A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fórum Permanente de Desafios do Magistério – Uso de Mídias - Usos e Abusos das TICs pelos Professores Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fórum Permanente de Desafios do Magistério – Uso de Mídias - Usos e Abusos das TICs pelos Professores Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP."— Transcrição da apresentação:

1 Fórum Permanente de Desafios do Magistério – Uso de Mídias - Usos e Abusos das TICs pelos Professores Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

2 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP Usos e Abusos das TICs Ensino e Aprendizagem e as TIC´s Para fazer bom uso das TIC´s Para fazer bom uso das TIC´s Planejamento de um curso online Planejamento de um curso online Implementação de um curso online Implementação de um curso online Perfil do Professor e do Aprendiz online Perfil do Professor e do Aprendiz online Restrições e Mitos do Ensino online Restrições e Mitos do Ensino online

3 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP Ensino e Aprendizagem e as TICs Aprendiz ConteúdoProfessor Ensino Presencial

4 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP Ensino e Aprendizagem e as TICs Tecnologia SoftwareComunicação Tecnologias de Informação e Comunicação

5 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP Ensino e Aprendizagem e as TICs Aprendiz ConteúdoProfessor Tecnologia SoftwareComunicação

6 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP Aprendiz ProfessorConteúdo Tecnologia SoftwareComunicação Ensino e Aprendizagem e as TICs

7 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP Ensino e Aprendizagem e as TICs Agrega valores ao processo educacional e contribui para o desenvolvimento do planejamento educacional. Pode servir como um fator negativo que atrapalha o processo de ensino e aprendizagem. Bom uso das TICs: Mau uso das TICs:

8 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

9 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP Para fazer bom uso das TICs definir os objetivos de aprendizagem definir as estratégias metodológicas definir as estratégias metodológicas definir o cenário: definir o cenário: centrado no Professor centrado no Professor

10 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

11 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP Para fazer bom uso das TICs definir os objetivos de aprendizagem definir as estratégias metodológicas definir as estratégias metodológicas definir o cenário: definir o cenário: centrado no Professor centrado no Professor centrado na Tecnologia centrado na Tecnologia

12 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

13 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP Para fazer bom uso das TICs definir os objetivos de aprendizagem definir as estratégias metodológicas definir as estratégias metodológicas definir o cenário: definir o cenário: centrado no Professor centrado no Professor centrado na Tecnologia centrado na Tecnologia centrado no Aprendiz centrado no Aprendiz

14 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

15 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP Para fazer bom uso das TICs Definir a equipe de trabalho Coordenador (Proj Pedagógico Institucional) Professor Facilitador (problemas administrativos) Designer Pessoal Técnico Pessoal Administrativo Equipe multidisciplinar para trabalhar no planejamento, projeto e implantação dos cursos online

16 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP Para fazer bom uso das TICs Compreender o ambiente online agregar as características do ambiente à proposta educacional ambiente à proposta educacional Bom uso adequar a proposta educacional ao ambiente ao ambiente transferir o conteúdo do ensino transferir o conteúdo do ensino presencial para o ambiente online presencial para o ambiente online Mau uso

17 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

18 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP Para fazer bom uso das TICs Entender a ausência da presença física fala, escrita, gestos, comunicação verbal e fala, escrita, gestos, comunicação verbal e visual visual a aprendizagem ocorre em diversos a aprendizagem ocorre em diversos momentos: trabalho em grupo, café, nas momentos: trabalho em grupo, café, nas conversas paralelas conversas paralelas Presencial nova linguagem de comunicação nova linguagem de comunicação necessidade de múltiplos espaços para necessidade de múltiplos espaços para trabalho, interação e socialização trabalho, interação e socialização Online

19 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP Para fazer bom uso das TICs Entender a ausência da presença física Smiles :-)feliz :-))muito feliz :*)com refriado :-#beijo :-( triste :-((muito triste (-:canhoto *-)viajando :'-(chorando :-*beijo ;-) piscando :-/indeciso :-Drindo muito alto :-edesapontado :-IIfurioso

20 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP Para fazer bom uso das TICs Identificar o público alvo aprendizes de diferentes locais, com diferentes necessidades e diferentes habilidades cognitivas Curso online Material de Apoio atender diversos estilos de aprendizagem: vídeo, áudio, hipertexto, texto, gráficos, simulações

21 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

22 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP Para fazer bom uso das TICs Definir o número de alunos Uso de ferramentas assíncronas 20 a 30 Alunos / Professor Uso de ferramentas síncronas 5 a 8 Alunos / Professor Grupos maiores: reduz a oportunidade de participação reduz a oportunidade de participação reduz a qualidade da discussão reduz a qualidade da discussão

23 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

24 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP justificativa justificativa objetivos gerais e específicos objetivos gerais e específicos estratégias metodológicas estratégias metodológicas conteúdo programático conteúdo programático leituras (web, material impresso) leituras (web, material impresso) copyright copyright ferramentas de comunicação ferramentas de comunicação avaliação avaliação Planejamento de um curso online

25 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP hardware e software necessários hardware e software necessários nível de habilidade computacional requerido nível de habilidade computacional requerido expectativas do Professor em relação à expectativas do Professor em relação à participação dos Aprendizes: participação dos Aprendizes: Implementação do curso online Definir pré-requisitos e expectativas presença na sala de aula virtual presença na sala de aula virtual leitura das mensagens dos colegas leitura das mensagens dos colegas respostas às colocações dos colegas respostas às colocações dos colegas

26 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP Implementação do curso online Promover o pensamento crítico AvaliarAnalisarAssociar Informação

27 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP Implementação do curso online Criar os espaços socialização socialização conhecer os Aprendizes e seus conhecimentos conhecer os Aprendizes e seus conhecimentos possibilitar que os Aprendizesse conheçam possibilitar que os Aprendizes se conheçam comunicação comunicação aprendizagem aprendizagem

28 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

29 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP Implementação do curso online Espaços de socialização definir regras, normas e procedimentos em consenso com os Aprendizes consenso com os Aprendizes propor dinâmicas que reconheçam e propor dinâmicas que reconheçam e valorizem os conhecimentos dos aprendizes valorizem os conhecimentos dos aprendizes compartilhar informações biográficas e compartilhar informações biográficas e histórias sobre as experiências individuais histórias sobre as experiências individuais conectar o novo conteúdo às experiências conectar o novo conteúdo às experiências previamente existentes: previamente existentes: aprendizes familiarizados com a tecnologia aprendizes familiarizados com a tecnologia aprendizes familiarizados com o tema aprendizes familiarizados com o tema

30 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

31 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP comunicação síncrona comunicação síncrona comunicação assíncrona comunicação assíncrona Implementação do curso online Espaços de comunicação Netiqueta

32 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP Implementação do curso online Netiqueta Conjunto informal de regras e conselhos para uma boa utilização da rede Internet. Baseia-se no simples e elementar bom senso. Não existe uma definição absoluta da Netiqueta. Existe uma série de conselhos e regras que possibilitam ao usuário familiarizar-se com este conceito. Sendo a Internet é um espelho da nossa sociedade, a comunicação por meios eletrônicos tem muitas regras baseadas nas regras que nos permitem viver em sociedade.

33 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP propor atividades individuais e em grupo propor atividades individuais e em grupo compartilhar os resultados das atividades compartilhar os resultados das atividades desenvolver trabalhos com projetos desenvolver trabalhos com projetos propor problemas de desafio propor problemas de desafio incentivar participação (síncrona / assíncrona) incentivar participação (síncrona / assíncrona) Implementação do curso online Espaços de aprendizagem

34 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP Perfil do Aprendiz online autonomia organizaçãodotempo auto-disciplina auto-direcionamento bom nível de leitura capacidaderesolverproblemas capacidade de ouvir o outro motivação

35 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP Perfil do Professor online capaz de avaliar o processo e não somente os capaz de avaliar o processo e não somente os resultados resultados estimular a participação dos Aprendizes nas estimular a participação dos Aprendizes nas discussões fazendo com que eles troquem discussões fazendo com que eles troquem experiências entre si experiências entre si estimular os Aprendizes a compartilharem idéias estimular os Aprendizes a compartilharem idéias com todos, e não só com o Professor com todos, e não só com o Professor avaliar a quantidade de material para os avaliar a quantidade de material para os Aprendizes Aprendizes estabelecer um plano de contingência estabelecer um plano de contingência

36 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

37 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP Restrições do ensino online pouca familiarização com a tecnologia pouca familiarização com a tecnologia diferentes níveis de habilidade técnica diferentes níveis de habilidade técnica diferentes níveis de habilidade com leitura diferentes níveis de habilidade com leitura falta de habilidade para digitar e usar o mouse falta de habilidade para digitar e usar o mouse dificuldade de acesso ao computador dificuldade de acesso ao computador conexão de baixa velocidade com a Internet conexão de baixa velocidade com a Internet

38 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

39 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP Mitos do ensino online aprendizes são resistentes às TIC´S aprendizes são resistentes às TIC´S o Professor precisa dominar todas as instâncias o Professor precisa dominar todas as instâncias o tempo de dedicação do Professor é menor no o tempo de dedicação do Professor é menor no ambiente online ambiente online classe online não propicia a interação entre os classe online não propicia a interação entre os participantes participantes classe online não é tão social quanto a classe classe online não é tão social quanto a classe presencial presencial número de Aprendizes ilimitado número de Aprendizes ilimitado tecnologia sempre funciona tecnologia sempre funciona

40 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

41 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

42 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP Edilene A. Ropoli Equipe EAD / CCUEC / UNICAMP Alexandre Cartianu


Carregar ppt "Fórum Permanente de Desafios do Magistério – Uso de Mídias - Usos e Abusos das TICs pelos Professores Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google