A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fórum Permanente de Desafios do Magistério – Uso de Mídias -

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fórum Permanente de Desafios do Magistério – Uso de Mídias -"— Transcrição da apresentação:

1 Fórum Permanente de Desafios do Magistério – Uso de Mídias -
Usos e Abusos das TIC’s pelos Professores Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

2 Usos e Abusos das TIC’s Ensino e Aprendizagem e as TIC´s
Para fazer bom uso das TIC´s Planejamento de um curso online Implementação de um curso online Perfil do Professor e do Aprendiz online Restrições e Mitos do Ensino online 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

3 Ensino e Aprendizagem e as TIC’s
Conteúdo Professor Ensino Presencial 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

4 Ensino e Aprendizagem e as TIC’s
Tecnologias de Informação e Comunicação Tecnologia Software Comunicação 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

5 Ensino e Aprendizagem e as TIC’s
Conteúdo Professor Tecnologia Software Comunicação 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

6 Ensino e Aprendizagem e as TIC’s
Professor Conteúdo Tecnologia Software Comunicação 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

7 Ensino e Aprendizagem e as TIC’s
Bom uso das TIC’s: Agrega valores ao processo educacional e contribui para o desenvolvimento do planejamento educacional. Mau uso das TIC’s: Pode servir como um fator negativo que “atrapalha” o processo de ensino e aprendizagem. 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

8 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

9 Para fazer bom uso das TIC’s
definir os objetivos de aprendizagem definir as estratégias metodológicas definir o cenário: centrado no Professor 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

10 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

11 Para fazer bom uso das TIC’s
definir os objetivos de aprendizagem definir as estratégias metodológicas definir o cenário: centrado no Professor centrado na Tecnologia 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

12 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

13 Para fazer bom uso das TIC’s
definir os objetivos de aprendizagem definir as estratégias metodológicas definir o cenário: centrado no Professor centrado na Tecnologia centrado no Aprendiz 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

14 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

15 Para fazer bom uso das TIC’s Definir a equipe de trabalho
Equipe multidisciplinar para trabalhar no planejamento, projeto e implantação dos cursos online Coordenador (Proj Pedagógico Institucional) Professor Facilitador (problemas administrativos) Designer Pessoal Técnico Pessoal Administrativo 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

16 Para fazer bom uso das TIC’s Compreender o ambiente online
agregar as características do ambiente à proposta educacional Mau uso adequar a proposta educacional ao ambiente transferir o conteúdo do ensino presencial para o ambiente online Ex: privilegiar o trabalho em grupo mas o ambiente não permite 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

17 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

18 Para fazer bom uso das TIC’s Entender a ausência da presença física
Presencial fala, escrita, gestos, comunicação verbal e visual a aprendizagem ocorre em diversos momentos: trabalho em grupo, café, nas conversas paralelas Online nova linguagem de comunicação   necessidade de múltiplos espaços para trabalho, interação e socialização 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

19 Para fazer bom uso das TIC’s Entender a ausência da presença física
Smiles :-) feliz :-)) muito feliz :*) com refriado :-# beijo :-( triste :-(( muito triste (-: canhoto *-) viajando :'-( chorando :-* beijo ;-) piscando :-/ indeciso gritando :-D rindo muito alto :-e desapontado :-II furioso 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

20 Para fazer bom uso das TIC’s Identificar o público alvo
Curso online aprendizes de diferentes locais, com diferentes necessidades e diferentes habilidades cognitivas Material de Apoio atender diversos estilos de aprendizagem: vídeo, áudio, hipertexto, texto, gráficos, simulações 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

21 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

22 Para fazer bom uso das TIC’s Definir o número de alunos
Uso de ferramentas assíncronas 20 a 30 Alunos / Professor Uso de ferramentas síncronas 5 a 8 Alunos / Professor 5 a 8 alunos: número sugerido para o bate-papo >> suporte logístico e grau de interação Grupos maiores: reduz a oportunidade de participação reduz a qualidade da discussão 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

23 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

24 Planejamento de um curso online
justificativa objetivos gerais e específicos estratégias metodológicas conteúdo programático leituras (web, material impresso) copyright ferramentas de comunicação avaliação Ferramentas de interação: chat, mural, grupos de discussão, correio, compartilhamento de documentos Ferramentas sem interação: auto-correção, vídeos, materiais na web, links >> recursos disponíveis na Instituição 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

25 Implementação do curso online Definir pré-requisitos e expectativas
hardware e software necessários nível de habilidade computacional requerido expectativas do Professor em relação à participação dos Aprendizes: Mau uso: centrar a avaliação nos dados quantitativos; Avaliação qualitativa das interações: “eu concordo” “presença” na sala de aula virtual leitura das mensagens dos colegas respostas às colocações dos colegas 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

26 Implementação do curso online Promover o pensamento crítico
Avaliar Analisar Associar Informação 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

27 Implementação do curso online Criar os espaços
socialização conhecer os Aprendizes e seus conhecimentos possibilitar que os Aprendizes se conheçam comunicação aprendizagem 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

28 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

29 Implementação do curso online Espaços de socialização
definir regras, normas e procedimentos em consenso com os Aprendizes propor dinâmicas que reconheçam e valorizem os conhecimentos dos aprendizes compartilhar informações biográficas e histórias sobre as experiências individuais conectar o novo conteúdo às experiências previamente existentes: aprendizes familiarizados com a tecnologia aprendizes familiarizados com o tema 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

30 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

31 Implementação do curso online Espaços de comunicação
comunicação síncrona comunicação assíncrona Netiqueta 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

32 Implementação do curso online Netiqueta
Conjunto informal de regras e conselhos para uma boa utilização da rede Internet. Baseia-se no simples e elementar bom senso. Não existe uma definição absoluta da Netiqueta. Existe uma série de conselhos e regras que possibilitam ao usuário familiarizar-se com este conceito. Sendo a Internet é um espelho da nossa sociedade, a comunicação por meios eletrônicos tem muitas regras baseadas nas regras que nos permitem viver em sociedade. 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

33 Implementação do curso online Espaços de aprendizagem
propor atividades individuais e em grupo compartilhar os resultados das atividades desenvolver trabalhos com projetos propor problemas de desafio incentivar participação (síncrona / assíncrona) 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

34 Perfil do Aprendiz online
organização do tempo autonomia auto- direcionamento motivação auto- disciplina bom nível de leitura capacidade resolver problemas capacidade de “ouvir” o outro 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

35 Perfil do Professor online
capaz de avaliar o processo e não somente os resultados estimular a participação dos Aprendizes nas discussões fazendo com que eles troquem experiências entre si estimular os Aprendizes a compartilharem idéias com todos, e não só com o Professor avaliar a quantidade de material para os Aprendizes estabelecer um plano de contingência verificar se o material está acessível 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

36 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

37 Restrições do ensino online
pouca familiarização com a tecnologia diferentes níveis de habilidade técnica diferentes níveis de habilidade com leitura falta de habilidade para digitar e usar o mouse dificuldade de acesso ao computador conexão de baixa velocidade com a Internet Familiarização com a tecnologia: demanda muito esforço para entender a própria tecnologia, perdendo o foco do curso; Acesso ao computador / Internet: alto % de exclusão digital 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

38 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

39 Mitos do ensino online aprendizes são resistentes às TIC´S
o Professor precisa dominar todas as instâncias o tempo de dedicação do Professor é menor no ambiente online classe online não propicia a interação entre os participantes classe online não é tão social quanto a classe presencial número de Aprendizes ilimitado tecnologia sempre funciona Resistência: dar exemplo do curso de Francês 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

40 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

41 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

42 (edilene@ccuec.unicamp.br) Equipe EAD / CCUEC / UNICAMP
Edilene A. Ropoli Equipe EAD / CCUEC / UNICAMP Ilustrações: Alexandre Cartianu 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP


Carregar ppt "Fórum Permanente de Desafios do Magistério – Uso de Mídias -"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google