A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Cenário Virtual.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Cenário Virtual."— Transcrição da apresentação:

1 O Cenário Virtual

2 Na aula anterior, você estudou sobre mediação
Na aula anterior, você estudou sobre mediação. Bem, agora, você conhecerá o cenário virtual.

3 Cenário Virtual

4 Cenário Virtual Quando você ouve falar sobre educação, provavelmente pensa logo em professor, aluno e materiais didáticos. Outro ponto importante desta modalidade se refere a linguagem utilizada nos materiais, a qual precisa ter um tratamento diferente daquela que tradicionalmente é utilizada.

5 Cenário Virtual Embora o termo "interatividade" seja muito empregado hoje como um diferencial, a verdade é que quando professor e aluno se encontram frente a frente, no mesmo espaço físico, é possível ter um retorno imediato, um feedback instantâneo que permite aos envolvidos nesse processo de comunicação corrigir a rota empregada. O professor pode incorporar novos elementos, exemplos e/ou solicitações - esclarecendo dúvidas e tornando mais estimulante o processo de aprendizagem. A distância podem surgir vários ruídos de comunicação e as adequações nem sempre são imediatas, pois, boa parte do material empregado já está previamente preparado. A forma como esses elementos interagem é que diferencia a Educação a Distância de outras modalidades.

6 Cenário Virtual Veja, nas aulas presenciais isso ocorre de forma natural, pois o processo de comunicação é imediato. Na EaD é necessário empregar elementos e instrumentos especialmente desenvolvidos para promover a interação. Além disso, nem todos os participantes (tanto professores quanto alunos) possuem uma experiência bem sedimentada nas estratégias de Educação a Distância. Afinal, estudar à distância é bem diferente de estudar contando com a presença física de outros colegas, de orientadores e professores, além de um espaço concreto com laboratórios, bibliotecas e outros elementos tão conhecidos e familiares.

7 Bem, você deve ter percebido que a interação é estimulada com o uso de estratégias específicas que recorrem aos instrumentos disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem, como fórum, , mensagem, entre outros. Ela é promovida por todos esses elementos.

8 Mas não é só isso. Você sabia que a interação pode ocorrer de formas diferentes? Veja a seguir.

9 Formas de Interação

10 Formas de Interação A interação pode ocorrer de duas formas:
síncrona - quando aluno e professor, ou colegas, embora distantes no espaço, mantêm contato em tempo real. É o caso das videoconferências, dos chat’s (bate-papos em ambientes virtuais). A forma mais conhecida de contato síncrono a distância é o telefone.

11 Formas de Interação assíncrona - quando aluno e professor, ou colegas, distantes no espaço, se comunicam em diferentes tempos. Por exemplo: você envia um e o colega o lê no dia seguinte, respondendo somente após algumas horas. É o caso, também, do estudo dos diferentes conteúdos: eles estão disponibilizados e cada participante acessa as aulas no horário que lhe for mais conveniente. É importante ressaltar que a maneira mais fácil de interagir é a que melhor se adapta a situação de cada aluno.


Carregar ppt "O Cenário Virtual."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google