A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional – PROINFO INTEGRADO Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens Ivinhema-MS www.proinfoivinhema.wikispaces.com.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional – PROINFO INTEGRADO Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens Ivinhema-MS www.proinfoivinhema.wikispaces.com."— Transcrição da apresentação:

1 Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional – PROINFO INTEGRADO Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens Ivinhema-MS

2 Desafios da educação no atual contexto brasileiro

3 Art. 1º O Programa Nacional de Tecnologia Educacional – Proinfo, executado no âmbito do MEC, promoverá o uso pedagógico das tecnologias da informação e da comunicação nas redes públicas da educação básica. Decreto Nº 6.300, de 12 de dezembro de 2007 Dispõe sobre o Programa Nacional de Tecnologia Educacional - Proinfo Programa Nacional de Tecnologia Educacional - Proinfo

4 Níveis de formação continuada do Proinfo Integrado Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h) Introdução à Educação Digital (40h) Complementação Local (40h) Caracteriza-se como formação continuada de professores e gestores escolares

5 Curso de Introdução à Educação Digital (40h) Objetivo: familiarizar, motivar e preparar os professores para a utilização de recursos básicos de computadores e Internet. Carga Horária: 40 h O tempo de realização deste curso é flexível, podendo os NTE planejarem, conforme a disponibilidade dos professores e dos laboratórios nas escolas, mais de um encontro semanal. Sendo assim, o tempo do curso pode ser reduzido.

6 Curso de Introdução à Educação Digital (40h): Estrutura de implementação Total de horas do Curso Introdução à Educação Digital: 40 horas Opção 2: 2h presenciais e 2h a distância Opção 1: 4h presenciais Organização 4h Carga horária da unidade UNIDADES DE ESTUDO E PRÁTICA

7 Curso de Introdução à Educação Digital (40h): Materiais didático-pedagógicos Unidade 1: Tecnologias no cotidiano: desafios à inclusão digital e social Unidade 2: Navegação, pesquisa na internet e segurança Unidade 3:Comunicação mediada pelo computador: correio eletrônico Unidade 4: Debate na rede: bate-papo, lista e fórum de discussão, netiqueta Unidade 5: Elaboração e edição de textos (Parte I e Parte II) Unidade 6: Apresentações para nossas aulas Unidade 7: Criação de blogs Unidade 8: Cooperação e interação em rede Unidade 9: Solução de Problemas com planilhas eletrônicas

8 Avaliação e Certificação A certificação é de responsabilidade da Coordenação Estadual do Programa, representada pela Secretaria Estadual de Educação. Os critérios para obtenção da certificação são: A nota mínima final de 7,0 (sete inteiros) e 75% de participação nas atividades propostas nos encontros presenciais e a realização dos trabalhos a distância.

9 O usuário é o seu CPF: Senha é

10 Unidade 01- TECNOLOGIAS NO COTIDIANO: DESAFIOS À INCLUSÃO DIGITAL Atividade 1_1_a Apresente-se aos colegas: escreva uma breve biografia sobre você; Atividade 1_1_b " Tecnologia na Escola e na Sociedade. Leitura do texto " Por que precisamos usar a tecnologia na escola? As relações entre a escola, a tecnologia e a sociedade." Resumindo: Voce deverá responder essa questao. " Por que precisamos usar a tecnologia na escola? As relações entre a escola, a tecnologia e a sociedade."

11 Unidade 01- TECNOLOGIAS NO COTIDIANO: DESAFIOS À INCLUSÃO DIGITAL Atividade 1_2 - Reflexão com Vídeo Vocês deverão acessar o site do YouTube (www.youtube.com.br), após ter o acesso ao site, vocês deverão localizar cada um dos títulos dos vídeos e assistí-los.www.youtube.com.br Atividade 1_3: Projeto Integrado de Aprendizagem – definição do tema Obs: Você ira desenvolver um projeto. Nessa atividade você ira escolher somente o tema, e postar no fórum.

12 Unidade 01- TECNOLOGIAS NO COTIDIANO: DESAFIOS À INCLUSÃO DIGITAL Atividade 1_4 - Participação em fórum de discussões on- line. Agora que vocês já debateram e escreveram sobre a temática do seu projeto integrado de aprendizagem, o que acham de publicar o texto que produziram para que sejam lidos e conhecidos por todos os colegas?

13 UNIDADE 2- NAVEGAÇÃO, PESQUISA NA INTERNET E SEGURANÇA NA REDE Atividade "Aprendendo a Navegar na Internet". Nessa atividade voce pesquisará uma aula para lecionar na STE ou Sala de Aula, deverá citar a aula escolhida no forum. Atividade Ainda Navegando Diante dos sites sugeridos, faça uma síntese de dois sites que mais chamou a sua atenção.

14 UNIDADE 2- NAVEGAÇÃO, PESQUISA NA INTERNET E SEGURANÇA NA REDE. Atividade 2_3 Uma boa navegação Vocês já vivenciaram a experiência de navegar na Web, agora neste fórum vocês irão acessar um site de busca (cadê, google,...), onde deverão encontrar dois endereços de sua preferência escrevendo um breve relato do que podemos encontrar nos sites, copie o endereço do site e cole no final do relato.

15 UNIDADE 2- NAVEGAÇÃO, PESQUISA NA INTERNET E SEGURANÇA NA REDE Atividade Sabendo aonde ir. VOCE IRÁ PESQUISAR UM SITE OU SOFTWARE PARA TI AJUDAR NO PROJETO. E citar ou seja copiar o link e colar no fórum.


Carregar ppt "Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional – PROINFO INTEGRADO Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens Ivinhema-MS www.proinfoivinhema.wikispaces.com."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google