A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Evasão em Cursos A Distância.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Evasão em Cursos A Distância."— Transcrição da apresentação:

1 Evasão em Cursos A Distância

2 Você sabia que a evasão é um fator frequente nos cursos a distância?

3 Conhecer as causas da evasão para poder evitá-la é nosso objetivo nesta aula. Veja a seguir.

4 Evasão em Cursos a Distância

5 Evasão em Cursos EAD A evasão é um fator frequente nos cursos a distância, o êxito do curso pode ser influenciado por fatores como: uma definição clara do programa, a utilização correta do material didático, o uso correto de meios apropriados que facilitem a interatividade entre professores e alunos e entre os alunos e a capacitação dos professores.

6 Além desses pontos, a evasão pode também ser influenciada por necessidades individuais e regionais e pela avaliação do curso. Dessa maneira a análise desses fatores pode ser preventiva na redução da evasão na EaD. Ainda sobre os motivos de evasão Coelho (2002) apresenta que as principais suposições são: a falta da tradicional relação face-a-face entre professor e alunos, pois neste tipo de relacionamento julga-se haver maior interação e respostas afetivas entre os envolvidos no processo educacional; insuficiente domínio técnico do uso do computador, principalmente da Internet, ou seja, a inabilidade em lidar com as novas tecnologias cria dificuldades em acompanhar as atividades propostas pelos cursos a distância como: receber e enviar , participar de chats, de grupos de discussão, fazer links sugeridos, etc.; ausência de reciprocidade da comunicação, ou seja, dificuldades em expor ideias numa comunicação escrita a distância, inviabilizando a interatividade; a falta de um agrupamento de pessoas numa instituição física, construída socialmente e destinada muitas vezes, à transmissão de saberes, assim como ocorre no ensino presencial tradicional, faz com que o aluno de EAD não se sinta incluído num sistema educacional.

7 Você sabia que em muitos cursos a distância,
a desistência chega a ser superior a 50%?

8 Preocupante não é mesmo?
Bem, vamos continuar.

9 Alto Índice de Evasão

10 Alto Índice de Evasão É realmente alto o índice, e isso levanta a muitos questionamentos. Afinal, as vantagens parecem muitas: liberdade para decidir quando e como estudar, no ritmo que desejar, nenhuma pressão do grupo, nenhuma "vergonha" por erros cometidos... Pois são as mesmas vantagens que provocam a evasão: sem a pressão do grupo, o estímulo para a continuidade é reduzido. Além disso, uma completa liberdade para administrar o próprio tempo exige alto grau de disciplina, uma habilidade que nem todos desenvolveram.

11 Alto Índice de Evasão A alegação mais comum é falta de tempo, mas sabe-se que a falta de tempo encobre outros motivos. Para detectar as causas da evasão, é necessário investigar o próprio planejamento, tanto do curso, quanto das aulas. Os objetivos estão claros e interessam aos participantes? Os conteúdos são pertinentes, aplicáveis à prática diária? A progressão de dificuldades está bem ajustada (nem muito difícil, nem muito fácil)? Os instrumentos utilizados são atraentes (desenhos, exercícios, exemplos, leituras)? Há um equilíbrio entre autonomia e interatividade? Existem mecanismos de contato entre os participantes e um clima de afetividade? Os indicadores de resultado são estimulantes e construtivos?

12 Percebi, então, que são essas as respostas que indicarão as causas da evasão e permitirão adotar estratégias corretivas!


Carregar ppt "Evasão em Cursos A Distância."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google