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Nome do Município data. Nome do Município data.

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Apresentação em tema: "Nome do Município data. Nome do Município data."— Transcrição da apresentação:

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2 Nome do Município data

3 Por que a Votorantim apoia a educação
Uma educação básica de qualidade para todos é condição para o desenvolvimento do País A educação é compromisso de todos nós - famílias, escolas, comunidades, empresas e governos Oferecer educação básica de qualidade a todos os brasileiros é um desafio complexo e, isoladamente, não haverá soluções consistentes, na escala que o País requer Procura contribuir para essa causa de forma diferenciada, com visão de longo prazo usando, para isso, sua capilaridade geográfica e capacidade de mobilização Coloca a serviço da sociedade seu ativo mais valioso – seus funcionários – para mobilizar e chamar a atenção das comunidades onde a empresa tem operações para indicadores e ferramentas que facilitem o controle social

4 Educação faz a vida melhorar
Pesquisa Instituto Votorantim CPS/FGV-RJ - dados Pnad 2007/IBGE (média Brasil)

5 Qual é o IDEB do meu município?

6 IDEB O que o município pode fazer para melhorar seu IDEB
O PAR - Plano de Ações Articuladas é a principal ferramenta disponibilizada pelo MEC para promover a melhoria da educação É um diagnóstico completo da educação local e um conjunto de ações articuladas entre Município, Estado e União Prevê investimentos nas áreas de: 1. Gestão Educacional 2. Formação de Professores e de Profissionais de Serviços e Apoio Escolar 3. Práticas Pedagógicas e Avaliação 4. Infraestrutura Física e Recursos Pedagógicos Foi construído de forma participativa e necessita do apoio, divulgação e controle social para que seja implementado

7 Parceria Votorantim pela Educação Objetivo geral
Sensibilizar e mobilizar as comunidades onde o Grupo Votorantim atua para a melhoria da qualidade da educação básica oferecida nas escolas públicas, entendida como a garantia do direito de aprender a todas as crianças e adolescentes.

8 O papel da Votorantim nesse processo
Sensibilizar e mobilizar as comunidades locais do Grupo Votorantim para o valor social da educação Articular agentes-chave locais para colocar a educação na agenda dos municípios

9 40 municípios em 2010 Todas as regiões Parceria Votorantim
pela Educação 40 municípios em 2010 Todas as regiões Blog Educação: disseminação de conteúdos e participação dos leitores Comunicação externa: releases, spots e vinhetas Comunicação interna: materiais impressos e on-line Prêmio Comunicador Parceiro da Educação: melhores matérias produzidas por veículos locais Concurso Tempos de Escola: melhores redações de alunos do ensino médio Desafio IDEB no Caminho Certo: compromisso dos municípios para melhoria do IDEB

10 Parceiros Parceiros institucionais Ministério da Educação
Movimento Todos Pela Educação Canal Futura Parceiro na formação dos mobilizadores Instituto Paulo Freire Apoiador GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas Blog Educação: disseminação de conteúdos e participação dos leitores Comunicação externa: releases, spots e vinhetas Comunicação interna: materiais impressos e on-line Prêmio Comunicador Parceiro da Educação: melhores matérias produzidas por veículos locais Concurso Tempos de Escola: melhores redações de alunos do ensino médio Desafio IDEB no Caminho Certo: compromisso dos municípios para melhoria do IDEB

11 O que a Votorantim está fazendo
Informações sobre o PAR no município Blog Educação Apoio à divulgação de iniciativas que contribuem para a melhoria da educação Prova Brasil / Provinha Brasil Enem Censo Escolar Ações que promovam o valor social da educação entre famílias e jovens Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos (MEC) Revista Onda Jovem Concurso Tempos de Escola Prêmio Comunicador Parceiro da Educação Desafio IDEB no Caminho Certo O município tem uma página no Blog Educação. A comunidade escolar do município será informada sobre eventos que interessam para a melhoria da qualidade da educação no município. Professores e gestores da educação do município podem promover atividades para motivar os alunos a estudar e as famílias a apoiá-los.

12 O que a Votorantim está fazendo
Concurso Tempos de Escola Concurso de redação promovido pelo Instituto Votorantim para premiar alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de escolas públicas dos municípios participantes do projeto Parceria Votorantim pela Educação. Prêmio para alunos, escola e professores. Inscrições: a partir de 17 de maio

13 O que a Votorantim está fazendo
Rede Comunicador Parceiro da Educação Objetivo Ampliar e qualificar a cobertura da imprensa local sobre educação Ações previstas Consulta on-line junto à imprensa local Boletim Comunicador Parceiro da Educação: clipping de notícias, sugestões de pauta e links para materiais de apoio Banco de fontes locais sobre educação para cada cidade Republicação de matérias sobre educação elaboradas pelos comunicadores das cidades do Parceria Twitter específico para comunicadores Prêmio Comunicador Parceiro da Educação Blog Educação: disseminação de conteúdos e participação dos leitores Comunicação externa: releases, spots e vinhetas Comunicação interna: materiais impressos e on-line Prêmio Comunicador Parceiro da Educação: melhores matérias produzidas por veículos locais Concurso Tempos de Escola: melhores redações de alunos do ensino médio Desafio IDEB no Caminho Certo: compromisso dos municípios para melhoria do IDEB

14 O que a Votorantim está fazendo
Prêmio Comunicador Parceiro da Educação Concurso promovido pelo Instituto Votorantim, com o apoio de diversos parceiros, que visa qualificar a abordagem das reportagens sobre a temática de educação pelas mídias locais, por meio do apoio técnico e financeiro aos comunicadores. Categorias Meio impresso (jornais e revistas) Meio eletrônico (rádio e TV) Participantes Veículos de comunicação com sede em municípios com até habitantes e municípios participantes do projeto. Inscrições A partir de junho de 2010

15 O que a Votorantim está fazendo
Desafio IDEB no Caminho Certo Reconhecimento conferido ao município que: Realizar com sucesso as ações previstas no PAR (Plano de Ações Articuladas) e Atingir ou superar a meta do IDEB estabelecida para 2009

16 Blog Educação www.blogeducacao.org.br Site na web
Espaço customizado com informações sobre educação dos municípios participantes Canal direto de comunicação com mobilizadores e agentes-chave locais Pesquisas, artigos, matérias e exemplos de práticas de sucesso Oficina de capacitação a funcionários da Votorantim que atuarão como mobilizadores locais Plano de mobilização: agenda de visita a escolas, palestra a alunos da rede pública, visita a câmara de vereadores para formação de conselho escolar... Todas essas ações devem ser preenchidas com objetivos, público, ferramentas e indicadores de resultados Tempos de Escola: concurso de redação para alunos do ensino médio e anos finais no ensino fundamental Ideb no Caminho Certo: reconhecimento da Votorantim aos municípios que realizarem as ações previstas no PAR e conseguirem aumento de seu Ideb

17 Alguns resultados de 2009 Maior conhecimento da gestão da educação nos municípios, por parte dos gestores, agentes-chave e mobilizadores. Criação ou fortalecimento de Conselhos Municipais de Educação dos municípios participantes. Elaboração ou aprimoramento do Plano de Ações Articuladas (PAR). Maior conhecimento dos Programas do Plano de Desenvolvimento da Educação e PDE-Escola para acesso a recursos federais. Maior participação da imprensa local na pauta de educação. Blog Educação: disseminação de conteúdos e participação dos leitores Comunicação externa: releases, spots e vinhetas Comunicação interna: materiais impressos e on-line Prêmio Comunicador Parceiro da Educação: melhores matérias produzidas por veículos locais Concurso Tempos de Escola: melhores redações de alunos do ensino médio Desafio IDEB no Caminho Certo: compromisso dos municípios para melhoria do IDEB

18 Como a sociedade civil organizada pode participar

19 Formas de participação
Integrar o grupo de agentes-chave, a ser formado na comunidade, para elaboração do plano de mobilização local pela causa da educação. Promover, em seus espaços de atuação, ações de sensibilização de educadores, famílias, crianças, adolescentes e jovens para a importância do valor da educação. Apoiar a divulgação das ações promovidas pelo grupo de mobilização local pela causa da educação na comunidade. Blog Educação: disseminação de conteúdos e participação dos leitores Comunicação externa: releases, spots e vinhetas Comunicação interna: materiais impressos e on-line Prêmio Comunicador Parceiro da Educação: melhores matérias produzidas por veículos locais Concurso Tempos de Escola: melhores redações de alunos do ensino médio Desafio IDEB no Caminho Certo: compromisso dos municípios para melhoria do IDEB

20 O que as organizações podem fazer
Em relação aos jovens Valorizar a educação escolar como um dos mais importantes investimentos do jovem para viabilização do seu projeto de vida. Desenvolver atividades pedagógicas que estimulem as competências básicas de leitura, escrita e cálculo matemático, bem como a visão crítica e participativa para as diversas questões sociais da comunidade e do país. Acompanhar o desempenho escolar dos jovens, estimulando-os a permanecer na escola até a conclusão do Ensino Médio e despertando seu interesse para a continuidade dos estudos ao longo da vida. Incentivar a participação democrática dos jovens no espaço escolar, em fóruns de debates e grêmios estudantis, fornecendo subsídios para esse envolvimento.

21 O que as organizações podem fazer
Em relação às escolas e às famílias Criar ou fortalecer canais de diálogo com gestores e professores das escolas, com foco no desenvolvimento educacional dos jovens. Desenvolver atividades pedagógicas no ambiente escolar, estimulando a troca de experiências e de conhecimentos entre as instituições. Incluir as escolas nas redes sociais que a organização participa, compartilhando oportunidades e conteúdos relevantes para a escola, os educadores e os alunos. Valorizar o papel dos pais na educação dos filhos, apresentando informações relevantes sobre a importância da educação escolar para o desenvolvimento de seus filhos e da comunidade onde vivem.

22 O que as organizações podem fazer
Oportunidades no Projeto Parceria Leitura e discussão da cartilha do MEC (foto ao lado) em atividades com os pais. Uso das apresentações e conteúdos disponibilizados pelo projeto em atividades com educadores, pais e jovens. Envio de conteúdos sobre boas práticas voltadas para a promoção do valor social da educação desenvolvidas pela organização para divulgação no Blog Educação. Cartilha MEC

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