógicos ajudarem os professores que ainda têm receio de expor suas experiências de sala de aula nos fóruns da EaD Ler os registros dos professores e dar devolutivas, ajudando-os a crescer Agendar momentos individuais na rotina com esses professores, para orientar, ouvir, sugerir e fazer alinhamentos Chamar os professores a refletir sobre o papel do erro e das dificuldades no processo de aprendizagem, ajudando-os a perder o medo de se expor Convidá-los a apresentar seus registros nas reuniões de ATPC, fazendo uma espécie de aquecimento antes de postarem na EaD Valorizar e trazer para discussão em ATPC, os registros postados nos fóruns ao longo do curso


Carregar ppt "Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google