A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Portal do Professor SEED/MEC12-06-2009.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Portal do Professor SEED/MEC12-06-2009."— Transcrição da apresentação:

1 Portal do Professor http://portaldoprofessor.mec.gov.br SEED/MEC12-06-2009

2 O professor exerce um papel central na aprendizagem do aluno, por ser ele quem decide o "o que" e o "como" acontece na sala de aula. Incentivar a escola e o professor a reconhecer os atributos essenciais das novas tecnologias e aumentar continuamente o seu uso para a aprendizagem, e saber selecionar adequadamente as estratégias e os recursos de aprendizagem que melhor ajudarão o aluno a alcançar os resultados esperados. Motivação do Portal

3 Nessas funções cabe ao Professor: Sugerir aos aprendizes os materiais e ocasiões que lhes permitam progredir; Proporcionar situações que lhe ofereçam novos problemas; Articular a prática, gerenciando a organização do ambiente de aprendizagem e programando o uso dos recursos tecnológicos; Identificar as necessidades de atenção relativas às aprendizagens; Elaborar e disseminar amplamente os recursos e produtos elaborados capazes de servir ao processo educativo. Motivação do Portal

4 O Ministério da Educação, entendendo a necessidade desse novo perfil e papel do educador, implementou o Portal do Professor, que objetiva reunir em um só local na web um conjunto de recursos: Multimídia (vídeos, áudios, animações, simulações, imagens, outros); Interação e Comunicação (fóruns, blogs, chat, outros); Acesso às informações e conhecimento (cursos, links, materiais de estudo, notícias educacionais e aulas) Ferramenta colaborativa para criação de sugestões de aulas para enriquecer a atuação profissional e contribuir para a aprendizagem do aluno. Motivação do Portal

5

6 BANCO INTERNACIONAL DE OBJETOS EDUCACIONAIS BANCO INTERNACIONAL DE OBJETOS EDUCACIONAIS http://objetoseducacionais.mec.gov.br/

7

8 LINKS

9 Portais Educacionais e outros; Educação Inclusiva; Softwares Educacionais; Revistas; Bibliotecas; Cultura; Projetos de Escolas; Recursos Digitais; Rádio Escola; Projetos sociais e educacionais; Inclusão Digital; Softwares de Edição e outros; Museus; Geoprocessamento; Capacitação ProInfo Integrado; Sites de Busca; Dicionários, tradutores e Enciclopédias; Jornais; Observatórios e Planetários; Portais MEC.

10 INTERAÇÃO E COLABORAÇÃO

11 Ferramentas do Portal: Chat e Fórum Ferramentas pela Internet : Robô Ed; Blogs; Rádio/ Tvs Universitárias e outros; Lista de Discussão; Redes Sociais; Junte-se a uma comunidade; Escrita colaborativa; Compartilhe Vídeos; Edite e compartilhe fotos; Organize e compartilhe Favoritos; Comunicação ON _ LINE.

12 CURSOS E MATERIAS

13 CURSOS

14 Proinfantil; Pró-Letramento; Pró-Licenciatura; Programa de Incentivo à Formação Continuada de Professores do Ensino; PROFORMAÇÃO; Mídias na Educação; Francoclic; Escola de Gestores da Educação Básica; Formação pela escola; Pró-Conselho - Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros Municipais de Educação; Pradime - Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação; Profuncionário - Curso Técnico de Formação para os Funcionários da Educação; Proinfo Integrado; Proforti - Programa de Fortalecimento.

15 MATERIAIS DE ESTUDO

16 Destaques Internacionais; Assuntos relevantes; Programas em vídeos; TV Escola; Ciência no cotidiano; Apóstilas Técnicas; Entrevistas; Dicas Práticas; Estratégias Pedagócicas; Materiais de cursos; Material Pedagógico; Publicações; Tutoriais; Educação Profissional e Tecnológica; Orientações e Diretrizes; Parâmetros e Referências; Avaliações.

17 O portal traz novas possibilidades para o professor melhorar sua prática de aula. RECURSOS EDUCACIONAIS

18 Os recursos multimídia publicados aqui são de acesso público e estão disponíveis para enriquecer a sua aula e a aprendizagem dos alunos. Além de poder ser baixado para sua máquina, CD-ROM ou pendrive, cada material publicado nesse Portal pode ser comentado e classificado. Em 21/03/2009, havia 3038 recursos publicados.

19 RECURSO EDUCACIONAL A busca retorna os diversos recursos com a devida descrição, classificação e quantidade de acessos.

20 FICHA TÉCNICA DO RECURSO

21 JORNAL DO PROFESSOR

22 ESPAÇO DA AULA

23 SUGESTÃO DE AULA

24

25

26

27

28

29

30

31 O Espaço da Aula é um lugar para criar, visualizar e compartilhar aulas de todos os níveis de ensino. As aulas podem conter recursos multimídia, como vídeos, animações, áudios etc, importados do próprio Portal ou de endereços externos. Qualquer professor pode: criar e colaborar; pesquisar e explorar o conteúdo das aulas.

32 Contato: portaldoprofessor@mec.gov.br


Carregar ppt "Portal do Professor SEED/MEC12-06-2009."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google